Topo

Criador da BGS adiou feira a pedido do público e quer sete torneios em 2022

Bruno Izidro

Do START, em São Paulo

13/08/2021 13h00

A Brasil Game Show foi adiada pelo segundo ano consecutivo e vai retornar presencialmente apenas em outubro de 2022. Porém, o desejo do criador e organizador Marcelo Tavares era de que a BGS acontecesse mesmo este ano, seguindo as normas de segurança.

Em entrevista exclusiva ao START, ele revelou que decidiu pelo adiamento após pedidos da comunidade, e falou o que esperar da retomada no ano que vem. Um de seus objetivos é realizar a final de pelo menos sete torneios importantes ao longo do evento.

Como seria de se imaginar, a pandemia de Covid-19 foi o motivo da 13ª edição da BGS não ter acontecido em 2020. A avaliação é que a crise sanitária ainda não se estabilizou, mesmo com o avanço da vacinação.

Marcelo Tavares organizador da BGS - Reprodução/START - Reprodução/START
Imagem: Reprodução/START

"Independentemente da minha opinião pessoal, que era de fazer [a BGS] com a maior segurança possível [ainda em 2021], a gente leva tudo de uma maneira muito democrática. Então ouvimos as empresas e as pessoas que já tinham mantido contato com a gente ao longo do ano", afirma o executivo.

E foi dessas conversas que saiu a difícil decisão de postergar a feira.

Muitas pessoas pediram pra que a gente não realizasse o evento, [porque] não queriam que o evento acontecesse em um momento em que elas não se sentiriam seguras para estarem lá.

A repercussão do adiamento foi bastante positiva, segundo ele, com mais de 90% de aprovação do público, o que mostra que, se realmente acontecesse este ano, a BGS poderia ser um fiasco.

A feira acontece em São Paulo, mas também recebe muitas pessoas de outros Estados e até de outros países.

BGS 2022 - Reprodução/START - Reprodução/START
Imagem: Reprodução/START

"Temos que pensar não só com a paixão, mas também pensar na responsabilidade que seria colocar algumas pessoas ali em risco que, ou ainda não tiveram a primeira dose, ou mesmo a segunda, em um momento em que a pandemia ainda não está, de fato, controlada."

Sete torneios de eSports

Junto com o adiamento, foi anunciado que a BGS irá ganhar dois dias, completando sete, entre 6 e 12 de outubro de 2022.

Segundo Marcelo Tavares, a decisão foi tomada para que a feira consiga receber mais pessoas. Na última edição presencial, em 2019, o público foi de 326 mil em cinco dias.

Brasil Game Show - Marcelo Justo/UOL - Marcelo Justo/UOL
Imagem: Marcelo Justo/UOL

Mas há outro motivo também: o foco em torneios de eSports.

Pra próxima edição, ao invés de termos quatro ou cinco finais de campeonatos, nós queremos ter sete finais acontecendo, uma por dia

Quais torneios? Ele diz que ainda não há nenhum 100% confirmado, mas indica que um deles, possivelmente, será CS:GO.

A BGS vai realizar, agora em setembro, campeonatos feminino e masculino do jogo, totalmente digitais. A intenção é que eles estejam também na festa presencial de 2022.

"A gente não quer fazer sete dias de competição só de CS:GO não. A gente quer que a cada dia tenha um título diferente. Então começamos com The King of Fighters, que foi muito bem", afirma, se referindo ao torneio de KoF 2002 realizado em junho, em parceria com a SNK.

game de luta King of Fighters - Reprodução - Reprodução
The King of Fighters é um dos possíveis campeonatos na BGS 2022
Imagem: Reprodução

Outro game citado foi Brawl Stars.

Segundo ele, essa variedade atende ao seu desejo de que os eventos competitivos atraiam desde o público de PC e mobile até comunidade de jogos de luta.

Ouça o podcast Game Trends com a entrevista completa com Marcelo Tavares, em que ele conta mais detalhes da BGS 2022 e trata de outros assuntos, como o problema do ressarcimento dos ingressos para a edição.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Game Trends, por exemplo, no Spotify e no Youtube ou assinando o nosso feed.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol