Topo

Xbox Brasil estuda trazer serviço de jogos pela nuvem xCloud ao país

xCloud permite games de Xbox no celular por streaming - Divulgação/Microsoft
xCloud permite games de Xbox no celular por streaming Imagem: Divulgação/Microsoft

Thaime Lopes

Colaboração para o START

09/11/2020 17h00Atualizada em 11/11/2020 17h24

Nos últimos anos a Microsoft tem investido em streaming de jogos pela nuvem, o resultado disso é o xCloud, serviço disponível para assinantes do serviço Games Pass Ultimate. Por enquanto, o recurso está em teste em 22 países —o Brasil não faz parte da turma, mas está no radar da Microsoft. Foi o que nos contou o gerente sênior do Xbox aqui no país, Bruno Motta, em uma entrevista.

Atualização: A Microsoft, por meio do blog Xbox Wire, confirmou que o xCloud chega ao país em 18 de novembro, ainda em fase de testes por meio do Xbox preview.

O xCloud é um serviço de streaming um pouco diferente, já que ele está disponível para celulares com sistema Android. Isso quer dizer que é possível acessar os games com poucos toques na tela do celular e ter o progresso salvo em sua conta para depois continuar a aventura no console.

"A gente sabe que o Brasil é um mercado de extremamente relevante para games e para mobile, então ele está no nosso radar de cloud gaming", disse o executivo em entrevista ao START.

Só que há um problema: a conexão com internet. Para o xCloud funcionar minimamente bem, sem lag ou perda de dados, é necessária uma conexão de no mínimo 10MB, uma velocidade que nem sempre é acessível estrutura e economicamente no Brasil.

Motta explicou que o Xbox está testando suas tecnologias nessa frente: "Aqui, assim como em outros lugares do mundo, há restrições tecnológicas. Sabemos que trazer o cloud gaming para cá será uma jornada, mas estamos aprimorando e testando nossa tecnologia em vários lugares do mundo e aplicando esses conhecimentos nas regiões em que ainda não estamos presentes".

Além da internet, a única outra exigência do xCloud é que o celular tenha sistema Android 6.0 ou mais atual. O controle é o mesmo utilizado no console e, como explicamos, o serviço está embutido no valor do Game Pass Ultimate.

Atualmente, todos os jogos incluídos no Game Pass —são mais de 100 títulos— estão disponíveis no xCloud.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol