PUBLICIDADE

Topo

Nintendo Brasil: Fãs levantam campanha por mais jogos traduzidos; entenda

Campanha visa trazer mais jogos em português brasileiro - Arte/UOL
Campanha visa trazer mais jogos em português brasileiro Imagem: Arte/UOL

Amanda Santos, do Start

Em São Paulo

16/06/2021 17h25

Após o anúncio de que Mario Party Superstars será traduzido para o português do Brasil, os fãs brasileiros da Nintendo iniciaram uma campanha nas redes sociais, para pedir que a Big N traduza mais jogos lançados no Brasil.

A iniciativa, comandada por youtubers especializados em jogos da produtora, como Coelho no Japão e Digplay, chegou aos Trending Topics do Twitter Brasil, com os termos Mario Party Superstars batendo 18 mil menções, além da hashtag #NintendoBrasil e o termo PT-BR alcançarem os Assuntos do Momento.

A campanha, que pede que games como Animal Crossing, The Legend of Zelda e o recém-anunciado Metroid Dread sejam traduzidos, pode ser acompanhada em tempo real nesse site.

Os três pedidos da comunidade

Nintendo Brasil Campanha - Divulgação/QueremosNintendo.com.br - Divulgação/QueremosNintendo.com.br
Imagem: Divulgação/QueremosNintendo.com.br

Explicado no site da campanha, os fãs ressaltam três grandes motivos pelos quais a localização em português, ou pelo menos a tradução com legendas, merecem atenção:

  1. Demonstrar que existe uma comemoração em torno do 1º jogo em português.
  2. E a necessidade do mesmo para os novos jogos anunciados na E3 2021 como Metroid Dread e The Legend of Zelda Breath of the Wild 2 em português.
  3. Além dos principais jogos do Nintendo Switch como Animal Crossing e Zelda Breath of the Wild.
  4. E por fim, mostrar que os brasileiros amam a Nintendo e adorariam ter uma representação maior.

E depois da campanha, o que acontece?

Mario Golf Super Rush - Divulgação/Nintendo - Divulgação/Nintendo
Imagem: Divulgação/Nintendo

Segundo os organizadores, a informação será compilada pelos fãs em um relatório em PDF e enviada à comunicação da Nintendo no Brasil. A Nuuvem (parceira oficial Nintendo no Brasil) se comprometeu a apoiar a comunidade nintendista compilando todos os pedidos da hashtag #NintendoBrasil em um relatório e propor à Nintendo novas estratégias, demonstrando a importância da tradução para o aumento das vendas e abrangência de público.

Apoio no Twitter

Super Mario Odyssey - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O jornalista Pablo Miyazawa, que já trabalhou em veículos oficiais da Nintendo no Brasil, também participou da campanha:

O youtuber e streamer, Damiani, também compartilhou a causa:

Além deles, o editor de um dos maiores portais brasileiros de Nintendo Switch, Necrolipe, fez um apelo em vídeo:

E a Nintendo no Brasil?

Metroid Dread - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A Nintendo retornou ao Brasil recentemente, lançando oficialmente o Nintendo Switch e seus acessórios, além de prestar reparos oficiais para Joy-Con com defeito de Drift. Houve ainda o lançamento oficial de uma loja eShop no menu do Nintendo Switch, com preços em Reais (R$).

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol