Topo

OPINIÃO

Curtiu Among Us? Confira outros 5 jogos de espionagem gratuitos para mobile

Among Us - Divulgação
Among Us Imagem: Divulgação

Thaime Lopes

Colaboração para o START

31/10/2020 04h00

Parece que todo mundo gostou dessa história de discutir com os amigos. Among Us virou um fenômeno dentre os jogos mobile, com mais de 54 milhões de downloads só em setembro, segundo o site Sensor Tower.

Com jogabilidade simples, o objetivo de Among Us é um só: descobrir quem é o impostor a bordo da nave espacial. Sabotando tarefas e eliminando os astronautas, o impostor tem como função, por sua vez, mentir bem e se defender de desconfianças alheias.

A simplicidade da história conquistou até celebridades e políticos. Agora, nós indicamos outros cinco jogos mobile que seguem a mesma linha do Among Us. É hora de juntar os amigos, mentir muito e acusar ainda mais.

Triple Agent (iOS, Android)

O jogo gratuito, disponível para iOS e Android e com suporte em português, exige de 5 a 9 players. Cada um recebe uma função: membro do serviço secreto ou agente duplo infiltrado.

Ao longo das rodadas, os jogadores recebem informações sobre os amigos, dando dicas esporádicas que podem ajudar a descobrir quem é o agente vilão.

São 10 minutos de acusações intensas, que terminam em uma reunião de votação para indicar quem seria o inimigo infiltrado. Se os agentes acertarem, eles ganham. Se acusarem a pessoa errada, o vilão é que sai vitorioso.

Two Spies (iOS)

Ainda no clima de espiões e agentes, o gratuito Two Spies se passa na Europa da Guerra Fria. Ele é mais complexo que Triple Agent: aqui os jogadores controlam informantes, cidades e capturam áreas do mapa.

É um jogo bastante completo, mas com partidas rápidas, que pode ser jogado localmente com um amigo ou então online. Uma das funções mais legais é a possibilidade de aumentar a dificuldade conforme for ficando expert no game.

São 11 mapas disponíveis e missões que indicam qual o objetivo dos agentes. Caso esteja perdido nas (muitas) variáveis, pode recrutar um bot para treino.

Two Spies só está disponível por enquanto para iOS e é necessário falar inglês —o jogo ainda não tem suporte para português.

Werewolf Online (iOS, Android)

Já ouviu a expressão "lobo em pele de cordeiro"? Pois bem, o WWO leva esse ditado para os celulares em uma grande treta entre moradores de uma aldeia e lobisomens sedentos.

São diversas funções: médico, pistoleiro, padre, detetive, vários níveis de lobisomens e até vidente. A ideia é simples: os aldeões precisam se defender dos animais, que por sua vez vão fazer de tudo para matar os humanos.

Rola muita discussão para votar em quem seria o lobisomem. Como os animais míticos se transformam à noite, toda essa treta rola durante o dia —quem for mais votado é enforcado.

As partidas contam com 16 jogadores, cada um com uma função e objetivo. A discussão acontece em um chat, com todo mundo acusando um ao outro. O jogo, gratuito, está disponível para iOS e Android, com tradução para o português.

Town of Salem (iOS, Android)

A cidade de Salem, que existe de verdade nos Estados Unidos, é conhecida pelos famosos julgamentos de bruxas mais de 300 anos atrás. A história se tornou tão popular que, mesmo tantos anos depois, a cidade ainda é sinônimo de misticismo.

Town of Salem, gratuito para iOS e Android, tem partidas de 7 a 15 jogadores. Cada player é colocado aleatoriamente em uma classe —Neutrals, Arsonists, Serial Killers, Mafia ou Town, os bonzinhos da história.

O objetivo como Town é descobrir quem são os vilões antes que eles te matem. O problema é que ninguém sabe a função dos outros jogadores, então a acusação rola solta.

São 48 funções para os jogadores, que variam entre papéis de médico e xerife até caçador de vampiros e bruxas, seguindo a linha do misticismo de Salem. Todo mundo tem a chance de acusar os outros e se defender, no maior clima de tribunal.

O mais votado, claro, morre. Só fica ligado: Town of Salem está disponível apenas em inglês e espanhol.

The Cult (iOS, Android)

Do mesmo desenvolvedor de Werewolf Online, The Cult é um jogo com partidas de 4 a 10 jogadores. Assim como em WWO, cada player recebe uma função no início de cada rodada: um membro da aldeia ou do culto.

Ninguém sabe os papéis dos outros jogadores, o que, de novo, leva a muita discussão. Os aldeões precisam realizar tarefas, que podem ser sabotadas pelos cultistas, então é necessário ficar atento a quem pode ser o inimigo.

O vidente é o único que sabe quem é quem e, para ganhar, os cultistas devem tentar descobrir sua identidade. É muita acusação e votação em cinco rodadas acaloradas.

O jogo está disponível em português gratuitamente para iOS e Android.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL