Topo

OPINIÃO

Yakuza: Like a Dragon - Dicas para valorizar sua empresa dentro do game

Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Daniel Esdras

Do GameHall

22/01/2021 04h00

Colocar a sua Ichiban's Holding em primeiro lugar no ranking das empresas mais valiosas de Yokahama é um dos minigames mais divertidos e recompensadores do Yakuza: Like a Dragon. Conduzir a empresa em todos os âmbitos, da contratação de funcionários até a condução dos investimentos é um pouco confuso no início, mas estamos aqui para te ajudar.

Completar esse minigame o mais rápido possível vai render mais de 15 milhões de Ienes para a sua conta e liberar a Eri para o seu grupo, uma das personagens mais poderosas do jogo. Se liga nas nossas dicas para não falir e conquistar o primeiro lugar nos negócios!

Crescendo sua lojinha

 Yakuza: Like a Dragon 1 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

No início, a sua companhia vai ser daquelas bem fundo de quintal, uma empresa familiar de venda de biscoitos. Toda a operação vai ser planejada no segundo andar da loja e o dinheiro é bem escasso.

O primeiro passo aqui é entender os indicadores da loja, que servem, inclusive, para todos os outros empreendimentos que você escolher abrir. Com o tempo você poderá gerir até cinco negócios ao mesmo tempo.

No menu de propriedades você pode ver os atributos da sua loja. O importante é ir aumentando o potencial de vendas ao mesmo tempo que atinge os indicadores necessários para cumprir essa meta.

O ícone do presentinho significa qualidade do produto, o do coração significa qualidade do serviço e a medalhinha a qualidade da marca, ou seja, o quão conhecida ela é.

Para cada novo upgrade no potencial de vendas você terá que melhorar esses três atributos também. Na barrinha de cada um deles mostra o quanto você precisa ter. Se não atingir os atributos, as vendas serão menores que o potencial da loja.

Para alcançar os atributos você pode dar upgrades na estrutura da loja ou melhorar os seus funcionários. Falaremos deles a seguir.

Funcionários

 Yakuza: Like a Dragon 2 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

A parte de funcionários é uma das mais importantes. Cada funcionário tem uma raridade, um nível, uma quantidade de pontos nos mesmos atributos que as propriedades, um tipo de ramo que são melhores e um tipo de argumento que podem defender na reunião com investidores que rola de tempos em tempos.

O cenário perfeito é ter um funcionário no nível máximo (30), trabalhando em uma loja do tipo que ele domina e motivado no máximo. Mas mesmo nessas condições, você ainda terá que fazer as escolhas corretas para manejá-los entre os seus empreendimentos.

Uma loja pode ter até três funcionários. O primeiro deles é o líder e todos os atributos deles somam para os da loja. Já os outros dois contribuirão apenas com um dos seus atributos, que você vê no próprio menu da loja.

O segredo aqui é conseguir manejar os funcionários de tal forma que todas as lojas consigam bater as suas metas em cada atributo.

 Yakuza: Like a Dragon 3 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Se você comprou a versão Deluxe do Yakuza: Like a Dragon, vai receber vários funcionários de elite, personagens de jogos passados da franquia. Eles tem salários altos, mas são tão bons que podem ser utilizados até o último momento do minigame.

Caso você tenha a versão padrão, terá de procurar funcionários melhores. Eles podem ser adquiridos dentro do próprio minigame ou sendo contratados na campanha normal do jogo. Vários virão através de missões secundárias, enquanto outros precisam ser convencidos pela cidade.

Reunião com investidores

 Yakuza: Like a Dragon - Reunião com investidores - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Depois de alguns dias de vendas, você precisará se reunir com os investidores. Se for bem sucedido, vai ganhar um impulso grande no valor das suas ações, que vai fazer você saltar no ranking. Se fracassar, ocorre o contrário e você perde muitas posições.

Basta entender como as coisas funcionam aqui e tudo vai dar certo. Primeiro, vá no menu Board e note que no lado esquerdo há três indicadores. Se você tiver vendido bem, estiver com os funcionários felizes e com uma boa quantia de dinheiro em caixa, vai ganhar um bônus enorme na hora da reunião. Nesse menu você também pode escolher os funcionários que vão te ajudar na hora de convencer os investidores.

Escolha sempre os funcionários com mais carisma, mas sempre tenha pelo menos um de cada cor. No lado superior esquerdo da cartinha deles dá para ver quais as cores. Isso porque no embate com os investidores, você precisará escolher o funcionário com a cor correta para rebater o argumento que é fraco contra a cor dele.

Seu objetivo é ficar com a aprovação de mais de 50% no fim da reunião, mas na verdade é bem fácil convencer todos os investidores antes. Assim que levantarem a mão para fazer perguntas, escolha o funcionário que é forte contra a cor da pergunta para poder rebater o argumento imediatamente.

Embaixo do número que aparece com o contador de tempo, há a cor que você pode usar a seguir para fazer um combo, vá escolhendo os personagens certos de forma bem rápida e você vai acabar com a vida dele. No canto esquerdo da tela há um indicador de qual cor é forte contra a outra.

Lembre-se de sempre entrar na reunião com todos os seus funcionários motivados, assim a recuperação da barra de argumentos, a laranja da parte debaixo da tela, será mais rápida. Se precisar, espere um pouco antes de escolher quem vai responder para que a barrinha preencha um pouco mais.

Oportunidades de investimento

 Yakuza: Like a Dragon - Investimentos - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Durante o passar dos dias, você vai poder escolher fazer alguns investimentos. Aparece um pequeno cheque com um custo e um valor que você teoricamente lucraria no futuro. Alguns deles vão dar certo, outros vão dar errado e você perderá o que investiu.

No início, não é bom ficar apostando nesses investimentos, pois a sua grana é curta é há muito o que melhorar no quadro de funcionários e lojas. A Erin geralmente dá a dica de quais as chances do investimento dar certo. A não ser que ela dê certeza de que tudo vai dar certo, é melhor não arriscar.

Empréstimos

 Yakuza: Like a Dragon Empréstimos - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Uma grande oportunidade de crescimento que você tem nesse minigame são os empréstimos. Se você pegar eles direto do banco, com uma taxa de juros bem baixas, é possível fazer muito mais dinheiro construindo um novo empreendimento e pagar todas as mensalidades sem problema.

Assim que começar, pegue o maior empréstimo possível no banco e gaste esse dinheiro construindo a sua segunda propriedade e dando os upgrades necessários para o negócio ficar bem rentável.

Por umas dez rodadas você vai ganhar pouco dinheiro, por estar pagando as mensalidades, mas assim que elas acabarem você vai ganhar muito e subir rapidamente no ranking. Essa técnica vale para todas as outras etapas da pirâmide.

Só evite pegar qualquer empréstimo dos outros três meios, que cobram juros abusivos e vão quebrar o seu negócio.

Propaganda é a alma do negócio

 Yakuza: Like a Dragon Report - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

De tempos em tempos será possível investir em propaganda. O valor assusta no começo, são dez milhões para vincular na TV, mas acredite, compensa, e muito. Você pode até dobrar o faturamento de cada um dos seus investimentos por quatro rodadas.

Essa é uma oportunidade que sempre que apareceu eu fiz questão de pegar. O retorno é muito grande e garantido, diferente da vida real, então não há nenhum risco. Só tenha certeza de estar com o seu potencial máximo nesse momento, mesmo que precise de pegar um empréstimo.

Dicas finais

 Yakuza: Like a Dragon Dicas finais - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

No início, deixe sempre a galinha como funcionário. Esse mascote pode virar matéria de TV de tempos em tempos, o que rende incríveis cinco milhões para a sua conta.

Sempre deixe todos os seus funcionários no máximo e motivação. É possível pressionar X (Xbox) / Quadrado (PlayStation) para fazer a recuperação automaticamente no menu de funcionários. É um custo pequeno que compensa nas vendas.

Se algum funcionário ficar sem loja para trabalhar, demita-o. É um gasto extra que você não pode ter no início. Só segure funcionários que você vai poder utilizar no futuro, como os de raridade ouro.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL