Topo

ANÁLISE

Pokémon UNITE: confira estratégias para as linhas do topo, baixo e central

Daniel Esdras

do Game Hall

31/07/2021 04h00

O START segue com sua série de guias dedicados ao fenômeno Pokémon UNITE, novo MOBA já disponível para Nintendo Switch e, em setembro, para iOS e Android. Confira o que já publicamos:

Chegou a hora de entrar na arena e buscar a vitória. Isso significa que é hora de escolher uma linha, também conhecida como lane ou rota. Independente de como você chame, elas são os caminhos que dividem o mapa.

Em Pokémon UNITE, há apenas duas linhas e não três, como na maioria dos outros jogos do gênero. Além das duas, há o centro, onde os Speedsters vão ganhar experiência atacando Pokémon selvagens. Antes do jogo começar, cada um pode escolher a linha de preferência no menu do lobby - essa é uma forma de evitar confusões na hora das partidas..

Como ainda não há um meta definido, às vezes a composição dos times fica meio bagunçada.Há algumas estratégias disponíveis, como ficar dois Pokémon em cada linha e um no centro; ou três Pokémon e uma linha, um no centro e apenas um na outra linha. Cada uma tem seus prós e contras e o sucesso dependerá muito das escolhas.

Se você ficar sozinho na linha, é importante ter um Pokémon com ataques em área. Essa será a forma mais fácil de atrapalhar os inimigos na hora que eles tentarem entregar os pontos, uma vez que é difícil ficar trocando o foco dos ataques.

Estratégias para a linha do Topo (top) em Pokémon Unite

Pokémon UNITE: Top Lane - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

No caminho para a linha superior, você encontrará vários Pokémon selvagens.

Se estiver jogando entre amigos, escolham quem vai dar os últimos ataques (last hit), que garantem mais experiência. Se concentrarem os ataques finais em um único membro da linha, ele alcançará o nível 4 e poderá enfrentar os adversários, já com a primeira melhoria de habilidade. Vulpix, por exemplo, já terá evoluído e poderá atrapalhar muito a vida dos rivais.

É possível ver onde os Pokémon selvagens irão nascer no minimapa, através dos pontinhos amarelos. Foque em abater todos que estiverem em sua linha antes de enfrentar adversários.

Quando a Vespiqueen nasce, no centro da linha, aí é que os confrontos começam de verdade. Tente dar os ataques finais nela enquanto diminui a vida dos seus adversários aos poucos.

Se for necessário, recue até a área de entrega do seu time para recuperar a vida. Além disso, há frutas atrás dela que vão garantir uma grande recuperação. Nessa área, você ganha velocidade e seus inimigos perdem, então tente aproveitar essa vantagem.

Se houver abertura para entregar as Pokébolas na área do outro time, faça isso. O objetivo dessa fase de linha é quebrar a primeira área do adversário, o que dará mais campo para a sua equipe.

A melhor forma de fazer a entrega é com uma emboscada do Speedster do seu time (mas essa estratégia vale para o adversário também, então fique sempre atento ao minimapa).

Na linha superior, o Pokémon selvagem poderoso é Rotom. Se o seu time der o último ataque, receberá um auxílio importante para tomar a linha: Rotom vai marchar até a Área de Entrega do adversário e ajudar a conquistá-la. Ele vai atacar inimigos e, se tiver a chance, entregar 20 pokébolas lá. Além disso, o personagem que desferir o último ataque em Rotom também receberá 20 pontos para entregar.

Assim que ele aparecer, a batalha para derrotá-lo começa. Quem conseguir derrotá-lo praticamente vence a linha. Portanto, tome muito cuidado para não morrer. É ideal que seu Speedster ajude no combate.

Estratégias para a linha de Baixo (bot) em Pokémon Unite

Pokémon UNITE: Bot - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Como o mapa é simétrico e não há batalhões avançando em cima de torres, como em League of Legends ou Dota, a linha de baixo não é tão diferente da de cima. Ela vai dar um pouco mais de experiência pela quantidade de Pokémon selvagens que aparecem, mas nada que mude muito sua tática. As estratégias serão as mesmas do top

A diferença será o impacto causado pelo Pokémon selvagem poderoso: aqui, é Dreadnaw. Ele dará mais trabalho que Rotom para ser derrotado. Será necessário muito dano e controle da linha para que os adversários não te eliminem no combate. Caso sua equipe o derrote, todos ganharão um escudo que protege de danos dos inimigos.

Recomendamos deixar Dreadnaw para destruir a segunda área do time adversário, mais tarde no jogo, ou utilizar a ajuda do Speedster.

Estratégias para a linha Central (mid) em Pokémon Unite

Pokémon UNITE: Mid - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

A área central é semelhante à Jungle dos clássicos do gênero. O ideal é usar um Speedster para percorrê-la rapidamente, executando os Pokémon selvagens no caminho.

Para conseguir experiência rapidamente, você poderá utilizar itens ativos que ajudem a abater rapidamente o Bouffalant e o Ludicolo. No início do jogo, você pode usar "Fluffy Tail", que paralisa os Pokémon selvagem. Assim, fica mais fácil conseguir o buff desses Pokémon logo que eles aparecerem, aos 15 segundos de jogo.

Nesta linha, seu objetivo será controlar o tempo do jogo e fazer emboscadas inteligentes na linha dos inimigos, principalmente onde seu time estiver tendo mais dificuldades. Com suas emboscadas, os companheiros terão abertura para entregar os pontos e derrubar áreas inimigas.

Nossa dica é aproveitar o tempo de nascimento dos Pokémon poderosos de cada linha. Quando o Rotom nascer, por exemplo, embosque a linha do topo, entregue os pontos com seus companheiros e tente eliminá-lo antes dos adversários voltarem.

Você também pode emboscar o Speedster do time adversário: apenas tenha cuidado para não ficar andando demais sem conseguir experiência. Tente a sorte em um campo de Pokémon selvagem inimigo e, se não achá-lo, elimine o Pokémon e volte para a sua parte do mapa.

No fim do jogo você deverá utilizar sua velocidade para conseguir alcançar Áreas de Entrega desprotegidas e fazer entregas dobradas que podem mudar o curso da partida.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL