Topo

ANÁLISE

Free Fire: SMG ou Escopeta? Qual é a melhor para combate de perto?

Free Fire - Divulgação
Free Fire Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

do GameHall

15/07/2021 04h00

Você bem que pode improvisar, mas para ter sucesso constante nas tretas que rolam de pertinho no Free Fire, você precisará escolher entre duas categorias de armas: SMGs ou Escopetas (SG). Ambas são excelentes armas secundárias e proporcionam maior versatilidade para o jogo.

Mas, afinal de contas, qual das opções é melhor? A resposta dependerá de diversos fatores, que podem ou não combinar com seu estilo de jogo. Assim, vamos analisar cada um deles.

Escopetas (SG)

Free Fire: Escopeta - Reprodução - Reprodução
Free Fire M1887
Imagem: Reprodução

Para os jogadores de Free Fire, todas as escopetas são chamadas informalmente de "doze": é a "doze velha", a "doze nova" e por aí vai. Porém, ainda que elas estejam dentro da mesma categoria, possuem diferenças que alteram bastante a forma de se jogar.

O fator comum entre elas é o dano colossal que causam nos inimigos - algumas chegam até mesmo a rivalizar com snipers em dano absoluto. Assim, em alguns casos, basta acertar o adversário uma única vez e o confronto está decidido. Isso torna as escopetas uma excelente opção contra personagens que estão com coletes de nível alto.

Por outro lado, a principal distinção entre elas são as possibilidade de erros que cada uma permite. Algumas escopetas, como a MAG-7, permitem carregar várias balas no pente, o que dá margem para errar disparos e, ainda assim, ter chance de vencer o combate. Outras escopetas, como a M1887, têm poucas balas no pente e errar um tiro pode custar a partida, já que a recarga demora e o inimigo terá a chance de te punir. Para equilibrar as armas, quanto menos bala no pente, maior o dano.

SMGs

Free Fire: SMG - Reprodução - Reprodução
Free Fire: UMP
Imagem: Reprodução

Também conhecidas como submetralhadoras, são armas caracterizadas pela alta cadência, mas pouco dano. Além disso, elas compensam a curta distância efetiva com a possibilidade de derrotar os adversários em segundos quando na distância ideal.

A variação dentro da categoria acontece em diversos atributos. Algumas armas terão dano maior mas com um pente muito pequeno e dependerão da precisão do jogador nos disparos (ou de melhorias equipáveis). Outras terão precisão e distância efetiva maiores, mas vão causar menos dano do que deveriam. Dessa forma, até os jogadores que gostam das SMGs odeiam algumas armas da categoria.

Ainda assim, por conta das possibilidades de melhorias e da maior variação de modelos, as SMGs são mais versáteis que as SGs em diversas situações.

Qual a melhor escolha?

Free Fire - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Free Fire
Imagem: Divulgação/Garena

Assim como em todas as categorias de armas do Free Fire, SMGs e escopetas têm vantagens e desvantagens. A escolha dependerá de alguns pontos - veja quais combinam com seu estilo de jogo e decida:

Sua combinação de habilidades de personagem: Nikita, por exemplo, acelera a recarga das SMGs. Já Caroline ganha velocidade ao utilizar uma escopeta;

Sua arma primária: em geral, quem joga de Sniper acaba sendo surpreendido pelo inimigo e precisará causar dano muito rápido. Neste caso, geralmente as escopetas são uma opção melhor;

Sua perícia nos disparos: enquanto as SMGs exigem puxar capa para vencer a maioria dos combates, elas dão margem para erros. Por outro lado, as Escopetas são verdadeiros canhões de poucas balas. As escopetas com maior quantidade de munição costumam ser menos eficientes do que boa parte das SMGs;

Modo de jogo e mapa: no Contra Squad, há sempre vários inimigos por perto e poucas balas podem ser um problema. Já no modo Squad do Battle Royale, há companheiros de time para se levar em consideração e não é boa ideia competir por recursos. No modo solo, a agressividade comanda. Por fim, há locais que propiciam armas específicas nos mapas de Free Fire e tudo isso será determinante na hora de definir qual a melhor opção;

Preferência por melhorias específicas: a UMP e a MP5, por exemplo, contam com silenciadores dentre as melhorias possíveis. É um equipamento amado por vários jogadores;

Qualidade do loot: a sua decisão também depende do que for possível encontrar. SMGs e SGs não são armas raras, mas nem sempre você encontrará exatamente o modelo que procura ou as melhorias que mais gosta;

Preferência pessoal: no fim das contas, estar confortável com seu estilo de jogo é o principal. Muitas vezes, a arma que você treinar será mais eficiente que uma que você nunca usou. Escolha aquelas que você mais curte e com a qual se garante. Com o tempo, tente aprender sobre outras armas para ficar mais versátil e imprevisível.

No fim das contas, ao colocar na balança todos esses pontos, você saberá qual a escolha ideal para o seu jogo e vai mandar bem nos combates de curtas distâncias.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL