Topo

Far Cry 6: jogamos missão que homenageia Far Cry 3; confira a gameplay

Bruno Izidro

Do START, em São Paulo

31/08/2021 13h00

O START teve a oportunidade de jogar as primeiras horas de Far Cry 6 de forma antecipada, a convite da Ubisoft, e depois conversar com os desenvolvedores do game sobre a missão da campanha principal "Fogo e Fúria".

Nela, o objetivo é sabotar uma plantação de tabaco do ditador Antón Catillo, personagem vivido pelo ator Giancarlo Sposito, o Gus Fringe da série Breaking Bad. Confira no vídeo acima.

Jogadores com boa memória lembrarão da quest "Cutuque a Colmeia", talvez a mais famosa de Far Cry 3, em que era preciso usar um lança-chamas para queimar uma plantação de maconha. Ao fundo, tocava o dubstep de Make it Burn Dem, de Skrillex e Damian Marley.

A missão "Fogo e Fúria", em Far Cry 6, é praticamente um remake - mas dessa vez com a música "Bella Ciao", que ficou famosa com a série La Casa de Papel.

O diretor de mundo do jogo, Ben Hall, fala que "Fogo e Fúria" foi criada para os jogadores aprenderem sobre a mecânica de veneno e como ele pode afetar o personagem se não estiver com o equipamento certo.

Todos esses aspectos são novidades no game:

Essa missão é sobre mostrar esses efeitos e esse conceito para o jogador, assim como maneiras de interagir com ele e como se torna um componente no gameplay

Só que o cenário também estava pronto para homenagear a clássica missão de Far Cry 3, que sempre aparecia nas conversas do time de desenvolvimento para ser usada de alguma forma no novo jogo.

"Nós garantimos que fôssemos um pouco autorreferenciais, dando umas sacadas da protagonista se sentir nostálgica fazendo aquilo [apesar de não ser a mesma personagem de Far Cry3, é bom deixar claro]. Foi uma missão especial, certamente"

Você pode assistir um trecho da missão em Far Cry 6 no vídeo no topo da matéria.

Bella Ciao

Jogo far Cry 6 - Divulgação/Ubisoft - Divulgação/Ubisoft
Far Cry 6 terá modo co-op
Imagem: Divulgação/Ubisoft

Um lança-chamas em mãos e uma plantação para tacar fogo. Quase todos os elementos estão aí para recriar a experiência de Far Cry 3, mas falta uma peça, e uma bem importante: a música.

Dubstep não faz mais sentido em 2021, então o time de desenvolvimento do novo Far Cry optou por um sucesso mais atual e que, ao mesmo tempo, fizesse sentido para o contexto do game.

Ben Hall conta que foi um dos diretores do jogo que insistiu na canção tradicional italiana, que recentemente que ficou popular por sua ligação com alguns personagens da série de assalto da Netflix.

Porém, a versão de Far Cry 6 foi feita exclusivamente para se tornar parte da sequência da missão no game. Por isso, ela é cantada em espanhol.

Bella Ciao é a música base, mas que foi moldada para se tornar essa canção dos lutadores de Yara, uma canção daquele lugar, e que se encaixa perfeitamente naquele mundo

A letra fala de liberdade e resistência armada, o que faz sentido dentro da trama do jogo.

Far Cry 6 se passa em Yara, um país fictício mas que foi fortemente baseado em Cuba. Inclusive, o time de desenvolvimento viajou para lá e regiões próximas para recriar o mundo virtual com mais fidelidade.

Na pele de um guerrilheiro, os jogadores vão comandar uma resistência para combater o regime totalitário de Castillo, o vilão glorificado da vez em Far Cry.

Ator Giancarlo Esposito interpreta vilão em novo game Far Cry 6 - Divulgação/Ubisoft - Divulgação/Ubisoft
Ator Giancarlo Esposito interpreta vilão em novo game
Imagem: Divulgação/Ubisoft

Tudo isso, de certa forma, também repete a mesma narrativa dos jogos anteriores. É possível traçar uma linha similar nos conceitos de Far Cry 3, 4 e 5.

Não por coincidência, esse tema também conversa com a música original, porque muito antes de aparecer em um videogame ou hit da Netflix, "Bella Ciao" era uma canção de resistência contra o governo fascista de Mussolini na Itália da Segunda Guerra Mundial.

Ou seja, Far Cry 6 pode cair no cliché da própria série, mas algo que não tem como negar é que ele, sem dúvidas, é um jogo político.

Far Cry 6 chega em 7 de outubro para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e S.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol