Topo

Tibia: como o jogo mudou a vida do streamer com deficiência Diego Matheus

Bruno Izidro

Do START, em São Paulo

18/08/2021 04h00

Tibia é um daqueles jogos que resistem ao tempo. Mesmo com os "gráficos ruins", o MMO ainda é jogado por muitos brasileiros quase 25 anos depois de lançado.

O game online é fonte de entretenimento para muitos, sem dúvidas, mas o que queremos mostrar aqui é o quanto ele pode ser importante também para mudar a vida de quem os joga. Essa é a história de Guerreiro Tetra.

Na adolescência Diego Matheus só tinha olhos para esportes.

Streamer Guerreiro Tetra - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Ele jogava nas categorias de base de um time de futebol em seu Estado, Santa Catarina, e tinha o objetivo de virar profissional de educação física no futuro.

Videogames? Só via, de longe, quando passava em uma lan house, porque a família não tinha condições de comprar um PC na época.

Aos 18 anos, porém, Diego sofreu o acidente de moto que ele diz ser "bobo", mas que mudou a vida dele:

Eu estava sentado na garupa da moto enquanto conversava com um amigo, que me mostrava uma 150 Titan, novidade na época. Do nada, ele arrancou e deu uma empinada na moto, eu caí pra trás e só fui acordar dias depois no hospital, sem movimento nenhum do pescoço pra baixo

Foi somente dois anos após esse acidente que Diego, influenciado pelo irmão que jogava Tibia, começou a se interessar também pelo game online.

Agora ele não era mais só Diego, e o Guerreiro Tetra surgiu, um jogador que fez do game uma forma de voltar à vida: "Até então, quando sofri o acidente, não sabia nada de como seria meu futuro dali pra frente, então eu vi ali no jogo uma oportunidade de me reintegrar à sociedade, de voltar a conversar com as pessoas".

[Com o Tibia] eu pude começar a minha habilitação pra sociedade

Guerreiro Tetra até tentou jogar também outros games online de sucesso na época, como Ragnarok e World of Warcraft, mas não tinha jeito: é no "Tibaum" que ele criou um círculo de amizades.

Vida de Streamer

Streamer Guerreiro Tetra Tibia - Reprodução/Twitch - Reprodução/Twitch
Imagem: Reprodução/Twitch

Guerreiro Tetra joga Tibia desde 2007, entre idas e vindas. A última aconteceu pouco depois da pandemia.

Sem a possibilidade de viajar para dar as palestras motivacionais que realizava, ele viu uma oportunidade de fazer lives jogando e também compartilhar com outros fãs do game a história de vida dele.

Para jogar, Guerreiro usa um mouse do tipo Trackball, adaptado para que ele faça os movimentos apenas com a cabeça. Os dois botões do mouse ficam encostados em cada bochecha dele e o curso ele movimenta com o queixo na trackball.

Com menos de um ano, as lives estão dando muito certo e repercutiram bastante na comunidade de Tibia, que continua fiel e grande no Brasil. Segundo ele, muitas pessoas voltaram também ao game depois de acompanhar as transmissões.

Eu também fui fortalecido, porque eu ganho um salário-mínimo, moro de aluguel e cheguei até a fazer uma cirurgia em que fiquei em um estado grave por que não me alimentava direito e isso de eu querer compartilhar e fortalecer as pessoas, eu também fui fortalecido através da stream.

E ainda que não possa se envolver mais com futebol diretamente, ele busca hoje em dia participar por meio dos games, já que muitos clubes estão investindo em eSports e lives.

Por isso, o sonho atual de Guerreiro Tetra é ser um streamer do Flamengo, seu time do coração.

Streamer Guerreiro Tetra - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Guerreiro Tetra e seu "setup" atual
Imagem: Reprodução/Instagram

Infelizmente nem tudo são vitórias na vida streamer de Guerreiro Tetra. Recentemente, um caso em que ele sofreu preconceito chamou a atenção da comunidade.

Saiba mais sobre isso no vídeo no topo da matéria.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol