Topo

OPINIÃO

Free Fire: Youtuber Kailann ensina a jogar "com 5 dedos"

Reprodução/YouTube/KAiLANN TV
Imagem: Reprodução/YouTube/KAiLANN TV

Daniel Esdras

Do GameHall

22/11/2020 04h00

Para ser um bom jogador de Free Fire não há uma fórmula secreta, e é preciso treinar bastante e conhecer o jogo o máximo possível. No entanto, há algumas técnicas que podem melhorar bastante o seu jogo, nem que seja pela forma como elas te deixam confortável para dar o seu melhor.

Há jogadores que gostam de jogar usando apenas dois dedos, outros usam três e até quatro, mas pouquíssimos conseguem jogar com cinco dedos. Kailann, goiano ex-jogador da God e-Sports e da B4stardos de Free Fire, é reconhecido por introduzir a técnica no cenário competitivo do Brasil. Fomos atrás dele para descobrir as vantagens desse método e como treinar para conseguir jogar assim.

Por que usar cinco dedos?

Sks ?? #freefire

Uma publicação compartilhada por KAiLANN (@kailann_tv) em

Movimentar a tela do jogo, atirar, abaixar, coletar equipamentos, trocar de arma, correr e muitos outros comandos precisam ser utilizados para vencer uma partida de Free Fire. Se com um controle ou um teclado já não é fácil, imagina utilizando a telinha do celular.

O Kailann notou que, mesmo treinando para ficar mais rápido com a forma convencional, de dois ou três dedos, há o limite físico natural, em que você acaba perdendo tempo para levar o dedo até o botão necessário para executar uma ação. Com o uso de mais dedos, é possível executar mais ações instantaneamente, aumentando as suas chances de vencer um combate.

"Eu comecei jogando com três dedos e a longo prazo fui aprimorando, porque queria sempre melhorar minha movimentação no jogo. Com isso em mente já cheguei a jogar até com seis dedos, mas preferi manter nos cinco dedos. Fui o primeiro no Brasil que estourou jogando com cinco dedos e com isso fiquei superconhecido no cenário por conta do meu HUD 5 DEDOS", diz Kailann.

Com o sucesso da técnica, outros jogadores se interessaram e hoje há mais gente utilizando no cenário. O motivo, claro, são as vantagens que essa forma de controle traz. Com a velocidade para puxar o gel e trocar de arma, um jogador que domina essa técnica consegue se dar muito bem na hora de "rushar" os inimigos.

"A principal vantagem dessa técnica é que você consegue apertar mais comandos de uma vez. Um exemplo é colocar o gel mais rápido. Isso é superimportante na sua sobrevivência no jogo, e com mais dedos sobre a tela você tem essa vantagem de gel e movimentos. É um HUD mais pra RUSH", explica Kailann.

A única desvantagem que Kailann vê na técnica é a necessidade constante de treino. Em dos vídeos do seu canal explicando a técnica, ele deixa bem claro que no início você pode até se confundir com os botões. Outro problema da técnica é que ela depende um celular melhor ou um tablet.

"Infelizmente, a técnica de cinco dedos não funciona em 100% dos aparelhos pois tem celulares que não respondem a vários cliques na mesma hora. Mas em tablets e celulares bons tem uma grande vantagem sobre os adversários", explica o jogador.

Free Fire Kailann Técnica dos 5 dedos - Reprodução/YouTube/KAiLANN TV - Reprodução/YouTube/KAiLANN TV
Kailann demonstra a técnica dos 5 dedos em seu canal no YouTube
Imagem: Reprodução/YouTube/KAiLANN TV

Ajustando o HUD

Para conseguir jogar dessa forma é preciso modificar algumas coisas dentro do Free Fire também. O HUD (heads-up display) do jogo pode ser personalizado, e é exatamente por isso que o Kailaan ficou muito conhecido e fez com que seus vídeos passassem de um milhão de visualizações. O HUD dele é um dos mais utilizados para quem joga desta forma.

Eu inventei o HUD que uso no jogo , acredito que hoje uma boa parte da galera que joga com cinco dedos usa meu HUD pois ele é muito mais fácil para puxar armas, já que fica no meio da tela. Eu fui mudando várias vezes o HUD até chegar no estado que eu queria

Neste vídeo você encontra uma explicação precisa sobre como deixar o HUD para que fique confortável jogar com cinco dedos. Kailann explica porque centralizar o menu de armas, posição da granada para conseguir puxar o Gel rápido e tamanhos de cada ícone para não errar na hora de mudar os dedos. Há até dicas para ajustar o HUD de quem joga com menos dedos, confira:

Como treinar

Agora falta saber qual o melhor jeito de treinar para conseguir os melhores resultados com essa técnica. A primeira dica mais óbvia é utilizar o modo de treinamento para conseguir se adaptar com os comandos, o novo HUD e a forma de movimentar o seu personagem.

A dica de ouro mesmo é treinar no modo Solo versus Duo, em que você começa na desvantagem mas ela é maleável, já que são dois inimigos por equipe para enfrentar. Segundo Kailann, esse é o modo que mais fez ele evoluir no jogo.

"A dica que eu tenho para treinar é jogar o modo treinamento e o SOLO vs DUO, que foi o modo que eu mais treinei no Free Fire. Mantenha sempre os dedos bem aquecidos também."

E você, joga com quantos dedos no Free Fire? Conte sua experiência para a gente nos comentários!

Free Fire Kailann Técnica dos 5 Dedos - Reprodução/YouTube/KAiLANN TV - Reprodução/YouTube/KAiLANN TV
Kailann jogando com os "5 dedos" e mais um gatilho adaptado
Imagem: Reprodução/YouTube/KAiLANN TV

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL