PUBLICIDADE

Topo

Criador de Two Point Campus fala do vazamento do game e pizzas gigantes

Two Point Campus - Divulgação/Sega
Two Point Campus Imagem: Divulgação/Sega

Bruno Izidro

Do START, em São Paulo

16/06/2021 04h00

Gary Carr fingiu surpresa e indignação quando o representante da Sega disse que eu provavelmente já sabia qual game iria ser apresentado em poucos instantes.

"O quê!? O que aconteceu?", perguntou em tom humorado o veterano artista, responsável por clássicos como Populous II e Theme Hospital, na outra tela do computador. O seu novo game, Two Point Campus, apareceu na loja da Microsoft Store por acidente algumas semanas antes de ser oficialmente anunciado.

Já com 55 anos, Gary parece aquele tiozão divertido que sempre está no churrasco rindo alto, ou talvez no bar fazendo todo mundo gargalhar contando alguma história constrangedora de Peter Molyneux, seu chefe na época da Bullfrog Productions.

E foi com esse humor que ele pareceu ter lidado com o vazamento de Two Point Campus. "Tem um rumor por aí sobre qual é esse próximo jogo que vamos mostrar, vamos confirmar aqui, agora, se é verdade ou não!", comentou brincando.

Ser engraçado é a marca registrada de Gary, e era isso que ele queria trazer de volta quando ele e Mark Webley (outro criador de Theme Hospital) fundaram a Two Point Studios, em 2016, depois de passarem anos na Lionhead Studios.

Gary Carr Two Point Studio criador de jogos - Divulgação/Two Point Studio - Divulgação/Two Point Studio
Imagem: Divulgação/Two Point Studio

Nós (da Lionhead) ficamos mais conhecidos por fazer a franquia Fable, o que é ótimo, só que a minha paixão é fazer os jogos dessas pessoinhas (tipo Theme Hospital), então eu falei com Mark e perguntei: por que não voltamos a criar esses jogos que fazíamos nos anos 90? Aqueles jogos que amávamos fazer?

Two Point Hospital - que é basicamente um Theme Hospital, mas sem o nome - foi lançado em 2018. Gary diz que já estaria feliz se três pessoas ficassem interessadas no jogo. Hoje, segundo dados do estúdio, ele foi jogado por mais de 3.5 milhões de pessoas.

Independência ou Battle Royale

Em 2019, a Two Point Studios foi comprada pela Sega, o que possibilitou Two Point Hospital ser lançado em mais plataformas: PS4, no Xbox até no Nintendo Switch.

Game Two Point Hospital - Reprodução - Reprodução
Two Point Hospital foi um sucesso e conquistou jogadores com seu humor
Imagem: Reprodução

Mesmo agora fazendo parte de uma grande empresa, Gary quer manter a filosofia e a mentalidade de um estúdio "indie", ou o mais próximo que o significado dessa palavra permite atualmente.

Com o representante da Sega ouvindo a entrevista, Gary diz que a dona do Sonic não se intromete na cultura ou nas decisões criativas do estúdio, um discurso bonito e por vezes repetido na indústria, mas que nem sempre condiz com a realidade, como visto em histórias de bastidores da Blizzard, Vicarious Vision (Tony Hawk Pro Skater 1 + 2), Bioware e tantas outras desenvolvedoras.

Para a Two Point Studios, pelo menos, parece ser verdade. A equipe tem menos de 20 pessoas, por exemplo, e eles sabem muito bem que tipo de jogo não querem fazer.

Gary Carr Two Point Studio - Divulgação/Two Point Studio - Divulgação/Two Point Studio
Imagem: Divulgação/Two Point Studio

Nós provavelmente não vamos para o gênero de tiro em primeira pessoa ou fazer um game Battle Royale. O que queremos é continuar a fazer esse tipo de game meio bobo, excêntrico, simpático, acessível, mas profundo nas mecânicas

Two Point Campus definitivamente não é jogo de tiro ou um Battle Royale. O novo game, previsto para ser lançado em 2022, parece tudo aquilo que era Two Point Hospital, só que mais ambicioso e, claro, em um cenário de faculdade.

Curso de formação em pizza

É claro que a conversa com Gary Carr terminou em pizza, porque parte do humor de Campus está no exagero, e um dos exemplos mostrados no trailer é de uma pizza gigante que deve ser feita durante uma aula.

A pizza gigante bem que poderia ser um curso personalizado da nossa famosa pizzaria batepapo, que fica no Guarujá, no litoral paulista, mas em Two Point Campus, a ideia veio da cabeça de Gary mesmo, depois dele viajar para Espanha (antes da pandemia):

Existem essas regiões na Espanha com versões gigantes de comidas, daí me veio a ideia de colocar no jogo versões gigantes de Pizza ou torta ou paella ou bolo... é até meio Willy Wonka e a Fábrica de Chocolate, de um superexagero maluco

Ele explica que essa caraterística também serve para a jogabilidade, já que visualmente ajuda os jogadores a sentirem o progresso de uma tarefa, porque é preciso a colaboração de vários alunos, exercendo diferentes funções, para cozinhar uma pizza daquele tamanho.

Game Two Point Campus - Divulgação/Sega - Divulgação/Sega
O exagero vai fazer parte do humor de Two Point Campus
Imagem: Divulgação/Sega

E apesar de ter uma pizza gigante seja o sonho de muita gente, Gary logo responde com seu sotaque britânico: "Pra mim é uma torta de carne gigante... ou até paella".

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol