Topo

OPINIÃO

Free Fire: Como gravar e editar os seus highlights de forma fácil

Free Fire - Divulgação/Garena
Free Fire Imagem: Divulgação/Garena

Daniel Esdras

Do GameHall

05/11/2020 04h00

Quem sonha em ser um produtor de conteúdo de Free Fire ou mesmo um jogador profissional precisa colocar a mão na massa e gravar suas melhores jogadas. Os famosos "highlights" são fundamentais para mostrar toda a sua habilidade e também movimentar seu canal de gameplays.

Para isso é preciso gravar a tela do seu celular, editar o vídeo e só então publicar. Se vocês está no grupo daqueles que têm vontade de mandar seus vídeos para a web e não sabe como fazer, este guia é para você. Vem com a gente!

Como gravar o seu highlight

O primeiro passo nessa jornada é gravar as suas partidas de Free Fire. Não há uma maneira de salvar o vídeo depois que a jogada já rolou, então é preciso ir gravando as suas partidas e depois editar o vídeo.

Você vai precisar de um aplicativo que grava a tela do seu celular. Para isso, ele precisa rodar junto com o Free Fire, ou seja: a operação vai exigir mais recursos do seu celular, o que pode deixar o jogo lento dependendo das configurações do seu aparelho.

Aqui vão alguns aplicativos que você pode utilizar para capturar a tela do seu celular de forma simples e rápida:

Mobizen

Mobizen - Reprodução - Reprodução
Mobizen
Imagem: Reprodução

Além de gravar a sua tela, ele conta com um editor simples dentro do aplicativo. É possível fazer a gravação usando a câmera do celular para colocar o seu rosto em algum local da tela, para ficar parecido com os formatos de stream.

O app já foi baixado milhões de vezes tanto na App Store quanto na Google Play.

Du Recorder

Du Recorder - Reprodução - Reprodução
Du Recorder
Imagem: Reprodução

Também disponível tanto para iOS quanto para Android, o Du Recorder é um dos preferidos da galera. Deixa gravar em HD, com som ambiente, e vem repleto de funcionalidades extras, incluindo um editor simples de imagem.

AZ Recorder

Az Recorder - Reprodução - Reprodução
Az Screen Recorder
Imagem: Reprodução

Com uma das maiores notas na avaliação dos usuários do Google Play na categoria, o AZ Recorder é a nossa dica final de app para gravar sua tela. Repleto de opções, ele permite fazer a captura com a qualidade que você precisa para não comprometer o desempenho do seu jogo e nem do vídeo final.

Como editar o seu highlight

Agora que você já fez a sua jogada campeã e gravou tudo usando um dos apps de captura de tela, é hora de deixar o vídeo interessante. A nossa dica é colocar pelo menos uma música legal de fundo.

Dependendo do app de edição que você escolher, é possível desacelerar o tempo na hora do tiro, adicionar transições legais entre as jogadas, dar zooms interessantes para mostrar algo que você achou importante na jogada e muito mais.

Aqui vão alguns apps fáceis de usar: neles você pode ir arrastando os efeitos para a linha do tempo do vídeo de forma bem intuitiva para deixá-lo da forma que quiser.

Kinemaster

Kinemaster - Reprodução - Reprodução
Kinemaster
Imagem: Reprodução

Assim que você colocar o seu vídeo no Kinemaster, ele vai iniciar uma linha do tempo separando a gravação quadro a quadro. Fica fácil cortar, colocar música, adicionar transições e colocar efeitos especiais para deixar seu highlight do jeito que você quer. Editor simples, mas com resultados impressionantes.

Filmora GO

Filmora - Reprodução - Reprodução
Filmora
Imagem: Reprodução

O Filmora GO também é muito indicado para editar os seus highlights, mas tem o probleminha de várias de suas opções serem pagas. Se você procura algo com mais opções e não se preocupa de gastar um pouco mais na qualidade, é uma boa opção.

InShot

InShot - Reprodução - Reprodução
InShot
Imagem: Reprodução

O InShot é o app mais simples da nossa lista. Sem dor de cabeça, ele permite adicionar música, fazer cortes e adicionar alguns efeitos. Como ele tem boa integração com o Instagram, pode ser uma boa opção se é para lá que você manda os seus highlights.

Como fazer um bom highlight?

A primeira dica é tomar cuidado com o tamanho do vídeo. Evite publicar algo grande demais, especialmente se as jogadas forem parecidas. Dependendo da rede social em que você for publicar, menos é mais e pode fazer o vídeo ir mais longe —principalmente em TikTok e Instagram.

Para conseguir mais jogadas bonitas, indicamos jogar no modo solo contra squad ou solo contra duo — embora sejam mais perigosos, dão chance de você eliminar mais jogadores em uma mesma jogada, deixando sua clipada mais legal. "Capas" difíceis, tiros de sniper e acontecimentos curiosos também dão bastante engajamento.

Finalize a sua edição com os macetes que te passamos acima e comece a sua caminhada para se tornar um criador de conteúdo de sucesso.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL