Topo

Pepita diz que recebeu ameaça de morte após defender gamer trans

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Amanda Fleure, do Start

Em São Paulo

21/06/2021 11h56

A cantora Pepita recebeu um ataque em massa de jogadores de Free Fire na noite de ontem (20), após defender a influencer Marcella Pantaleão que também sofreu ataque transfóbico de dois influencers de Free Fire, Buxexa e Racha.

A Garena e o Fluxo - organização que Buxexa representava - demitiram os dois gamers após provocarem o campeão brasileiro de Free Fire Bruno "Nobru" por causa de um comentário que ele havia feito nas redes de Marcella Pantaleão: "O Nobru comentou a foto da ruiva lá, botando coraçãozinho no olho, quando fui ver era uma ruiva de três pernas. Ave Maria".

Racha, que também estava na live, comentou: "Eu vi (risos). Minha mulher me mostrou e disse "Nobru comentou nesta foto aqui, mas essa mulher é um homem, ele não sabe não?".

Pepita gravou Stories no Instagram relatando o ocorrido. Pouco depois, também postou prints das ofensas que recebeu por ter se posicionado.

Em seguida, desabafou sobre a constante luta contra os ataques contra figuras da cena LGBTQIA+. Segundo a cantora, as moderações das redes sociais deveriam tomar um posicionamento e restringir esse tipo de atitude.

Estou extremamente esgotada! Hoje pela primeira vez me peguei perguntando se realmente vale a pena essa luta ou se estou dando murro em ponta de faca. O que leva pessoas a te atacarem nas redes sociais por um posicionamento que você teve? Até ameaçada de morte já fui hoje
Pepita, cantora e influenciadora LGBTQIA+

Pepita (Foto: Reprodução/Instagram) - Pepita (Foto: Reprodução/Instagram) - Pepita (Foto: Reprodução/Instagram)
Imagem: Pepita (Foto: Reprodução/Instagram)

Em seguida, a cantora afirmou: "Está tudo tão tóxico aqui ou é impressão minha? Cadê os administradores dessas redes sociais que não está vendo CRIMINOSOS escondidos atrás de fakes para atacar e ameaçar os outros? TRANSFOBIA É CRIME SIM e NINGUÉM merece sair impune. Chega de brincadeiras que matam VIDAS! CHEGA", desabafou.

Durante a transmissão da 25ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+, Pepita cravou: " Você já me perguntou se eu aceito você na minha rede social? Então por que você acha o direito de optar na minha vida? O dia que eu precisar de alguma opinião, com certeza não vai ser a sua", finalizou a artista.

A reação da comunidade e do Nobru

Marcella Pantaleão recebeu apoio de outros nomes da comunidade LGBTQIA+ como a ex-BBB e ex-No Limite 2021, Ariadna Arantes, a drag Bianca Della Fancy e a influencer Gabriela Loran. Todas se posicionaram contra a atitude que a comunidade gamer faz com gays e trans dentro e fora dos jogos.

Stories Marcella Pantaleão  - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

No mesmo dia que atingiu 11 milhões de seguidores no Instagram, Nobru postou o comunicado da Fluxo nos stories e, decepcionado, contou para os fãs, enquanto chorava, sobre o quanto ficou triste com a demissão. Também disse ser responsável pela atitude dos amigos:

Os fãs mandaram energia positiva ao fundador do Fluxo:

"eu sou um menino do bem , só quero fazer o meu e conquistar o mundo." - nobru , você não tem culpa de nada meu amor te amo @nobru pic.twitter.com/wtCbOv7gGm

-- lohaine (@its_mynobru) June 20, 2021

Como evitar ser transfóbico(a) no Free Fire e em outros jogos?

Celular Free Fire  - Cesar Galeão/Garena - Cesar Galeão/Garena
Imagem: Cesar Galeão/Garena

Transfobia se combate com informação. Pessoas transgênero enfrentam uma constante luta para viver sua identidade, principalmente no Brasil, o país recorde que mais mata trans. Nos últimos nove anos, o Brasil matou ao menos 868 travestis e transexuais. A melhor forma de evitar ser banido, perder a conta do jogo por transfobia, machismo, racismo etc, é respeitar.

Seja qual for o gênero, cor, raça, orientação sexual e como a pessoa se identifica dentro ou fora dos jogos: atacar não é a melhor solução. Não entender como tratar ou lidar com algo que não conhece não é errado, mas atacar, fazer piada de forma preconceituosa, sim.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol