Topo

ANÁLISE

Scarlet Nexus: surpresa do ano tem ótimo combate e reviravoltas na história

Scarlet Nexus - Divulgação
Scarlet Nexus
Imagem: Divulgação

Jéssica Pinheiro

Colaboração para o START, em São Paulo

03/07/2021 04h00

A Bandai Namco, em parceria com a Tose Company, co-desenvolveu uma das maiores surpresas de 2021: Scarlet Nexus, lançado para Xbox One, Xbox Series, PS4, PS5 e PC.

O jogo é mais um RPG de ação no estilo anime, mas entrega uma ótima experiência nessas duas frentes, com bastante foco em história, relação de personagens e um combate surpreendentemente divertido.

Anime Sci-Fi

Scarlet Nexus é bastante focado em história e, em especial, nos inúmeros personagens que apresenta. Para começar, são dois personagens jogáveis: Yuito Sumeragi e Kasane Randall. Ambos apresentam arcos narrativos diferentes, um elenco de suporte grande e variado (que vez ou outra se esbarra e troca de lugar).

O game é ambientado em um mundo futurista que, apesar de avançado, está à beira da extinção. Aqui, acompanhamos Yuito e Kasane como soldados da Força de Supressão das Criaturas (FSC), a última linha de defesa da humanidade.

E quem ousa exterminar a humanidade assim? As Criaturas, mutantes que vieram dos céus e se alimentam de cérebro humano. Calma, eles não são zumbis, e têm até um design interessante e bizarramente criativos, mesmo que as variações entre os monstros sejam bem singelas.

Game Anime Scarlet Nexus - Divulgação/Bandai namco - Divulgação/Bandai namco
Design dos inimigos podem ser bem criativos e bizarros
Imagem: Divulgação/Bandai namco

Scarlet Nexus.também possui uma mecânica de relacionamento de personagens, que são muitos e podem até confundir um pouco no começo. Os protagonistas podem se ligar mais a seus companheiros de grupo, o que gera recompensas, como habilidades extras que podem ser muito úteis em combate.

Somando as duas histórias, você acabará jogando algo entre 40 a 50 horas tranquilamente. E o melhor: os enredos dos protagonistas se complementam e, ao terminar a história de um, o progresso de relacionamentos, equipamentos e até mesmo a árvore de habilidades pode ser carregado para o outro.

Scarlet Nexus - Reprodução - Reprodução
Conversar com seus companheiros é parte importante no game
Imagem: Reprodução

O que marca, porém, a história de Scarlet Nexus é sua complexidade: recheada de conspirações, diálogos e, principalmente, reviravoltas. Como um bom RPG japonês.

Combate otimizado

O combate de Scarlet Nexus é rápido. Por confundir no começo pelo tanto de informação na tela, mas que sempre apresenta uma nova mecânica à medida que o jogador avança na história.

Scarlet Nexus - Divulgação/Bandai Namco - Divulgação/Bandai Namco
É possível usar poderes para atingir inimigos com objetos e até veículos no cenário
Imagem: Divulgação/Bandai Namco

Muitas das lutas são baseadas nos poderes da psicocinese dos protagonistas, que permite arremessar uma grande variedade de objetos espalhados pelo cenário, nos inimigos.

Além de outros poderes especiais que podem ser emprestados dos companheiros, como fogo, teleporte e outros, o que faz a parte de história, em se relacionar e se aproximar mais deles, também importante para o gameplay.

As combinações de poderes e ataques corpo a corpo são sempre divertidas, amenizando um pouco a repetitividade dos combates, que é um dos poucos pontos baixos do jogo.

Também é preciso destacar que as lutas quase sempre apresentam uma grande inimiga dos jogadores: a trava de mira.

Apesar de automático, esse recurso não funcionou 100% do tempo como deveria, atrapalhando o ritmo do combate e, algumas vezes, quebrando as sequências de ataques dos bonecos. Não é nada que possa fazer o jogador desistir do game, mas é bom ficar atento à trava de mira.

Ainda assim, não há dúvidas de que engajar em batalhas é quase sempre prazeroso, ainda mais porque a resposta nos comandos é precisa e a agilidade dos combates é estimulante, esteja você jogando com Yuito e sua espada de curto alcance ou com Kasane e suas lâminas flutuantes de médio/longo alcance.

O melhor do RPG de anime

Scarlet Nexus tem uma mitologia e um mundo futurista recheados, inúmeros personagens para se afeiçoar (ou odiar), duas linhas narrativas complementares com estilos de combate distintos e, claro, mecânicas de luta que tornam o gameplay extremamente prazeroso.

Uma combinação que resulta em uma das maiores surpresas de 2021.

Scarlet Nexus - Divulgação/Bandai Namco - Divulgação/Bandai Namco
Imagem: Divulgação/Bandai Namco

Lançamento: 25/06/2021
Plataforma: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC (Steam)
Preço sugerido: R$ 279 (consoles) e R$ 199 (Steam)
Classificação Indicativa: 14 anos (Violência, temas sensíveis)
Desenvolvimento: Bandai Namco
Publicação: Bandai Nanco
Jogue Também: Astral Chain, Devil May Cry

*A cópia do jogo foi enviado pela Bandai Namco ao START

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL