Topo

OPINIÃO

Valorant: Nerf na Operator e outras mudanças do patch 1.09

Veja as mudanças do patch do jogo que trará nerfs na Operator, buffs na Viper e mais - Reprodução/YouTube
Veja as mudanças do patch do jogo que trará nerfs na Operator, buffs na Viper e mais Imagem: Reprodução/YouTube

Daniel Esdras

Do GameHall

08/10/2020 04h00

Valorant continua a receber atualizações constantes para melhorar o seu conteúdo e balancear armas e heróis para os modos casuais e competitivos. A mudança da vez é o patch 1.09 que trouxe algumas modificações que vão impactar demais o cenário.

O maior peso aqui foi o nerf na sniper Operator, a melhor arma do jogo até então segundo o nosso ranking. A Riot não teve dó da arma que mata com um tiro e parece que a sua dominância no cenário vai diminuir bastante.

Se sua estratégia era juntar o dinheiro da Operator para vencer os rounds com seus tiros que matam na hora, a situação acaba de ficar um pouco mais complicada para você.

Confira o que mudou de mais importante:

Sem dó da Operator

Valorant Operator - Reprodução/earlygame.com - Reprodução/earlygame.com
Valorant
Imagem: Reprodução/earlygame.com

O patch 1.09 deu uma boa detonada na arma em todas as frentes. A primeira mudança é logo no preço. A Operator já custava caros 4500 créditos, mas agora vai custar ainda mais, 5000 deles. Sim, a inflação chegou até no Valorant.

A cadência reduziu de 0.75 para 0.6, a velocidade com mira desceu de 76% para 72% do total, o tempo ao ser equipada subiu de 0.3 para 0.5 e o dano nas pernas reduzido de 127 para 120.

Ficou mais cara, mais lenta, com menos margem para erro e muito mais arriscada de se "rushar".

Em um jogo convencional, o time que estava vencendo bem conseguia equipar uma Operator mais um colete por volta do round três e alavancar a vitória a partir daí. Jogadores conseguiam ser agressivos com a arma por conta da velocidade, e isso tudo agora já era.

A arma ainda é poderosa e será uma das opções mais escolhidas por times e jogadores, mas vai reduzir bastante o seu impacto no jogo.

Segundo Max "Orcane" Grossman, líder de design do jogo na Riot, a ideia é resuzir a vantagem absurda dela em algumas situações, como fazer o Peek ao pular e na troca de arma no meio do combate.

A questão de fazer o Peek ao pular é, inclusive, um problema com várias armas. Por conta disso, outra mudança desse patch é aumentar a dificuldade de mirar após pular. Uma mudança muito bem vinda e que vai exigir adaptação de veteranos.

Viper melhor do que nunca

Valorant  - Divulgação/Riot - Divulgação/Riot
Imagem: Divulgação/Riot

As mudanças desse patch também chegam para os agentes. Alguns ganham melhorias para tentar entrar mais no meta, enquanto outros vão sendo perdendo um pouco das vantagens que os deixaram fortes demais.

O Brimstone recebeu um pequeno aumento na habilidade Sinalizador Estimulante. Antes, quem ficava neste círculo criado pelo personagem recebia 10% de aumento na taxa de disparo, esse valor foi para 15%. A ideia é fazer com que o agente seja mais escolhido nas partidas.

Já a Viper vai ser melhorada mais uma vez. Na nossa lista de melhores personagens do Valorant, ela ficou na última posição. Com o tempo, foi recebendo mais melhorias e está melhor do que nunca, mas ainda bem abaixo do que poderia ser.

A Viper agora começará com o tanque de veneno completo, o que faz com que ela tenha mais eficiência da Parede Tóxica durante o round. Além disso, os debufs que o Veneno de Cobra causa ainda vão durar por dois segundos após o inimigo sair da área afetada pela habilidade.

Valorant Viper - Divulgação - Divulgação
Valorant - Viper
Imagem: Divulgação

Além dessas melhorias nas habilidades, ela ainda vai ter o dobro de velocidade de movimento enquanto conjura e vai equipar as armas mais rápido após lançar uma magia. Parece que finalmente ela terá o seu lugar ao sol entre os jogadores.

Burst Fire da Jett nerfado

Valorant Jett - Divulgação/RiotGames - Divulgação/RiotGames
Imagem: Divulgação/RiotGames

Jett, uma das personagens favoritas dos jogadores recebeu alguns nerfs. A Riot cortou a eficiência do Burst Fire a longa distância dessa agente.

Sua ultimate, "Tormenta de Aço", cria adagas que podem ser disparadas contra outros jogadores. Dá para jogar várias delas com uma precisão menor (ainda melhor em curtas distâncias). Segundo a Riot, muitos abates com essa habilidade estão acontecendo em distâncias maiores de 20 metros.

Valorant Jett - Divulgação - Divulgação
Valorant - Jett
Imagem: Divulgação

Por conta disso, agora o tempo para o Burst Fire aumentou, o dano vai diminuindo de acordo com a distância e o multiplicador de dano por headshot diminuiu de 3x para 2x.

Outra que recebeu um pequeno nerf foi a Reyna, por conta da sua eficiência com SMGs, segundo a Riot. Quando ela utilizar o seu ultimate, "Imperatriz", terá um ganho de 15% de taxa de disparo, em vez dos 25% que tinha antes.

Reyna Valorant - Divulgação/RiotGames - Divulgação/RiotGames
Imagem: Divulgação/RiotGames

Se você quer ver as demais pequenas mudanças e bugs resolvidos, basta clicar aqui para o changelog completo do patch.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL