Topo

OPINIÃO

Free Fire: compensa usar personagens modificados no patch de aniversário?

Luqueta passou por uma mudança significativa na habilidade - Divulgação/Garena
Luqueta passou por uma mudança significativa na habilidade Imagem: Divulgação/Garena

Daniel Esdras

do GameHall

27/08/2021 04h00

A atualização de aniversário do Free Fire alterou alguns personagens, buscando um balanceamento maior entre todas as habilidades disponíveis no plantel. Dessa vez, além da adição dos dois novos personagens, Thiva e Dimitri, outros quatro receberam modificações nas suas habilidades.

Quando rolam essas mudanças, fica sempre a dúvida: será que ainda compensa utilizar esses personagens? Descubra com a gente!

Jota

Free Fire Jota - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Imagem: Divulgação/Garena

Jota tinha uma habilidade poderosa, ao menos no papel. Ao abater um inimigo com escopetas ou SMGs, ele recuperava até 40 pontos de vida, com um tempo de recarga de 5 segundos.

Porém, na prática, ele ficou rapidamente defasado no modo squad. Como deitar os inimigos não conta para esse ganho de HP, é preciso eliminar o inimigo já caído. E isso é arriscado demais: sempre pode haver alguém do grupo adversário por perto. Isso derrubou a popularidade do personagem.

Agora, ele recebeu várias mudanças. A primeira é que Jota não está mais limitado a escopetas e SMGs - qualquer classe de arma pode dar o ganho de HP após o abate. Isso é incrível, porque libera o personagem para outras builds, não focadas só no rushadão, por exemplo.

Além disso, a recuperação de HP não é mais por valores absolutos e sim por porcentagem. O valor máximo é 20% da sua quantidade de vida. Como o HP padrão é de 200, Jota continua recuperando os mesmos 40 no nível máximo da habilidade. No entanto, a alteração beneficia combinações com Luqueta ou Antonio, por exemplo, que aumentam a quantidade de vida máxima e, consequentemente, a recuperação de HP.

Por fim, ele receberá uma recuperação de HP por cada tiro que acerta em um adversário. Não importa a arma, dano ou local onde o tiro acerta, ele recupera sempre 1% de vida. A única exceção são as escopetas que, por algum motivo, recuperam 3% (provavelmente, por conta da munição, que se torna vários projéteis espalhados).

Em resumo: Jota passou a ser um personagem excelente, tanto em composições para combates a curta distância quanto de meia distância com ARs. A recuperação de vida por acerto é muito bem-vinda para armas de alta cadência e será possível diversificar a build e aproveitar o bônus para correr atrás de abates.

Luqueta

Luqueta - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Como você viu, agora Luqueta faz uma boa parceria com Jota e, além disso, também recebeu um bom upgrade na sua habilidade. Antes, ele aumentava seu HP máximo a cada abate, até um limite de 35 pontos extras no último nível da habilidade.

Com a atualização, esse valor subiu para 50 pontos em qualquer nível da habilidade. Isso significa um aumento de 25%, o que faz muita diferença em combate.

O mais interessante é que a habilidade já tem um bom impacto logo no nível inicial e compensa jogar com ele para liberar os outros níveis. No nível máximo, ele ganha 25 de HP máximo por abate. Então, serão necessários apenas dois abates para que a habilidade alcance seu potencial total.

Compensa muito utilizar Luqueta em composições que tenham sinergia com sua habilidade, como o próprio Jota ou outros personagens que recuperem vida ou consigam abates rapidamente.

Shani

Shani - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Imagem: Divulgação/Garena

Shani é outra personagem que, ao menos no papel, tem uma habilidade interessante mas, na prática, não estava rendendo.

Ela recupera o colete a cada abate, mas a quantidade máxima de recuperação (20%) não era suficiente na maioria dos combates (já que é normal terminar um combate com o colete quase no fim e esses 20% não faziam muita diferença). Os jogadores preferiam descartar o colete e simplesmente pegar outro nos loots. Para quem joga agressivamente e gosta de trocação de perto, a habilidade era pouco útil.

Agora, a Garena aumentou o valor máximo para 30%. Não é um incremento que parece mudar totalmente o cenário, mas vale lembrar que, se o colete passar dos 100% de durabilidade com a habilidade da Shani, ele sobe de nível. Ou seja, ficou mais fácil se aproveitar dessa vantagem e talvez valha a pena utilizá-la.

Ainda assim, achamos que Shani é uma personagem bem circunstancial, que depende bastante da composição e dos objetivos dentro da partida. Se você já tem ela e está sem muitas opções, vá fundo. Caso contrário, há opções melhores para investir.

Álvaro

Álvaro - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Álvaro vem ganhando alguns ajustes, mas continua com a popularidade baixa. Isso porque sua habilidade depende de muitos fatores para ser eficiente. A Arte da Demolição aumenta o dano de armas explosivas, desde o lança até granadas de mãos. No entanto, o aumento é medíocre nos níveis iniciais e, se o jogador não achar os equipamentos ou errar o arremesso, ela não serve para nada.

A atualização de aniversário apenas aumenta o dano, gerando mais recompensa pelo acerto. No nível máximo da habilidade, passou de 16% para 20%.

Se você já tem o personagem e usa várias armas explosivas, ou é muito bom com granadas, não custa nada tentar colocar o Álvaro em suas composições. Porém, nós ainda recomendamos outros que estão bem mais poderosos no meta, principalmente no modo solo.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL