Topo

Guns n' Runs: Novo jogo brasileiro une Megaman, Celeste e Metal Slug

Indie brasileiro chega à Steam no fim de março; jogo terá 200 desafios, 23 batalhas com chefões, modos inéditos e muitos easter eggs do universo do Rock?n Roll - Arte/UOL
Indie brasileiro chega à Steam no fim de março; jogo terá 200 desafios, 23 batalhas com chefões, modos inéditos e muitos easter eggs do universo do Rock?n Roll Imagem: Arte/UOL

Amanda Santos

Do START, em São Paulo

27/03/2021 04h00

Rápido e desafiador. É assim que Guns N' Runs, novo indie brasileiro da Statera Studio, chega aos PCs pela Steam em 30 de março. O título é um estiloso jogo de plataforma, ação e tiro, totalmente desenhado à mão em pixel art, com uma sequência de especiais e dashs frenéticos na tela.

Fizemos as contas: são 200 desafios e 23 batalhas contra chefões. A porradaria é embalada por uma boa trilha sonora que te coloca numa experiência imersiva e única com cada um dos 8 personagens.

Fundada pelos sócios Jonathan Ferreira, Anderson Halfeld e Julio Centeno, a Statera Studio é um estúdio independente do Rio de Janeiro, e já é conhecida por também estar trabalhando no jogo de luta Pocket Bravery. O título vem recebendo atualizações semanais nas redes sociais da empresa, e está previsto para ser lançado no ano de 2022.

Conversamos com os criadores para falar sobre o desenvolvimento do jogo, confira abaixo.

Rock'n Roll e Pancadaria

Guns N' Runs - Divulgação/Guns N' Runs/StateraStudio - Divulgação/Guns N' Runs/StateraStudio
Imagem: Divulgação/Guns N' Runs/StateraStudio

Não se engane se o nome não lhe soar estranho, saiba que não foi sem querer. Os desenvolvedores utilizaram de várias referências de bandas de rock no jogo. Desde o nome do jogo, títulos das fases, cenários, trilha sonora e até mesmo easter eggs em um dos achievements.

Ed Junior Statera Studios - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

A partir do momento que a ideia passou a estar com uma equipe, o foco do jogo passou a ser para o PC e os consoles. Além do mais, coisas novas foram incluídas no jogo, desde questões de refinamento nas ideias, até inclusões de modos de jogo, como a campanha, sobrevivência, perigo, galeria de imagens e até um music player
Ed Junior, co-criador de Guns n' Runs

Esquadrão Conspiracy

Guns N' Runs - Divulgação/Guns N' Runs/StateraStudio - Divulgação/Guns N' Runs/StateraStudio
Imagem: Divulgação/Guns N' Runs/StateraStudio
No universo de Guns N' Runs, você assume o papel de um dos agentes do Esquadrão Conspiracy, grupo tático em que você será o líder e comandará uma das maiores e mais perigosas invasões ao misterioso bunker no deserto do Atacama, no Chile.

Sua principal missão é o resgate da tecnopata Sofia, desaparecida há 17 anos após um sequestro. A jovem possui a habilidade que a permite manipular a tecnologia a seu favor. O resgate trará uma série de lutas e a ameaça de morte iminente.

O Homem-máquina

Durante as fases você terá que enfrentar Adrian, um prodígio tecnopata que controla um gigantesco exército de robôs. Pensando nos fãs de um bom jogo de luta, a Statera Studio trabalhou o jogo em cima do fator tempo sendo como o primordial. O jogador precisará ter um olho nos inimigos e outro no timer de cada sala, que possui um limite máximo para avançar.

Em Guns N' Runs os comandos são fáceis e acessíveis tanto para quem joga no joystick ou no teclado. Você pode pular, atirar, fazer o dash e utilizar o especial. Mas não se engane! Existem camadas de dificuldade que exigem de você uma profundidade maior das habilidades (ou cabeçadas frenéticas) para avançar de nível. Prepare-se para encarar algumas telas de continue após morrer.

Modos campanha, Sobrevivência e mais

Mais um afago aos fãs da categoria é a adição de outros modos para serem liberados além do modo Campanha.

  • No modo Sobrevivência, você precisa coletar tempo durante as fases para permanecer jogando enquanto destrói inimigos em busca do recorde.
  • No modo Perigo, você assume o controle de um 9º personagem em uma fuga alucinante de vida ou morte no estilo endless runner.

Este é o primeiro jogo que será lançado pela Statera Studio, em conversa com o START, os produtores mostraram estar ansiosos para conhecer o "lado de lá" e a recepção do público com algo lançado oficialmente.

Jonathan Ferreira Statera Studios - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Temos coisas planejadas, como um modo extra de alta dificuldade. Já pensamos até em um modo de construção de fases, no estilo Mario Maker, mas tudo vai depender do desejo do público e da quantidade de vendas do Guns N' Runs
Jonathan Ferreira, co-criador de Guns N' Runs

Se você é um bom fã de jogos no estilo de MegaMan, Celeste, Metal Slug e Super Meat Boy, fica nossa dica para Guns N' Runs. O fator do tempo limitado em cada sala é um ponto positivo para deixar o jogo extremamente desafiador e viciante.

Guns N' Runs - Divulgação/Guns N' Runs/StateraStudio - Divulgação/Guns N' Runs/StateraStudio
Imagem: Divulgação/Guns N' Runs/StateraStudio

Lançamento: 30/03/2021
Plataforma: PC
Preço sugerido: R$ 28 (15% de desconto na semana do lançamento)
Classificação Indicativa: Livre
Desenvolvimento: Statera Studio
Publicação: Statera Studio

*A cópia do jogo foi enviada pela assessoria da Statera ao START

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol