Topo

ANÁLISE

League of Legends: habilidades e dicas para jogar com Akshan, novo campeão

League of Legends: Akshan - Divulgação/Riot Games
League of Legends: Akshan Imagem: Divulgação/Riot Games

Daniel Moura e Alexandre Barker

do GameHall

21/07/2021 04h00

Akshan, é o mais novo campeão de League of Legends e chega ao MOBA ainda em julho, durante o evento Sentinelas da Luz. Suas habilidades, inspiradas em campeões que já são velhos conhecidos dos jogadores, foram recentemente reveladas e mostram um promissor atirador.

Akshan, o Sentinela Rebelde

Akshan ri da cara do perigo, lutando contra o mal com carisma, determinação e desejo de vingança (mas, estranhamente, sem vestir uma camisa sequer). É extremamente habilidoso na arte do combate furtivo, capaz de sumir da vista dos inimigos e reaparecer quando menos se espera. Com um firme senso de justiça e uma arma lendária que pode reverter a morte, ele corrige os delitos dos canalhas de Runeterra e vive de acordo com um código de conduta particular: "Não seja babaca".

Habilidades de Akshan

Akshan Habilidades - Reprodução/Riot Games - Reprodução/Riot Games
League of Legends: Akshan Hab
Imagem: Reprodução/Riot Games

Segunda a própria Riot, Akshan é um cara complexo. O Sentinela da Luz entra em batalha com uma poderosa arma ancestral e traz um kit de habilidades interessante, com destaque para Rebeldia (W).

Habilidade Passiva - Lutando Sujo: Akshan causa Dano Físico explosivo a cada três acertos de ataques ou habilidades de dano. Se o alvo for um Campeão, Akshan também receberá um escudo.

Depois de atacar, Akshan dispara um segundo ataque que causa Dano Físico reduzido. O segundo disparo pode ser cancelado como um ataque básico comum. Se Akshan cancelar o segundo disparo, ele receberá um impulso de Velocidade de Movimento;

Q - Bumerangue Vingativo: Akshan arremessa um bumerangue que causa Dano Físico e revela inimigos atingidos, ganhando alcance a cada vez que atingir um alvo. Os inimigos podem ser impactados pelo bumerangue uma vez na ida e uma vez na volta;

W - Rebeldia:

Passivo: Quando um Campeão inimigo abater um dos aliados de Akshan, esse Campeão inimigo será marcado como Canalha. Quando Akshan eliminar um Canalha, receberá ouro adicional. Além disso, todos os aliados abatidos pelo Canalha serão ressuscitados na base e a marcação de Canalha será removida de todos os outros inimigos.

Ativo: Akshan fica camuflado por um curto período (ou por tempo indefinido se estiver próximo a um terreno). Durante esse período, ele pode ver rastros que levam até Canalhas, além de receber Velocidade de Movimento e Regeneração de Mana enquanto estiver se movendo em direção a eles.

E - Impulso Heroico: Akshan dispara um gancho que se prende ao primeiro terreno atingido. Enquanto estiver preso, ele pode reconjurar a habilidade para se balançar na direção da conjuração, atirando e causando Dano Físico ao inimigo mais próximo enquanto executa a ação. Durante esse período, ele pode reconjurar novamente para pular na direção do cursor e disparar um último tiro. O Tempo de Recarga de Impulso Heroico é redefinido quando Akshan elimina um Campeão inimigo.

R - Punição: Akshan trava a mira em um Campeão inimigo e começa a canalizar poder em sua arma para armazenar balas. Ao final da duração ou depois de reconjurar, Akshan dispara as balas armazenadas e cada uma causa Dano Físico com base na Vida perdida da primeira tropa, Campeão ou estrutura atingida. Akshan pode se mover normalmente e conjurar Impulso Heroico durante a conjuração e disparo de Punição.

Dicas para jogar com Akshan

Mapa League - Reprodução/Riot Games - Reprodução/Riot Games
League of Legends: Mapa
Imagem: Reprodução/Riot Games

Por ser uma novidade, ainda pairam algumas dúvidas sobre como o sentinela irá se adequar ao meta de League of Legends. Como ele tem dupla função (atirador e assassino), é difícil saber em qual rota ele será utilizado em seu lançamento. Desenvolvedores e jogadores profissionais estão divididos: alguns sugerem a rota do meio; outros, a rota inferior.

Porém, a julgar por seu estilo de jogo e todo o desenvolvimento de sua mecânica, nossa principal aposta é que ele vai ficar como midlaner.

Mecânica-chave: a poderosa Rebeldia (W)

Akshan - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
League of Legends
Imagem: Divulgação/Riot Games

Sem dúvidas, o maior destaque do kit de Akshan é sua habilidade Rebeldia (W), que tem a capacidade de reviver aliados ao abater o inimigo que os eliminou - uma espécie de vingança. Além disso, ela confere à Akshan a capacidade de se camuflar.

É importante salientar que os aliados ressuscitados retornam para a base. Ou seja, a habilidade não terá a capacidade de virar teamfights. Mas poderemos ver chamadas de Barão mais rápidas ou corridas por objetivos mais interessantes.

A mobilidade do Sentinela da Luz

Akshan - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
League of Legends: Akshan
Imagem: Divulgação/Riot Games

Uma das características mais marcantes de Akshan é sua mobilidade. Seu Impulso Heróico (E) pode até parecer complexo no início, mas os jogadores que aprenderem a mecânica terão grande vantagem. Essa habilidade pode até permitir que ele se torne um jungler, ao invés de assumir as rotas pretendidas pela Riot.

Essa mobilidade permite que o Campeão alterne entre rotas com facilidade. Será necessário extrair o máximo dessa versatilidade para brilhar no mapa e eliminar os carregadores inimigos.

Embora o campeão possa não parecer, à primeira vista, poderoso em teamfights, ele parece se destacar em pequenas lutas que acontecem ao longo da partida. Akshan é o que chamamos de "snowball", ou seja, gera um efeito de bola de neve que pode definir partidas se usado com sabedoria.

No começo da partida, foque em juntar os recursos necessários para adquirir as habilidades e os itens mais importantes o mais rápido possível. Logo em seguida, se prepare para invadir outras rotas.

Ordem de habilidades de Akshan

Ordem das Habilidades - Reprodução/Mobalytics.gg - Reprodução/Mobalytics.gg
League of Legends: Ordem das habilidades
Imagem: Reprodução/Mobalytics.gg

Uma das decisões mais importantes durante a partida é maximizar as habilidades na ordem correta. No caso de Akshan, o ideal é maximizar primeiro o Bumerangue Vingativo (Q). Logo em seguida, Impulso Heroico (E) e, por último, Rebeldia (W). Além disso, sempre que possível, melhore o ultimate Punição (R). Siga a ordem da imagem acima para não ter dificuldades.

Runas e Feitiços para Akshan

Runas - Reprodução/Mobalytics.gg - Reprodução/Mobalytics.gg
League of Legends: Akshan Runas
Imagem: Reprodução/Mobalytics.gg

Como você já sabe, é importante escolher as Runas de cada personagem com sabedoria. No caso do nosso Sentinela da Luz, as runas de Precisão e Feitiçaria parecem ser as mais adequadas. "Pressione o Ataque" será sua runa primária, seguida de "Triunfo", "Lenda: Espontaneidade" e "Golpe de Misericórdia". Já na parte de Feitiçaria, "Celeridade" e "Caminhar sobre as Águas" são as recomendadas inicialmente.

Já os Feitiços de Invocador "Flash" e "Incendiar" podem ser as escolhas iniciais. Lembrando que, conforme o Campeão for se popularizando, novas builds podem surgir e alterações importantes podem ser implementadas.

Ítens para Akshan

Mata-Cráquens e A Coletora parecem ser os ítens iniciais ideias. Ainda assim, conforme os jogadores forem experimentando diferentes combinações, isso pode mudar um pouco.

O dano de Akshan é 100% físico. Assim, não há necessidade de testar estratégias híbridas. Toda a itemização é focada em dano físico, com variações entre letalidade e crítico.

Botas de velocidade de ataque e penetração de armadura são fundamentais, especialmente por ser um campeão da rota do meio, que geralmente precisa lidar com caçadores inimigos e Campeões da rota superior, caracterizados pela quantidade de armadura.

Conclusão

Akshan - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
League of Legends: Akshan
Imagem: Divulgação/Riot Games

"Três passos: chegar; vingar a morte aliada; cair fora."

Akshan parece ser bem promissor, poderoso e completo. Ele não é necessariamente "quebrado", mas tem potencial para mudar o meta da sua rota, dependendo do status e do dano que receber em seu lançamento.

É sempre interessante quando desenvolvedores apostam em coisas novas, tentando criar novas tendências, mesmo que eles tenham certa dificuldade para balancear o jogo futuramente.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL