Topo

Free Fire: Operação Chrono coloca imagem de CR7 em comunidade de São Paulo

Free Fire Cristiano Ronaldo CR7 Jardim Peri São Paulo - Marcos Camargo/UOL
Free Fire Cristiano Ronaldo CR7 Jardim Peri São Paulo
Imagem: Marcos Camargo/UOL

Vinicius Amado

Colaboração para o START

24/12/2020 13h00

Qual a relação entre Cristiano Ronaldo e uma comunidade do fundão da Zona Norte de São Paulo, onde foi revelado o jogador brasileiro Gabriel Jesus? Por conta de uma ação da Garena para promover a "Operação Chrono", evento recente do Free Fire, o Jardim Peri agora é a terra de Jesus e CR7.

Em vídeo promocional revelado nesta quinta-feira (24), que conta a história de um menino que é apaixonado por futebol e Frifas, a Garena reuniu 20 influenciadores do cenário no Jardim Peri e apresentou uma colagem de Chrono, personagem do CR7 dentro do jogo, nos telhados de 76 casas da comunidade. O START esteve lá e contamos tudo sobre a ação.

A arte foi feita pelo Luan Cardoso, do NaLata, mesmo projeto que realizou a colagem do Gabriel Jesus em 2018, em ação da Adidas na mesma comunidade, e o painel de La Casa de Papel e Free Fire no Centro de São Paulo neste ano.

Para quem já achou o trabalho feito com colagem grande, era para ser ainda maior, como explica o morador do bairro Renato Duarte: "Devido aos procedimentos que vão acontecendo no decorrer do caminho, tivemos que diminuir um pouco a imagem, porque ia precisar ter muito mais papel, muito mais trabalho e muito mais dias para poder ser executado".

Operação Chrono em Jardim Peri

Parceria com os moradores

Renato Duarte e Alessandra Alves Free Fire Jardim Peri São Paulo - Marcos Camargo/UOL - Marcos Camargo/UOL
Renato Duarte e Alessandra Alves Free Fire Jardim Peri São Paulo
Imagem: Marcos Camargo/UOL

Além de morador Jardim Peri, Renato Duarte (40) é hoje Presidente da Associação do bairro, que auxilia a arrecadar alimentos e também está envolvida com outras ações com os moradores da região. Ele conta que, quando receberam a notícia do painel, não sabiam ainda quem seria o personagem famoso que seria colado no telhado das casas.

"Pelo fato de se tratar de uma comunidade, se você acaba falando, a notícia acaba se espalhando muito rápido. Então, em um primeiro momento, não falaram quem seria, falaram apenas que seria um personagem muito importante, mas acho que até por uma questão de sigilo para as pessoas poderem trabalhar tranquilamente, porque se não ia se tornar um transtorno, porque a criançada ia acabar pirando".

Gabriel Jesus é, sem dúvida, a figura mais marcante para os moradores do Peri, já que ele foi criado lá e conquistou o Brasil e o mundo com suas passagens vitoriosas no Palmeiras, Manchester City e seleção brasileira. Mas o Cristiano Ronaldo, mesmo sendo estrangeiro, é uma referência para as crianças.

Mural feito para Gabriel Jesus no Jardim Peri - REUTERS/Paulo Whitaker - REUTERS/Paulo Whitaker
Mural feito para Gabriel Jesus no Jardim Peri
Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker

Alessandra Alves (25) é formada em Educação Física e dá aulas de futebol na quadra que fica em frente a Associação. Ela conta que só o fato de ter o Cristiano ali e toda a ação que a Garena proporcionou para o bairro acabou atraindo mais alunos para o projeto.

"O Cristiano está nas telhas então eles falam disso o tempo todo", diz Alessandra. "E foi muito bom, porque como está muito relacionado com esporte, as crianças começaram a se achegar muito mais. Eu tinha cerca de 70 a 80 crianças, e agora eu acredito que já bateu 100 alunos", completa.

Segundo ela, porém, não é só diversão e bola rolando: "Aqui a gente é muito criterioso e eu sou muito rígida na questão de que se eles querem ter oportunidade eles precisam fazer parte. É uma das formas de tirá-los da rua e mudar a cabeça deles para não fazer coisa errada".

Free Fire CR7 Cristiano Ronaldo Jardim Peri São Paulo - Marcos Camargo/UOL - Marcos Camargo/UOL
Free Fire CR7 Cristiano Ronaldo Jardim Peri São Paulo
Imagem: Marcos Camargo/UOL

Por falar em futebol, parte de toda a Operação Chrono envolveu não só a reforma das casas que tiveram o Cristiano estampado, mas também a reforma da quadrinha de futebol, que fica inclusive de frente para a área da colagem.

A Operação Chrono de Free Fire envolveu a reforma das casas que tiveram o Cristiano estampado no telhado

Já no vídeo é possível ver um menino, Fabrício Gonçalves (13), que percorre a comunidade, enquanto interage com a nata do Free Fire: Cerol, El Gato, Nobru, Babi, Voltan, Playhard e tantos outros nomes do cenário.

Sobre a oportunidade de ficar ao lado de tantos ídolos, o garoto, que é Platina 4 nesta temporada, revelou que quase chorou: "Fiquei emocionado e muito feliz.

Vi que o Nobru deu o boné dele para uma menina, fui lá e pedi os óculos dele. Ele foi lá e me deu
Fabrício Gonçalves, morador do Jardim Peri

Fabrício Gonçalves Operação Chrono CR7 Free Fire Jardim Peri - Marcos Camargo/UOL - Marcos Camargo/UOL
Fabrício Gonçalves Operação Chrono CR7 Free Fire Jardim Peri
Imagem: Marcos Camargo/UOL

Para escolher as pessoas do bairro que participaram do vídeo, a Garena convidou crianças e pré-adolescentes moradores do Peri de até 12 anos, mas depois a seleção acabou expandindo e incluindo adolescentes de até 16 anos.

Já para selecionar de fato quem faria parte do vídeo e quem ficaria de fora, foi feita uma peneira, com entrevistas, para avaliar quem ficava mais à vontade com as câmeras.

Um dos fatores que ajudou na realização de toda a ação foi a parceria com a Associação Jardim Peri, que ajudou no contato com as famílias que tiveram a casa impactada, assim como com as crianças que participaram das gravações e também na segurança no dia em que os influenciadores foram para a comunidade gravar.

Segundo Renato, foi formada uma equipe com cerca de 50 pessoas na comunidade. "O meu trabalho, além de ajudar na organização junto com a rapaziada, foi praticamente direto na parte de segurança, por ser morador e por conhecer todo mundo", explica.

Free Fire da vida real

Para poder fazer imagens da colagem do Chrono nos telhados das casas, a Garena disponibilizou um voo de helicóptero para alguns veículos de imprensa.

Pensando nisso, as redes sociais do START fizeram um "Desafio Free Fire da Vida Real", que contou com panela, kit médico e até uma prancha de snowboard, que está presente no jogo no momento da queda dentro do jogo e que assustou até a piloto do helicóptero.

Para saber mais sobre a Operação Chrono no Free Fire e como conseguir o personagem de Cristiano Ronaldo, confira nosso guia!

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol