Topo

Por que a Nintendo demorou para traduzir games em português do Brasil?

Do START, em São Paulo

24/06/2021 04h00

Mario Party Superstars será lançado em outubro com tradução oficial para português brasileiro, e todos os fãs comemoraram.

Após o lançamento do Nintendo Switch, ano passado, e da eShop BR este ano, esse é mais um passo da empresa para se estabelecer no país, mas por que demorou tanto tempo?

Esse é um dos assuntos que discutimos no podcast Game Trends desta semana, que contou com a participação da streamer Helena Nogueira e o Youtuber Rodrigo Coelho, do canal Coelho no Japão.

Coelho fez parte da movimentação iniciada por fãs brasileiros que tomou conta das redes sociais logo depois do anúncio de Mario Party em PT-BR. Chamado de Nintendo Brasil, a iniciativa pede da empresa mais games traduzidos em nossa língua.

Coelho no Japão - Divulgação/Coelho no Japão - Divulgação/Coelho no Japão
Imagem: Divulgação/Coelho no Japão

Esse movimento foi algo muito significativo, porque (tradução dos jogos) é algo que a gente pede há bastante tempo pra Nintendo
Coelho no Japão

Até o fim do ano, a Nintendo vai lançar games importantes para Switch, como Metroid Dread, em outubro, e os remakes de Pokémon Diamond and Pearl, em novembro. Será que ela fez certo em escolher Mario Party para ser o primeiro título traduzido para português?

Helena diz que não foi tanto a questão de escolher um game que faria mais sucesso ou não.

Helena Nogueira - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Pensando friamente, se for ainda uma equipe (de localização) reduzida, com orçamento reduzido, o Mario Party é o game com localização mais rápida e mais fácil pra apresentar, porque não é um texto robusto, como de um Zelda ou Pokémon

Ouça mais da conversa no Game Trends, em que discutimos também sobre as repercussões do movimento Nintendo Brasil, feito por fãs, o que representantes da empresas falaram antes sobre localizar games em português e como fãs já realizam tradução de games da Nintendo há anos.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Game Trends, por exemplo, no Spotify e no Youtube ou assinando o nosso feed.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol