Topo

O que streamers mais querem testar no PS5: controle, SSD e mais

BRKsEDU está bastante empolgado com o controle DualSense do PS5 - Bruno Izidro/UOL
BRKsEDU está bastante empolgado com o controle DualSense do PS5 Imagem: Bruno Izidro/UOL

Bruno Izidro e Kika Martini

Do START e Colaboração para o START

17/11/2020 04h00

Nos últimos dias, quem acompanha o mundo dos games só tem pensado em uma coisa: o novo PlayStation 5. Com lançamento marcado para esta quinta-feira (19) no Brasil, o console de nova geração promete.

Para aumentar as expectativas, conversamos com streamers e youtubers, alguns que já estão testando o videogame, sobre o que eles estão esperando do PS5, incluindo o novo controle DualSense.

Uma questão de controle

O DualSense é realmente um dos itens que mais chamam a atenção no novo console, ao ponto de a Sony abandonar o nome DualShock que acompanhava desde o primeiro PlayStation. Tudo por causa das novas tecnologias de resposta tátil (feedback háptico) e gatilhos adaptáveis.

Isso é o que está deixando o streamer Gabriel Totoro, também conhecido pelo canal Porta dos Fundos, mais animado para ter logo o PS5.

Gabriel Totoro streamer - Divulgação/Porta dos Fundos - Divulgação/Porta dos Fundos
Imagem: Divulgação/Porta dos Fundos

Eu tenho uma coleção enorme de controles de videogames (tenho até um Steam Controller) e estou muito afim de testar o Dualsense, principalmente com o feedback háptico. Parece besteira, mas isso tá me deixando muito curioso
Gabriel Totoro

Quem já está testando o Dualsense é o youtuber Eduardo Benvenuti, o BRKsEDU, que contou um pouco como está sendo essa experiência:

BRKSEdu youtuber - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Imagem: Reprodução/YouTube

O feedback háptico no L2 e R2 vai trazer uma imersão bacana em jogos diversos. Sentir a sensação de um freio travando através do L2 num game de corrida, ou a vibração de uma arma ao atirar com o R2, definitivamente vai ser interessante
Eduardo Benvenuti, o BRKsEDU

Rapidez de PC

Outra característica importante no PS5 é o armazenamento em SSD substituindo o disco rígido (HD), o que melhora o desempenho e tempo de carregamento dos jogos. Para o Youtuber Sidney "Sidão", esse é um ponto importante:

Sidão YouTuber - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Estou ansioso quanto ao uso do SSD em jogos da nova geração, como no caso do Spider-Man Miles Morales e Dark Souls Remake! Cheguei a ver em alguns vídeos que o loading do Spider-Man Miles Morales tem menos de 2 segundos! UAU!
Sidney "Sidão"

A nova geração está fazendo até a galera do PC ficar de olho, como o streamer de Fortnite Raulzito, que vê a diferença de performance entre computadores e consoles de videogames diminuírem:

Raulzito Streamer - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

De acordo com os benchmarks divulgados, a tendência vai ser uma possível migração do PC para os consoles ao longo dos próximos anos, em busca de desempenhos estáveis e maior acessibilidade a grandes títulos
Raulzito

Melhores experiências para jogos

Apesar de aspectos técnicos e acessórios inovadores chamarem atenção, no final das contas o que queremos saber mesmo é dos jogos. Para o YouTuber MaxMRM, o verdadeiro poder da nova geração serão construir novas experiências para jogos.

MaxMRM - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Em jogos como The Witcher 3 e Red Dead Redemption 2 nota-se que a falta de 'poder' acaba limitando um pouco o alcance da criatividade dos desenvolvedores e acredito que a nova geração irá abrir novos horizontes
MaxMRM

Os primeiros exemplos que podemos ter logo de cara com o PS5 é o game do Homem-Aranha, que foi lançado junto com o videogame nos EUA. Esse é o jogo que Elson "Shokito", do grupo Wakanda Streamers, está mais ansioso para testar:

Shokito streamer - Reprodução/Arquivo Pessoal - Reprodução/Arquivo Pessoal
Imagem: Reprodução/Arquivo Pessoal

Estou muito empolgado para Marvel's Spider-Man Miles Morales no PS5. Como um fã do 'miranha', ter um jogo do Miles, pra mim, é uma honra e é um sonho realizado, mesmo sendo uma aventura curta
Elson "Shokito"

Só que há quem queira também visitar o passado. Games de PS4 poderão ser jogados no PS5, mas a Monique Alves, do canal Resident Evil Database, espera também um pouco mais da Sony:

Monique Alves YouTuber - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Torço para que eles um dia considerem a retrocompatibilidade com jogos dos Playstations anteriores, além do PS4. Os consoles têm uma biblioteca tão vasta e nem todo mundo teve a chance de conhecer grandes clássicos do passado, ou gostariam de rejogar e não podem
Monique Alves

O PlayStation 5 será lançado no Brasil em 19 de novembro, com opção de dois modelos: o padrão, com leitor blu-ray e ao preço de R$ 4.699, e a edição digital, sem entrada para discos, no valor de R$ 4.199.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol