Topo

Sete documentários de games e eSports para assistir na Netflix e YouTube

Free To Play chegou à Netflix esta semana - Divulgação/Valve
Free To Play chegou à Netflix esta semana Imagem: Divulgação/Valve

Do START, em São Paulo

24/04/2021 04h00

O documentário Free-to-Play chegou recentemente à Netflix, mas não é o único sobre eSports e games disponível na plataforma de streaming ou online para assistir.

Separamos aqui outras ótimas seis produções documentais que mostram mais a fundo o universo de jogos e esportes eletrônicos.

Free-to-Play (2014)

Onde assistir: Netflix
Duração: 1h 15min

O documentário, produzido pela Valve, acompanha três jogadores profissionais de Dota 2: Benedict "Hyhy" Lim, Danil "Dendi" Ishutin e Clinton "Fear" Loomis durante o mundial do game, o The International, mostrando seus dramas pessoais para conquistar o título e o prêmio de US$ 1 milhão.

GDLK (2020)

Onde assistir: Netlix
Duração: 40 min (por episódio)

Narrada por Charles Martinet, o voz do Mario, essa série documental em seis episódios mostra a criação e desenvolvimentos dos videogames nos anos 1980 e 1990, e conta com entrevista com desenvolvedores como Toru Iwatani, o criador de Pac-Man e John Romero, um dos criadores de Doom.

Além dos Games (2020)

Onde assistir: Netflix
Duração: 1h 37 min

A produção discute a influência dos videogames na sociedade atual e a relação que muito de nós temos com a prática, explorando tanto o lado de quem cresceu jogando quanto dos pais preocupados com os filhos.

League of Legends - A Origem(2020)

Onde assistir: Netflix
Duração: 1h 17min

Ao completar 10 anos, o MOBA da Riot Games ganhou um documentário mostrando a criação e ascensão do game, um dos mais jogados do mundo, com depoimentos de fãs, funcionários da empresa e especialistas.

1983 - O Ano do Videogame no Brasil (2017)

Onde assistir: YouTube
Duração: 2h 23min

Fruto de uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo, o documentário conta como foi a chegada e produção dos primeiros videogames no Brasil, tudo a partir de materiais da época e depoimentos das figuras e empresários responsáveis em trazer os aparelhos ao país.

Game Changers (2016)

Onde Assistir: YouTube
Duração: 9 minutos (por episódio)

Produzido pela Vivo, o documentário aborda quatro profissões no universo de games, explorada em cada um dos quatro episódios: youtubers, acadêmicos, pro-players e desenvolvedores de games. Figuras famosas como BRKsEdu, Cellbit e o time da paiN Gaming participam do doc.

Paralelos (2016)

Trecho do documentário Paralelos - Reprodução/Red Bull - Reprodução/Red Bull
Trecho do documentário Paralelos
Imagem: Reprodução/Red Bull

Onde assistir: site da Red Bull
Duração: 6 minutos (por episódio)

Produzido pela Red Bull, a série documental em três episódios mostra como foi a popularização dos fliperamas no Brasil, ainda na década de 70, e é um dos poucos a explorar mais afundo a cena de games piratas no país que dura por décadas.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol