Topo

OPINIÃO

Zelda, The Sims e Resident Evil! Veja 5 jogos que combinam com 2020

2020 foi um ano cheio de jogos e alguns representam bem o que foram os últimos meses - Arte/GameHall
2020 foi um ano cheio de jogos e alguns representam bem o que foram os últimos meses Imagem: Arte/GameHall

André Franco

Do GameHall

28/12/2020 04h00

Não é segredo para ninguém que o ano de 2020 foi muito difícil: perdas, restrições e angústias foram motivadas pelo grande vilão dos tempos atuais: a pandemia de Covid-19. Em uma época em que muitas pessoas se viram forçadas a se confinarem, o entretenimento e o escapismo fornecidos pelos videogames se tornam ainda mais importantes.

E por diferentes razões, os jogos abaixo além de divertirem, simbolizam tanto o "annus horribilis" de 2020 quanto nosso sentimento de superação dele.

The Legend of Zelda Majora's Mask

The Legend of Zelda Majora's Mask - Reprodução - Reprodução
The Legend of Zelda Majora's Mask
Imagem: Reprodução

Lançado há exatos 20 anos, o clima estranho e, às vezes até soturno, de The Legend of Zelda: Majora's Mask casam bem com o foi os últimos meses do ano.

Em adição a tudo isso há o tema da opressão constante por parte da lua, sempre pronta a cair em 72 horas, o eterno regresso ao ponto de partida enquanto todas as ações essenciais não forem completadas. Se isso soa tão 2020, Majora's Mask, seja no original de Nintendo 64 ou no remake lançado em 2015 para Nintendo 3DS, é seu jogo.

The Sims

The Sims - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

The Sims é o jogo que personifica melhor uma das frases mais 2020 de todas, motivo de repetidas campanhas e apelos: "fique em casa".

Independente da edição preferida, The Sims é o "fique em casa" por excelência, implementado com competência todas as atividades típicas da existência doméstica, com o adicional de não precisar se preocupar com máscara e álcool gel.

Mesmo grandes reuniões familiares em torno da churrasqueira e da piscina (com a tradicional retirada da escada, quem nunca?) podem ser feitas com toda a zoeira pré-2020 que o jogador tem direito.

Por outro lado, todas aquelas decorações e reformas que o jogador passou o ano se prometendo fazer durante a pandemia (e que certamente farão parte das resoluções de ano novo) podem ser facilmente implementadas e instantaneamente trocadas nos games The Sims.

Resident Evil 3 (Remake)

Resident Evil 3 remake - Divulgação - Divulgação
Resident Evil 3 - Remake
Imagem: Divulgação

Em um ano marcado por uma pandemia causada por um vírus, impossível não lembrar de Resident Evil, e mais especificamente o remake de Resident Evil 3, o título mais recente da aclamada franquia da Capcom.

Ainda que as agruras de Jill Valentine sob os auspícios da malvada corporação Umbrella sejam distantes do mundo real, há um paralelo curioso com a realidade: em uma determinada parte do jogo, o jogador toma o controle de um desesperado Carlos que corre em busca de uma vacina. Por sinal, e sem spoilers, vacina é um elemento de grande importância na trama do jogo.

Trauma Center

Trauma Center - Reprodução - Reprodução
Trauma Center
Imagem: Reprodução

Menos conhecidos que as franquia anteriores, os jogos Trauma Center se diferenciam, para além do tema, por serem estrelados por personagens pouco presentes nos videogames, mas que ainda assim se mostraram vitais nos tempos atuais: médicos e enfermeiros.

Seja no Nintendo DS ou no Nintendo Wii, os games Trauma Center colocam o jogador para salvar pacientes em cirurgias muitas vezes críticas, e embora o foco do jogo seja em fraturas, há também situações causadas por vírus mortais e infecções.

Curiosamente, apesar do sucesso dos games, a Atlus, produtora dos games, não lançou outros títulos para plataformas subsequentes, seja da Nintendo, ou mesmo da Sony ou Microsoft. Isso porque nunca houve uma época tão propícia para um game Trauma Center como agora.

Animal Crossing: New Horizons

Animal Crossing: New Horizons - Reprodução - Reprodução
Animal Crossing: New Horizons
Imagem: Reprodução

Lançado em 20 de março desse ano, Animal Crossing: New Horizons foi um dos primeiros games lançados após as primeiras quarentenas serem decretadas mundo afora, e desde então, foi não apenas o maior sucesso da franquia da Nintendo como também um dos games de maior sucesso em 2020.

Se vendo de uma hora para outra obrigados a permanecerem presos em suas casas, milhões de jogadores encontraram em Animal Crossing o escapismo perfeito para a angústia e a incerteza de uma situação que até então não tinha solução à vista.

Leve, relaxante e cheio de opções de customização, New Horizons é um jogo perfeito para desligar a cabeça das tormentas de um ano muito difícil, para dizer o mínimo.

E você, leitor? Qual jogo simboliza esse ano de 2020?

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL