Topo

OPINIÃO

Sackboy no PS5: game quer conquistar "todo mundo" sem abrir mão do desafio

Sackboy é o bonequinho de pano protagonista da série LittleBigPlanet - Divulgação/Sony
Sackboy é o bonequinho de pano protagonista da série LittleBigPlanet
Imagem: Divulgação/Sony

Makson Lima

Colaboração para o START

26/10/2020 12h00

E lá se vão uns bons seis anos da última aventura de Sackboy e seus amigos em LittleBigPlanet 3. A Sumo Digital assume a responsabilidade, mais uma vez, de entregar a próxima grande aventura do bonequinho de pano, mas agora com várias mudanças. Será algo totalmente voltado a plataformas 3D para um ou até quatro jogadores simultâneos, sem os aspectos de personalização e criação da franquia principal.

Sackboy: Uma Grande Aventura fará parte dos títulos que acompanham o lançamento do PS5 (e com versão também para o PS4, inclusive com cross-play entre as plataformas) e parece muito mais interessante, por exemplo, do que Knack, game que acompanhou o lançamento do PS4 mas não conseguiu marcar presença.

START esteve em uma breve mesa redonda online com jornalistas e Ned Waterhouse, diretor criativo de Sackboy: Uma Grande aventura. Ele falou sobre o novo jogo, a franquia LittleBigPlanet e a ressurreição da era das mascotes.

A volta das mascotes?

Sackboy Uma Grande Aventura - Divulgação/Sony - Divulgação/Sony
Imagem: Divulgação/Sony

O sucesso recente de Spyro e Crash (que virou até integrante da Carreta Furacão), além do financiamento coletivo muitíssimo bem-sucedido de Yooka-Laylee, carregam um certo significado. O próprio Astro Bot da Sony parece se encaixar na ideia. Apelo para nostalgia, pura e simples? Não é como se alguns desses personagens não estivessem vivos durante esse hiato entre o passado e essa nova e revigorada fase.

A Sumo tem experiência com isso: já trabalhou no passado com Sonic, com o próprio Sackboy e até criou seu próprio mascote em Snake Pass. Quando questionei Ned exatamente sobre isso, e se Sackboy poderia ser inserido nesse ecossistema de alguma forma, a resposta acabou saindo um tanto pela tangente. "Aqui na Sumo somos grandes fãs do Sackboy. É um personagem muito querido em nossos corações. Tem sido um grande privilégio criar essa nova aventura para trazê-lo de volta ao PlayStation, criar um novo jogo de plataforma 3D para o personagem".

É sempre bom lembrar que, na era PS3, LittleBigPlanet recebeu 3 títulos numerados e dois spin-offs: Sackboy's Prehistoric Moves, criado especificamente para o PlayStation Move, e LittleBigPlanet Karting. Além dos jogos de PSP e Vita. E onde se encaixa Sackboy: Uma Grande Aventura entre todos esses? A ideia é conquistar um novo público ou resgatar fãs das antigas?

Sackboy Uma Grande Aventura - Divulgação/Sony - Divulgação/Sony
Imagem: Divulgação/Sony

Um jogo de plataforma para todo mundo jogar

"Nos dedicamos para criar o melhor jogo de plataforma 3D possível", diz Ned quando questionado sobre a falta do sistema de criação de fase presentes em outros jogos da franquia LittleBigPlanet. Fica claro que estamos lidando com algo diferente dessa vez, um jogo mais semelhante a Tearaway, até na perspectiva de câmera —o já clássico game da Media Molecule, sem dúvida, serviu de inspiração.

Sendo, então, um jogo de plataforma em 3D com visão isométrica e pensado para angariar o maior número de jogadores possível (modos cooperativos online e local já são uma forma de promover isso), como fica o nível de dificuldade? Precisei questionar sobre, afinal, dentro desse vasto gênero de videogames, o caldo pode engrossar rapidinho.

"Nosso objetivo com esse jogo: todos podem curtir. Pessoas de todos os níveis de habilidade podem se divertir. No começo, é sim tudo muito convidativo e acessível e o desafio aumenta conforme você se sente mais familiarizado com o personagem e o mundo ao seu redor, nas formas de interagir com tudo isso", explica Ned.

Sackboy Uma Grande Aventura - Divulgação/Sony - Divulgação/Sony
Imagem: Divulgação/Sony

Até aí, parecem fundamentos básicos para qualquer jogo de plataforma, certo? Até chegarmos no "no entanto".

Sackboy Uma Grande Aventura - Divulgação/Sony - Divulgação/Sony
Imagem: Divulgação/Sony

Ned continua: "temos consciência que fãs assíduos desse gênero procuram desafio, e nos certificamos de que o desafio estivesse lá para quem o procurasse. E vou contar como fizemos isso: Sackboy tem à sua disposição diversos movimentos e ações que não tinha antes. E o que o jogador pode fazer com isso? Combinar esses movimentos de diversas formas. Caso você queira terminar a campanha, isso é possível utilizando apenas alguns desses movimentos, dessas habilidades de Sackboy. Agora, caso você queira dominar todas as fases, encontrar todos os segredos, estabelecer as pontuações mais altas, então você terá que aprender absolutamente tudo sobre esse personagem". Desafio aceito!

Por tudo que foi divulgado sobre o jogo até aqui e pelo excelente histórico de criações da Sumo Digital, Sackboy: Uma Grande Aventura parece ticar todos os itens da lista para entregar um grande jogo de plataforma 3D, recheado de conteúdo e inserido nesse carismático universo de LittleBigPlanet. Estamos preparados para dar as boas-vindas de volta ao bonequinho de pano e seus amigos quando o jogo chegar ao PS4 e PS5 em 12 de novembro.

Sackboy Uma Grande Aventura - Divulgação/Sony - Divulgação/Sony
Imagem: Divulgação/Sony

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL