Topo

OPINIÃO

Cyberpunk 2077: 5 coisas que precisam melhorar no jogo (além dos bugs)

Cyberpunk 2077 - Reprodução/GameHall
Cyberpunk 2077 Imagem: Reprodução/GameHall

Gabriel Magalhães

Do GameHall

06/01/2021 04h00

O lançamento de Cyberpunk 2077 foi um dos mais conturbados dos últimos anos. Problemas técnicos levaram diversos jogadores a pedir reembolso e criadores de conteúdo a disponibilizar séries de vídeos e relatos referentes aos bugs do título.

Em meio a tanta confusão, pouco tem se falado sobre os pontos que o game tem a desenvolver e que estão além dos bugs. Sendo assim, nós separamos 5 coisas que Cyberpunk 2077 precisa melhorar para oferecer uma experiência mais refinada aos jogadores.

Cyberpunk 2077 Neon - Reprodução/GameHall - Reprodução/GameHall
Imagem: Reprodução/GameHall

A vida da cidade

À medida que se descobre o mapa, fica claro que Night City foi desenvolvida em etapas. Em Little China é onde temos os melhores NPCs. Ali a cidade realmente acontece. O fluxo de pessoas é elevado e tudo mais.

Em outros áreas do mapa praticamente não existem pedestres ou tráfego, não importa a hora que se passe por lá. Até na região portuária, onde tem várias fábricas e deveria ter muitos NPCs trabalhando e carros passando. Bem, não é o que acontece.

Cyberpunk 2077 carro - Reprodução/GameHall - Reprodução/GameHall
Imagem: Reprodução/GameHall

Destruição de veículos

A CD Projekt investiu muito tempo na dirigibilidade dos veículos do jogo, por isso é possível sentir o peso diferente dos carros e motos de acordo com o seu modelo. Entretanto, deixou de lado o realismo quando os mesmos são danificados.Com efeito, a destruição de veículos é pouco detalhada e passa longe do realismo.

Não é possível estourar pneus e os vidros se estilhaçam de uma vez ao levar bala, e nem mesmo a lataria tem desgaste coerente com os danos sofridos. GTA V, Watch Dogs 2 ou Just Cause 3 tem mais detalhes neste ponto do que Cyberpunk 2077.

Cyberpunk 2077 moto - Reprodução/GameHall - Reprodução/GameHall
Imagem: Reprodução/GameHall

I.A. da Polícia

A Inteligência Artificial da NCPD é realmente questionável. Os NPCs que deveriam proteger a cidade são apáticos. Por consequência, é muito fácil escapar de uma perseguição policial.

Por outro lado temos a desproporcionalidade da ação ostensiva ao chegar em 3 ou 4 estrelas. Isto é, aparecem drones e policiais absolutamente do nada. Em outras palavras, o jogo deveria aprender com GTA ou Watch Dogs, por exemplo. Nestes games o uso de força é progressiva, de acordo com seus crimes, o que dá um toque a mais de realidade.

Cyberpunk 2077 sala - Reprodução/GameHall - Reprodução/GameHall
Imagem: Reprodução/GameHall

I.A. dos cidadãos

A Inteligência Artificial dos cidadãos merecem um tópico específico, pois eles precisam ter um comportamento diferente das autoridades, como em qualquer game do gênero. Aliás, neste ponto Cyberpunk fica atrás de games como Fallout 4 ou Assassin's Creed Odyssey.

Cyberpunk 2077 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Em diversos momentos os NPCs não tem reações coerentes com o que está acontecendo. Às vezes eles se agacham com medo, sem estar correndo perigo ou, em situações de perigo, agem normalmente. Além disso, eles tem uma péssima reação no trânsito.

Outra coisa que chama a atenção são os NPCs que ficam parados no mesmo lugar como estátuas no meio da cidade.

Serviço de customização

Cyberpunk 2077 - Reprodução/START - Reprodução/START
Imagem: Reprodução/START

Para muitos jogadores este é ponto que mais precisa melhorar em Cyberpunk 2077. Dentro do game não é possível customizar o seu personagem. Dá para trocar a roupa e acessórios, mas cabelo, características faciais ou tatuagens, por exemplo, não podem ser modificadas depois que V é criado.

Outra ausência sentida é customização de veículos, ou seja, nada de alterar a cor dos possantes, muito menos dar aquela tunada. Num jogo deste tamanho e com esta proposta, todos esperavam por isso.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL