Topo

ANÁLISE

Atualização de abril no Free Fire: Chrono nerfado, nova arma e mais

Divulgação/Garena
Imagem: Divulgação/Garena

Daniel Esdras

Do GameHall

26/04/2021 04h00

A atualização de abril do Free Fire já está nos servidores e veio carregada de novidades. Mais do que balanceamentos e adição de uma ou outra arma, a atualização trouxe mudanças profundas no gameplay.

Com alterações desde o sistema de personagens até lojas dinâmicas no Contra Squad.

Aqui separamos as mudanças mais impactantes e te contamos agora como elas vão modificar o Frifas que você conhece.

Nova interface de personagens

Free Fire Interface - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Nova interface de personagens em Free Fire
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

A Garena já tinha dado o aviso: querem dar mais dinâmica no sistema de personagens e facilitar a manipulação das habilidades nele. Na atualização de abril o primeiro passo para esse objetivo será dado.

A primeira mudança radical está na interface dos personagens. Bem mais intuitiva, acessível e como mais informações sobre cada personagem, vem para fazer todo mundo esquecer rapidinho a antiga. Agora é possível mudar as habilidades no Lobby, ver as habilidades normais e fazer comparações entre os níveis de forma bem mais amigável.

Personagens só vão até o nível 6

Free Fire Ferida do Falcão - Passiva - Reprodu;'ao - Reprodu;'ao
Free Fire
Imagem: Reprodu;'ao

Outra mudança que vem para abalar o sistema de personagens é que agora eles não irão mais até o nível oito. A partir de agora serão apenas seis níveis, facilitando a progressão dos jogadores.

Além disso, nada de gastos absurdos de ouro o diamantes. Toda a progressão de níveis será feita apenas com os novos Fragmentos Universais que são adquiridos jogando com a habilidade do personagem equipada.

Mudanças em personagens antigos

Free Fire - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Free Fire
Imagem: Divulgação/Garena

Muitos personagens, especialmente os primeiros introduzidos no jogo, foram perdendo espaço para os novos, que geralmente são mais poderosos. Quem tinha gastado tempo ou diamantes para liberar esses personagens na época não estava muito satisfeito.

A Garena está trazendo vários desses personagens de volta com mudanças significativas nas suas habilidades. O Wukong, o Rafael, a Misha, a Olívia, o Maxim e a A124 vão receber as primeiras mudanças.

O Rafael agora tem a sua habilidade passiva e inimigos deitados por ele perdem vida mais rápido.

O Wukong vai perder a camuflagem se atirar agora, mas derrubando o inimigo zera o tempo de recarga dela, permitindo já ficar escondido de novo.

A A124 vai converter EP em HP mais rápido e o tempo de recarga da habilidade vai ser reduzido para apenas 10 segundos.

A Misha vai ser uma piloto de fuga ainda mais eficiente. Receberá menos dano ao dirigir, fará os veículos ficarem mais rápidos e será mais difícil acertá-la no volante.

A Olivia vai dar um bônus de HP maior aos amigos levantados.

Por fim, o Maxim vai aumentar de forma massiva a velocidade de consumo de itens de cura.

Nerf no Chrono

free fire chrono - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Finalmente a farra do Chrono pelas ranqueadas vai acabar. Na atualização de abril a sua habilidade vai ter o tempo de recarga aumentado de forma relevante, o escudo vai durar menos e não vai mais rolar buff de velocidade para amigos.

Quer saber se ainda compensa usar o personagem e ver com mais detalhes como isso vai afetar o Free Fire? Saiba mais nesta matéria aqui no START.

Novos personagens

Free Fire - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Dessa vez a tropa do Frifas não vai receber só uma, mas duas adições de personagem.

O primeiro deles é o Maro, um falcoeiro que aumenta o seu dano de acordo com a distância. Uma novidade interessante é que a habilidade dele conversa com a de outro personagem, a da Moco. Se usar a habilidade de ambos em conjunto, Maro fica ainda mais poderoso.

A outra personagem é a Xayne, que por aqui será chamada de Xtrema. A habilidade dela garante um bônus de vida enquanto também aumenta o dano às paredes de gelo por um tempo.

Nova arma Kord

FF Kord - Reprodução - Reprodução
Free Fire
Imagem: Reprodução

A nova arma dessa atualização é a Kord. Essa metralhadora pesada chega com bons atributos, mas sua grande mudança será o modo "machine gun". Ao agachar ou deitar no chão, o jogador ganha um bônus nos atributos dessa arma. As outras metralhadoras pesadas do jogo também vão receber a novidade, cada uma com um bônus diferente.

Também rolou um balanceamento em armas importantes, como a Vector. Para saber quais as mudanças em cada uma delas e se compensa utilizá-las em combate, basta clicar aqui. (Flausino linkar a matéria das armas)

Novidades na ranqueada

Free Fire Máquina de Vendas - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O modo ranqueado vai receber vários dos sistemas que foram testados na última temporada.

A Máquina de Vendas foi aprovada pela comunidade e também agradou à Garena. Agora ela estará em todos os mapas e com algumas mudanças. Será possível ver ela no minimapa e o dano do gás não fará ela parar de funcionar.

A Área de Retorno, que permite reviver amigos do Squad que foram para o saco antes da hora, também será incorporada em todos os mapas e promete mudar a dinâmica das ranqueadas.

Nos servers estrangeiros a Bermuda 2.0 também vai entrar nas ranqueadas. Nas notas de atualização para o Brasil ela não foi confirmada, então é preciso esperar.

Loja dinâmica no Contra Squad

Free Fire Contra Squad - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Contra Squad também vai receber novidades. Com a décima sexta temporada de ranqueadas chegando nesse modo, finalmente teremos as lojas dinâmicas. Antes de cada partida a loja é formada com itens e armas diferentes, são quatro variações no ranqueado e mais uma para o casual. Isso garante que todas as partidas fiquem mais variadas e imprevisíveis. Era um pedido antigo da comunidade.

MVP da partida

FRee Fire - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Por fim, algumas novidades vão além do gameplay. Um exemplo é a nova tela de MVP da partida. Nem sempre é possível ganhar, mas dá para eliminar muitos adversários no caminho e fazer bonito. Se você for o melhor, no final do jogo vai ver seu personagem como o MVP da partida, que também será exibido para todos os outros jogadores da queda.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL