Topo

OPINIÃO

Demon's Souls: Dicas e segredos para morrer menos

Daniel Esdras

Do GameHall

07/12/2020 04h00

Demon's Souls Remake é o grande título next gen para o lançamento do PlayStation 5. Com gráficos de tirar o fôlego e a dificuldade elevada de sempre, ele já está entre os mais jogados da plataforma.

Aqui separamos dicas e segredos para quem está começando nesse gênero agora ou nunca jogou o Demon's Souls na geração do PS3. Se quer parar de morrer a cada dois minutos no jogo, só vem com a gente!

Classes para iniciantes

Se você está encarando o seu primeiro souls, saiba que essa é uma ótima porta de entrada. Aqui no Demon's Souls, como nos outros títulos da From que vieram na saga Dark Souls, você começa tendo que montar o seu personagem e escolher uma classe. Com várias opções, cada uma com itens, equipamentos e atributos diferentes, fica difícil saber por onde começar sem se arrepender.

A primeira coisa que você precisa saber é que essas "classes" iniciais são apenas um template para o início do jogo. Você vai poder moldar elas como quiser depois, dos atributos aos equipamentos. Na tela de criação, você está apenas escolhendo a forma como quer começar, principalmente pelos itens que esse personagem começa.

O Nobre, por exemplo, é uma boa escolha para iniciantes. Ele já começa com um feitiço e um anel que são uma mão na roda nessa parte inicial do jogo, principalmente pelo sistema de MP ao contrário do limite de conjuração dos jogos seguintes. Se você achar os movimentos da Rapieira que ele utiliza muito limitados, pode escolher uma das outras classes mais focadas em combate corpo a corpo, como o clássico cavaleiro. De qualquer forma, não existe uma escolha errada aqui, são apenas estilos de jogo diferentes para o início e que podem ser modificados depois.

Entenda o conceito de tendência

Demons Souls Artigo 01 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Demon's Souls
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Um dos marcos do Demon's Souls é o seu sistema de tendência, um para o seu personagem e um para a área em que ele está no momento. Colocando de forma simples, significa que, dependendo das sua ações, a área e o seu personagem podem ficar mais puros ou corrompidos.

Não há um medidor numérico que diz exatamente o quão puro ou corrompido eles estão, você precisa se guiar pela cor da bolinha com o ícone de um olho e uma lua ao lado da sua barra de vida e no menu de Tendência. Há implicações diferentes para um mundo totalmente puro ou totalmente corrompido, o mesmo para o personagem.

Morrer na forma humana em um mundo, matar seus NPCs e invadir outros mundos aumenta a corrupção da área em questão. Para purificá-la, você precisa matar os chefes do local e destruir eventuais invasores. Por conta disso, muitos jogadores voltam para o Nexus e se matam sempre que conseguem a forma humana, para evitar de morrer com ela no mundo e deixar a sua tendência corrompida. Lembrando que na forma humana você também pode ser invadido, o que aumenta a chance de morrer. Já no modo alma você não será atacado por invasores.

Já em relação ao seu personagem, funciona de forma parecida. Matando invasores e preservando os NPCs, você fica mais puro. Invadindo mundos e matando NPCs você fica mais corrompido.

Na prática isso traz algumas mudanças no cenário, inimigos e nos seus atributos. Uma área totalmente pura tem inimigos mais fracos e libera alguns locais repletos de itens preciosos. Um exemplo é o portão no lado esquerdo de Boletaria, logo na entrada. Se essa área estiver totalmente pura, ele estará aberto. Uma área totalmente corrompida terá inimigos com mais vida e eventuais novos inimigos.

Se o seu personagem estiver totalmente corrompido, terá bônus de dano ao invadir outros mundos. Um personagem totalmente puro ganha um bônus de dano .

Pesar o que é melhor para cada área e quando mudar a tendência delas e do seu personagem é com você e depende dos seus objetivos.

Explore todas as áreas iniciais das Arquipedras

Demons Souls Artigo 02 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Demon's Souls
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Assim que você vencer o primeiro chefe em Boletaria, vai liberar as Arquipedras no Nexus, que permitem ir para outras áreas. Para terminar o jogo, você precisa completar todas, mas não há uma ordem exata. Cada região conta com chefes e inimigos diferentes, que são fortes ou fracos contra um estilo específico de jogo.

Nossa dica aqui é explorar a área inicial de cada uma delas e ir modificando sua progressão de acordo com os resultados. Além de achar os locais mais fáceis para seu estilo de jogo, você também vai encontrar diversos itens explorando, que podem te dar a vantagem na hora de enfrentar um chefe. Explore até encontrar o chefe do local, se travar, vá para a próxima e veja se as chances serão melhores.

Crie uma build que faça sentido

Demons Souls Artigo 03 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Demon's Souls
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Como você viu acima, a forma como é possível criar as builds do Demon's Souls é bem flexível. No entanto, é importante que suas escolhas tenham sinergia para o personagem ficar poderoso e as lutas não ficarem mais complicadas do que já são.

Se vai investir no atributo força, o ideal é ter uma arma que escale com esse atributo. Na aba de atributos da arma, dá para ver o quão bem ela escala com Força, Destreza, Inteligência e Fé. O atributo vai de E (escala pouco) até S (escala muito bem). Uma arma que escala bem com força, equipada em um personagem com muitos atributos em força, vai derreter inimigos e chefes.

Uma dica aqui é gastar alguns bons pontos em Vitalidade e Resistência (colocar pelo menos 20 em cada) que vão aumentar seus pontos de vida e estamina. Esses dois atributos são o que vão mais influenciar na quantidade de erros que você pode cometer sem que a morte venha instantaneamente, tirando alguns casos de inimigos muito fortes.

Seguindo a lógica natural de focar no que faz o seu estilo de jogo mais poderoso, não tem erro, você vai ter boas chances de finalizar o jogo.

Melhore as suas armas

Demons Souls Aprimorar Arma - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Demon's Souls
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

A build não é só atributos e o tipo de equipamento em si. É possível melhorar as suas armas no Demon's Souls, fazendo com que elas até mudem o seu tipo de dano. Uma Claymore, por exemplo, pode ir para o caminho "Esmagador" no seu nível três, passando a escalar somente com força. Já no nível seis é possível modificar o tipo de dano dela com o caminho da Lua ou Abençoada. Depende da sua build e curiosidade.

Para melhorar sua arma, é preciso coletar uma porção de fragmentos, que você vai conseguindo a medida que avança no jogo. No Nexus existe um comerciante que melhora as suas armas de forma mais simples e na segunda Arquipedra, na região da Forja, há um ferreiro mais capacitado, que faz melhorias de caminhos únicos, como o Esmagador ou Dragão.

Se o jogo ficar muito difícil, lembre-se de tentar melhorar suas armas e atributos, resolve na maior parte das vezes.

Morrer faz parte

Demons Souls - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Demon's Souls
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Por mais dedicado que você seja nesse início, vai ser praticamente impossível passar das áreas sem morrer várias vezes. Você vai morrer para inimigos, para o cenário, por motivos bobos e também complexos, como o uso de um equipamento fraco para o momento. Tudo isso faz parte do aprendizado e o barato aqui é realmente ver a evolução e o quão melhor você vai ficando no jogo a cada desafio concluído.

A parada aqui é bem papo de coaching mesmo. Não desista logo de cara, há muitas coisas sensacionais em toda essa série para quem tiver um pouco de perseverança.

Dicas rapidinhas

  • Tente enfrentar sempre um inimigo por vez. Se você ver que há vários deles no horizonte, tente chamar a atenção de um por um.
  • O peso do seu inventário influencia no gasto de estamina e na fluidez da sua rolagem.
  • Gire os inimigos! Se você vai lutar corpo a corpo, erga o escudo e gire o inimigo buscando as costas dele. Se estiver posicionado certo, será possível dar um backstab que arrebenta com a vida dele.
  • Deixe sempre os itens que você não vai usar com um NPC que gerencia inventário no Nexus. Ele fica ao lado do ferreiro. Se ficar cheio nas regiões do jogo, é possível enviar itens para o ele diretamente pelo seu próprio inventário.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL