Topo

Astro's Playroom: Mais do que demo técnica, uma celebração de PlayStation

Astro"s Playroom é cheio de referências a videogames PlayStation antigos - Reprodução/START
Astro's Playroom é cheio de referências a videogames PlayStation antigos
Imagem: Reprodução/START

Bruno Izidro

Do START, em São Paulo

25/11/2020 04h00

Todo dono de PS5 provavelmente vai jogar Astro's Playroom, já que vem gratuitamente pré-instalado no novo videogame, e foi criado para demonstrar as funcionalidades do controle DualSense. Por isso, ele pode ser encarado mais como uma demo técnica do que um jogo em si.

Astro's Playroom parece despretensioso, até infantil, mas o que surpreende é que ele também celebra, de forma interativa, os mais de 25 anos de história de PlayStation.

Tutorial em forma de jogo

Game Astro's Playroom  - Reprodução/START - Reprodução/START
Fases têm desafios que ensinam a usar funcionalidades do controle
Imagem: Reprodução/START

Um dos aspectos mais interessantes e que muitos querem testar no novo PlayStation é o controle DualSense e suas novas funcionalidades: gatilhos adaptáveis e o feedback háptico, transmitindo para as mãos dos jogadores diferentes sensações.

A Sony bem que poderia criar um tutorial básico para demonstrar essas novas características, mas felizmente a empresa decidiu fazer isso na forma de um jogo, e o nome dele é Astro's Playroom.

O game é uma aventura 3D dividida em quatro mundos: Selva da GPU, Estrada da SSD, Campo da Memória e Termas da Ventoinha.

Com nomes assim, pode até parecer que cada fase vai ensinar sobre o poder tecnológico por trás do PS5, com teraflops, arquiteturas e outros termos chatos em uma espécie de Telecurso 2000 versão PlayStation, mas não.

Cada mundo é uma típica fase de jogo de aventura, quase que tirada de um jogo do Super Mario Odyssey: tem a fase da floresta, de gelo etc.

É nos desafios de plataformas e de obstáculos presentes nelas que Astro's Playroom coloca as novas funcionalidades do DualSense em prática.

Assoprar ao microfone do controle para um cata-vento movimentar algo; Mover o controle para controlar uma bola em um percurso de gelo e sentir a vibração simular o boneco andando na área ou em metal, e assim por diante.

Todo o design das fases é bem pensado para tirar o melhor proveito das novas características do DualSense, e são feitas de forma divertida e criativa.

Como uma demo técnica que se propõe a ser, Astro's Playroom cumpre muito bem o papel

O game poderia parar por aí, mas ele ainda se destaca como uma grande memória virtual do legado da marca PlayStation nos videogames.

Museu PlayStation

Astro's Playroom PlayStation - Reprodução/START - Reprodução/START
Astro's Playroom tem um museu virtual com todos os PlayStation
Imagem: Reprodução/START

O prêmio por concluir cada mundo de Astro's Playroom é ganhar uma representação dos quatro videogames anteriores da Sony, do PS1 ao PS4, e preencher um espaço chamado PlayStation Labo no game.

Em cada fase, há também itens escondidos, que são os vários acessórios que os videogames já tiveram —alguns pouco conhecidos. Por exemplo, você sabia que o primeiro PlayStation teve um mouse (e daqueles com a bolinha embaixo)? Ou que o portátil PSP tinha um adaptador de GPS?

Mouse PlayStation Astro's Playroom - Reprodução/START - Reprodução/START
Um dos acessórios de PlayStation antigos que podem ser achados nas fases
Imagem: Reprodução/START

Jogar Astro's Playroom se tornar um passeio pela própria história da marca PlayStation.

Quem é fã vai se lembrar de ter ou ver esses periféricos em revistas. Já quem não é tão ligado assim em games também ganha por saber curiosidades dos videogames anteriores e que foram importantes para que o PS5 existisse hoje.

Todas essas representações ficam expostas no PlayStation Labo, que acaba se transformando um museu virtual da história da marca.

Não só isso: por todas as fases de Astro's Playroom há diversas referências de jogos de sucesso do PlayStation. E não só de exclusivos como Infamous, Uncharted ou God of War. Os easter eggs e as paródias contemplam games como Metal Gear Solid, Tekken, Devil May Cry e Resident Evil.

Astro's Playroom - Referências de jogos

Até mesmos referências mais obscuras são lembradas pelas fases, como o pato amarelo da demonstração técnica do PS2 ou o modelo 3D do Tiranossauro Rex que vinha no CD de demos do PS1.

Astro's Playroom é cheio de homenagens ao legado que o PlayStation construiu durante os anos.

Um Astro de Mascote

Por muito tempo a Sony tentou emplacar um mascote. Afinal, Nintendo tem Mario. Sega tem Sonic e Xbox tem Master Chief.

Nos anos 90, personagens como Crash Bandicoot, Ratchet and Clank e Spyro até tentaram, mas nenhum deles deu muito certo. Pode ser que agora, finalmente, a mascote tenha surgido com o robozinho Captain Astro.

Astro's Playroom protagonista - Reprodução/START - Reprodução/START
Captain Astro é o protagonista de Astro's Playroom
Imagem: Reprodução/START

O personagem surgiu no game de realidade virtual Astro Bot Rescue Mission, para PlayStation VR, de 2018, e é extremamente carismático. Ele se diferencia dos outros robôs no game com seus detalhes em azul, a cor do PlayStation, e uma capa.

Astro's Playroom foi desenvolvido pela mesma equipe, o Asobi Team da Japan Studios, da própria Sony, e pela dedicação e cuidado colocado no game, parece cravar de vez o personagem como a nova cara do PlayStation. Bom, pelo menos já é a do PS5, o que está mais do que aprovado.

Astro's Playroom

Jogar Astro's Playroom foi uma tarde de sábado bem gasta e a maneira ideal de estrear o PS5, porque atende bem toda a animação de se ter um videogame novo em casa, experimentando as novidades legais que possui o aparelho possui ali, na prática.

De certa forma, a surpresa dele ser também uma memória de todo o legado de PlayStation só fez valorizar ainda mais o PS5 que estava ali na frente.

Ver todos os modelos de PlayStation do passado e lembrar de como me diverti com cada um deles foi uma sacada inesperada e genial da Sony. E mesmo para quem não tem essa nostalgia, é legal para conhecer mais de uma parte da história dos videogames.

Astro's Playroom é a primeira grande surpresa do PS5 e, o melhor, ninguém precisa pagar nada a mais para jogá-lo.

Astro's Playroom - Divulgação/Sony - Divulgação/Sony
Imagem: Divulgação/Sony

Lançamento: 19/11/2020
Plataforma: PS5
Preço sugerido: Grátis
Classificação indicativa: Livre
Desenvolvimento: Team Asobi
Publicação: Sony Computer Entertainment
Jogue também: Super Mario Odyssey, Crash Bandicoot 4: It's About Time

*PS5 usado para a análise foi enviado pela Sony ao START

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol