Topo

30 anos de Sonic: o que é preciso para fazer um bom jogo do personagem?

Bruno Izidro

Do START, em São Paulo

09/09/2021 04h00

Sonic The Hedgehog foi lançado em 1991 e é aclamado como um clássico dos videogames, mas depois de 30 anos, o ouriço azul já passou por muitos altos e baixos.

Sonic Colors é considerado um desses pontos altos, e o relançamento do game com a versão Ultimate também abre o debate: Afinal, o que é preciso para fazer um bom jogo do Sonic?

Para tentar responder essa pergunta, conversamos com alguém que participou de outro elogiado game do Sonic - o brasileiro Lucas "Midio", artista de Sonic Mania.

Midio artista brasileiro que participou de jogo do Sonic - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Midio é fã de Sonic desde criança e teve mais contato jogando Sonic CD, um dos últimos título da era de ouro do ouriço nos anos 1990.

Ele comenta o quanto os jogos do mascote da Sega não parecem ter amadurecido e evoluído muito desde então, principalmente quando comparamos com os jogos do rival Mario.

Eu não sei se o Sonic acabou acompanhando o desenvolvimento e amadurecendo da mesma forma que o Mario. Então, eu olho pro Sonic e acho ele meio perdido no passado

Durante anos a Sega tentou recriar a fórmula que deu tão certo no Mega Drive em jogos 3D do personagem, com até boas tentativas em Sonic Adventure, mas quase sempre criando falhas como Sonic the Hedgehog de 2006 ou Sonic Unleashed.

Para Midio, foi justamente com Sonic Mania que o ouriço pareceu se encontrar.

Ter participado do Sonic Mania me deu a oportunidade de ver um Sonic que tem um pé no passado, mas olhou pra frente sem precisar reinventar a roda

Lançado em 2017, Sonic Mania é uma grande homenagem a era 16 bit do personagem, com recriações de fases dos games daquela época, mas adicionando novas mecânicas e atualizando designs antigos.

E qual foi o segredo do game? Bom, Sonic Mania é basicamente um projeto de fãs, feito fora da Sega, mas com o aval da empresa.

O projeto foi encabeçado por Christian "Taxman" Whitehead, figura conhecida em comunidades do Sonic por fazer fangames do personagem, junto com estúdios indies e outros fãs, como o brasileiro Midio.

Todo mundo ali [do time de desenvolvimento do jogo] sabia muito mais sobre a história, o que era legal e não era [em um jogo do Sonic] do que a própria Sega, eu acho

No podcast Game Trends desta semana Midio contou mais sobre os bastidores de Sonic Mania, assim como também discutimos sobre Sonic Colors e o que faz ser outro bom exemplo de game do personagem.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Game Trends, por exemplo, no Spotify e no Youtube ou assinando o nosso feed.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol