Topo

Após um ano de pandemia, Free Fire e Rainbow Six batem recorde de audiência

Liga Brasileira de Free Fire: crescimento de 126% nas visualizações - Divulgação/Garena
Liga Brasileira de Free Fire: crescimento de 126% nas visualizações Imagem: Divulgação/Garena

Gabriel Oliveira

Colaboração para o Start

15/04/2021 04h00

A Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) mal tinha iniciado sua primeira edição, no início de 2020, quando viu seus planos serem alterados pela pandemia de covid-19. Um ano depois, o evento encontrou um consolo: a audiência das partidas online mais que dobrou.

Esta é a segunda parte da série "Um ano de pandemia nos eSports". Confira a primeira, sobre o impacto em LoL e Valorant; e a terceira, sobre Counter-Strike

A transmissão da LBFF1, disputada por 12 equipes em um estúdio em São Paulo entre janeiro e março de 2020, atraiu 42,1 milhões de visualizações. Com o avanço do vírus, as finais ocorreram sem público, e a LBFF2, prevista para os meses seguintes, foi cancelada.

Já readaptada para uma estrutura 100% online, a LBFF3, entre agosto e novembro, mostrou a adesão do público ao novo formato: as transmissões chegaram a 60 milhões de visualizações. Na quarta edição, entre janeiro e março deste ano, um novo recorde: 95,5 milhões. Cerca de 126% a mais que a LBFF1.

O campeonato cresceu: em vez de 12 times, a LBFF já conta com 18 na Série A. Caso ocorresse presencialmente, seriam pelo menos 72 pessoas, fora equipe de produção e administração dos clubes.

Mundial Free Fire - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Free Fire World Series iria acontecer no Brasil; agora será em Singapura
Imagem: Divulgação/Garena

A crise sanitária também teve uma outra consequência dolorosa para os fãs. O Free Fire World Series de 2020, que aconteceria no Brasil, foi cancelado. O público torceu para que fosse apenas um adiamento para 2021, mas a Garena confirmou que o principal torneio internacional da modalidade agora acontecerá em Singapura, entre 22 e 29 de maio.

Haverá 22 equipes participantes, de 14 regiões. Considerando o atual status do Brasil como epicentro da pandemia, ainda não se sabe se as duas equipes brasileiras classificadas poderão entrar em Singapura. Em nota, a empresa declara que "irá garantir que todas as atividades estejam alinhadas com os protocolos de segurança e políticas de viagens em vigor".

Brasileirão de Rainbow Six também cresceu

Se o Free Fire World Series 2021 realmente acontecer, os fãs já podem se considerar privilegiados. Quem curte Rainbow Six teve que engolir quando a Ubisoft cancelou as finais da 11ª temporada da ESL Pro League, em São Paulo, no ano passado, e, depois, o Six Invitational em 2021.

A suspensão do Invitational ocorreu a poucos dias do início, porque a França, país-sede, fechou as fronteiras para pessoas de fora da União Europeia, como medida para tentar controlar uma nova onda de contaminação.

Rainbow Six - Divulgação/Ubisoft - Divulgação/Ubisoft
Brasileirão de Rainbow Six segue online, com recorde de audiência
Imagem: Divulgação/Ubisoft

Por aqui, o Brasileirão de Rainbow Six de 2021 tem sido disputado online, com dez equipes. Assim como ocorreu com Free Fire, a audiência média também cresceu mais de 100% em relação ao pico de 2020.

Em 2020, a fase de classificação e as semifinais do torneio nacional ocorreram pela internet. Já a final aconteceu na Max Arena, em São Paulo, em novembro, sem público presente.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol