Topo

OPINIÃO

Valorant: 7 erros comuns que você deve evitar

Valorant - Reprodução
Valorant Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

09/12/2020 04h00

Valorant não é fácil de dominar e pode ser até frustrante para alguns jogadores mais novatos. Por outro lado, mesmo jogadores mais veteranos muitas vezes trazem "vícios" de outros jogos que acabam custando rounds nas partidas.

Neste guia buscamos os sete erros mais comuns que você deve evitar e damos dicas de como consertar essas falhas. O objetivo aqui é melhorar o seu desempenho no jogo, então vem com a gente.

Erro 1: Correr e atirar ao mesmo tempo

Valorant 1 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Valorant
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Assim que um round começa, você corre para a parede invisível da contagem e já fica louco para encontrar os adversários. Assim que é liberado, você dispara até um dos locais de plantar bomba, encontra um inimigo e, ainda correndo, tenta acertá-lo. Os tiros saem sem qualquer direção e o adversário pune, fazendo com que você espere um tempão até o round acabar, deixando todo o seu time na mão.

Valorant é um jogo tático, de muita precisão, cadenciado. Não atire quando estiver correndo. Assim que você topar com o adversário, pare, mire e então atire. Ao atirar correndo, você aumenta o recuo da arma e provavelmente vai errar boa parte dos tiros. Cubra um ângulo por vez e adote essa prática para melhorar.

Erro 2: Não posicionar a mira

Valorant 2 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Valorant
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Ser preciso nos disparos é um dos requisitos se dar bem em jogos de tiro como Valorant. São poucos segundos para eliminar o inimigo antes que ele faça do seu boneco uma peneira. Por conta disso não dá para perder tempo ajustando a mira no susto quando encontrar o adversário —esse é um erro muito comum dos iniciantes e que custa muitas vidas round após round.

Os bons jogadores mantém o costume de deixar a mira já na altura em que a cabeça do adversário vai estar e sempre tentam prever de onde ele vai sair. Em vez de andar com a mira baixa, procurando os inimigos só com os olhos, você deve sempre procurar com a sua mira, já posicionando o retículo onde a cabeça do adversário pode aparecer.

Essa prática não é fácil de incorporar no seu jogo, é preciso treino e tempo de adaptação. Abra o modo treino livre, coloque os bots que aparecem e desaparecem e treine para manter a mira sempre na altura da cabeça deles. Com o tempo, essa noção vai ser assimilada e você conseguirá já imaginar a posição da cabeça do adversário mesmo em superfícies elevadas nas fases mais verticais.

Erro 3: Ignorar o barulho

Valorant 3 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Valorant
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

O som é um dos elementos mais importantes do Valorant. Ouvir um adversário passando por cima ou se movendo para a sua direção dá vantagem para os bons jogadores. Aqueles que morrem todo round são os que ficam andando por aí sem ligar para o barulho que fazem.

Ao rotacionar para uma nova área, que pode ter inimigos, cubra os ângulos usando o Shift, que faz com que o personagem não corra. Chegar de surpresa no mínimo iguala as condições do combate, mas no geral vai te dar a vantagem de atirar primeiro, o que costuma ser fatal no Valorant.

Erro 4: Gastar todos os créditos sempre

Valorant créditos - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Valorant
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Os créditos no Valorant são utilizados para comprar os seus equipamentos, de armas a habilidades. O bom jogador é aquele que entende a economia do jogo e consegue observar os números do seu time e do adversário. Um erro comum é sempre utilizar todo o dinheiro disponível em todos os rounds, mesmo quando isso significa comprar armas ruins.

Uma técnica tanto do Valorant quanto do CS:GO é fazer os chamado rounds econômicos (Eco). A ideia aqui é não gastar dinheiro em um round, mesmo que signifique perdê-lo, para ter o suficiente no próximo para comprar um bom colete e uma arma melhor. Se o jogador ficar sempre gastando o dinheiro com equipamentos ruins, pode emplacar uma série de derrotas nos rounds, sem nunca se recuperar, já que vai estar sempre na desvantagem.

Outra boa prática é sempre conferir quantos créditos têm os adversários. Basta abrir a página de KDA com a tecla TAB para checar essa informação. Dependendo da vantagem do inimigo, você vai saber se deve ou não fazer um round eco e se pode ou não ser agressivo.

Erro 5: Não usar habilidades

Valorant habilidades - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Valorant
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

A grande diferença do Valorant para os outros jogos do gênero são as habilidades dos personagens. Cada um possui um kit delas, que conta até com um Ultimate que pode mudar a história do round. Ainda assim, muitos jogadores, principalmente os que vieram de outros jogos, não fazem questão de utilizá-las ou aprendê-las de fato, o que os coloca em desvantagem.

Antes de utilizar um personagem, especialmente nos jogos competitivos, entre no modo treino livre e teste bem as habilidades. Se possível, assista algum pro-player dando dicas de como jogar com determinado personagem, já que cada um dos arquétipos tem suas forças e segredos em determinados mapas.

Erro 6: Correr para desarmar a bomba

Valorant bomba - Reprodução/Youtube/Twocrafty - Reprodução/Youtube/Twocrafty
Valorant
Imagem: Reprodução/Youtube/Twocrafty

Uma das formas de ganhar em Valorant é desarmando a bomba que os adversários plantam. Um erro bem comum é, no desespero, entrar no local onde ela foi plantada e já correr para desarmá-la, sendo fuzilado pelos inimigos que só estavam esperando você aparecer.

Invadir um local de bomba é um processo meticuloso, que exige estratégia e trabalho de equipe. Decidam o que vão fazer e executem, eliminando os inimigos primeiro. Depois desarmem a bomba e levem o round para casa.

Erro 7: Não se comunicar

Valorant configurações - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Valorant
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Outro erro comum de jogadores, mesmo veteranos, é não se comunicar durante a partida. Por conta de orgulho ou até medo do que os outros membros do time vão falar, jogam calados e tomam suas decisões sem avisar os outros. Isso é uma desvantagem, principalmente na hora das ações mais cruciais do jogo, como invadir os locais de bomba.

Não tenha medo de falar com o seu time e procure manter uma conversa civilizada. Comunique-se bem para garantir que todos entendam o que você vai fazer e que também te avisem quando tomarem decisões importantes na partida. Se o ambiente estiver tóxico ou um jogador estiver atrapalhando, faça bom uso do botão de silenciar e vida que segue.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL