PUBLICIDADE

Topo

Twitch bate recorde de audiência com GTA RP, Vtubers, DJs e gente dormindo

"Vtuber", fusão influneciador com anime, foi uma das tendências do primeiro semestre - Reprodução/Twitch
'Vtuber', fusão influneciador com anime, foi uma das tendências do primeiro semestre Imagem: Reprodução/Twitch

Por Adânia Souza

Colaboração para o Start

09/08/2021 04h00

Líder do mercado de streaming de games, a Twitch bateu recorde de horas assistidas no primeiro semestre de 2021: 12,2 bilhões. Segundo relatórios dos portais Rainmaker.gg e Stream Elements, foi um aumento de mais de 50% em relação ao mesmo período do ano passado.

Algumas franquias de jogos tradicionais, como League of Legends e Grand Theft Auto V, ajudaram nesse resultado. Mas a plataforma também viu bombar tendências inesperadas - mostrando que ela é muito mais versátil do que só uma "vitrine de games".

Confira abaixo quais temas fizeram sucesso na primeira metade do ano:

GTA RP - Reprodução/Rockstar Games - Reprodução/Rockstar Games
GTA RP: game com jeitão de novela ou reality show
Imagem: Reprodução/Rockstar Games

GTA RP: tudo pode acontecer

Das 12,2 bilhões de horas acumuladas na Twitch entre janeiro e junho, 1 bilhão foi só de GTA 5, líder absoluto na plataforma. Mas parte desse sucesso se deve a um subproduto extraoficial: o GTA RP, ou "role playing". Ambos dividem a mesma tag na Twitch.

GTA RP permite que o jogador interprete um personagem dentro do universo de Los Santos. Ele literalmente pode fazer qualquer coisa dentro do game, como se fosse um The Sims 4 - mas com ainda mais possibilidades.

Isso atrai streamers diversos, porque não é um jogo em que você precisa ter habilidades técnicas. Você só precisa saber contar uma boa história. Isso significa desde contar uma trama serializada, quase como se fosse uma novela; ou até chocar o público regularmente com novidades imprevisíveis.

Ludwig Ahgren, streamer que dorme na Twitch - Reprodução/Twitch - Reprodução/Twitch
O streamer Ludwig Ahgren dominou a "tendência da sonolência"
Imagem: Reprodução/Twitch

GENTE DORMINDO: um verdadeiro sonho

Em março, a grande tendência foram lives com zero ação: literalmente, pessoas dormindo. As sonecas somaram mais de dois milhões de horas assistidas

Cerca de 1,5 milhão dessas horas foram só do streamer Ludwig Ahgren, que cresceu 404% entre fevereiro e março. Sua grande sacada: para cada novo assinante no canal, ele adicionava alguns segundos à live (uma estratégia conhecida como subathon). Ele acabou ficando 30 dias ininterruptos ao vivo - muito tempo dormindo, mas também algumas horas acordado!

Outra iniciativa maluca: o vice-campeão na categoria, Matthew "Mizkif" Rinaudo, permitiu aos doadores do canal tocar qualquer coisa em seus fones de ouvido para acordá-lo.

Twitch, personagem de League of Legends - Divulgação/Riot - Divulgação/Riot
LoL: o interesse pelo MOBA da Riot não passa
Imagem: Divulgação/Riot

LEAGUE OF LEGENDS: no topo desde 2012

League of Legends segue um fenômeno. O MOBA da Riot apareceu no primeiro Top 10 da Twtich, lá no longínquo dezembro de 2012, e continuou figurando no ranking mensalmente até hoje. Os únicos outros games que tiveram uma trajetória similar foram Call of Duty e DotA 2.

Neste primeiro semestre de 2021, LoL até mesmo conseguiu destronar GTA 5 como o jogo mais visto na plataforma - apenas temporariamente. Foi em fevereiro, quando chegou à impressionante marca de 144 milhões de horas assistidas. O total do semestre foi estimado em 912 milhões.

BotezLive - reprodução/Twitch - reprodução/Twitch
BotezLive, um dos canais mais populares do gênero
Imagem: reprodução/Twitch

XADREZ: o efeito Gambito da Rainha

A série O Gambito da Rainha, saiu em outubro na Netflix, mas continua impactando a cultura pop. O xadrez ultrapassou 20 milhões de horas assistidas em fevereiro na Twitch. No mesmo mês, em 2020, esse valor não chegava nem perto de 5 milhões.

E a série ser protagonizada por uma mulher também parece ter ajudado as streamers da categoria. Três entraram no Top 10 do mês: as irmãs canadenses Alexandra e Andrea, do BotezLive, em sétimo; e a húngara Anna_Chess, em décimo.

World of Warcraft: Burning Crusade - Divulgação/Blizzard - Divulgação/Blizzard
Burning Crusade atiçou a nostalgia dos fãs de WoW
Imagem: Divulgação/Blizzard

WORLD OF WARCRAFT: ressurgindo das cinzas

O verão no hemisfério norte provocou queda na audiência dos principais jogos da Twitch em junho. Mas World of Warcraft trouxe sua própria sombra (e como!). A expansão Burning Crusade Classic rendeu um boost de 56% na audiência, com 51 milhões de horas no mês.

A novidade gratuita, que estreou exatamente em 1º de junho, permite a travessia do Portal Negro e recorda grandes eventos da história de Warcraft. E foi uma benção para vários streamers. O americano Asmongold, que joga WoW desde 2006, bateu 7.6 milhões de horas e apareceu no Top 10 de streamers pela primeira vez no ano.

Vtuber Ironmouse na Twitch - Reprodução/Twitch - Reprodução/Twitch
18 pessoas trabalham na área técnica da Vtuber Ironmouse
Imagem: Reprodução/Twitch

VTUBERS: a fusão de roleplaying com animes

Esse estilo de conteúdo surgiu no Japão em 2010, e os dados de junho na plataforma confirmam que a febre está se tornando mundial: streamers com filtros na câmera que substituem seu rosto por um avatar inspirado no estilo anime.

Mas viver em sua própria animação japonesa é bem mais complexo que isso. O campeão de público, AdmiralBahroo, alcançou 2,5 milhões de horas nesse mês - com a ajuda de nada menos que 18 profissionais na área técnica das suas produções.

A Twitch adicionou recentemente uma tag para o Vtubing; ou seja, o negócio vai crescer ainda mais. Fique de olho na porto-riquenha ironmouse, logo atrás de AdmiralBahroo no Top 10 da categoria. De janeiro a junho, ela mais que triplicou seu público.

DJ na Twitch - Reprodução/Twitch - Reprodução/Twitch
Com shows cancelados pela pandemia, DJs e fãs migraram para a Twitch
Imagem: Reprodução/Twitch

MÚSICA: a invasão dos DJs

A pandemia mudou a forma de consumir música. Sem shows ou eventos presenciais, a Twitch se tornou um novo pólo. Só em janeiro, a plataforma somou 24 milhões de horas assistidas nesse segmento. O mesmo mês em 2020 marcou apenas 4,6 milhões.

Liderado por DJs alemães, o gênero musical que mais bomba é o techno (ninguém mais usa esse termo, mas a Twitch sim). Vídeos sobre produção e entrevistas também fazem sucesso: o canal da revista especializada Rolling Stone chegou a 26 milhões de seguidores em cinco meses.

Gaulês na Twitch - Reprodução/Twitch - Reprodução/Twitch
Gaulês foi o segundo canal mais assistido no mundo em junho
Imagem: Reprodução/Twitch

INFLUENCIADORES: tem brasileiro no pódio

A Twitch ainda depende fortemente de grandes personalidades. E os brasileiros têm isso de sobra. Gaulês conseguiu a façanha de passar os seis meses no Top 10, somando 90 milhões de horas (especialmente com Counter Strike: Global Offensive). Chegou a ser o segundo mais visto em fevereiro, maio e junho.

Já loud_coringa esteve no ranking entre fevereiro e abril: seus fãs assistiram 25 milhões de horas, principalmente de GTA V.

Um fato lamentável: ao longo dos seis meses, nenhuma mulher conseguiu entrar no Top 10.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol