Topo

Melody of Memory celebra a nostalgia da série Kingdom Hearts

Kingdom Hearts: Melody of Memory - Divulgação/Square Enix
Kingdom Hearts: Melody of Memory Imagem: Divulgação/Square Enix

Makson Lima

Colaboração para o START

28/09/2020 04h00

Dearly Beloved, Simple and Clean e Don't Think Twice são nomes desconhecidos para muitas pessoas, mas se você acompanhou as aventuras de Sora, Pateta, Donald sabe que estamos falando de músicas inesquecíveis.

Em Melody of Memory, essas e outras canções assumem o papel principal para celebrar Kingdom Hearts, uma das franquias mais marcantes dos games. O START conversou com os produtores do games, incluindo o lendário Tetsuya Nomura, criador e diretor da franquia.

Relembrando Theatrhythm

Melody of Memory chega em 13 de novembro para Xbox One, PS4 e Switch, celebrando a trilha sonora da série que se estende por mais de dezoito anos e diversos títulos lançados. Em termos de gameplay, é praticamente um "Guitar Hero Kingdom Hearts", com os personagens ocupando linhas na tela e golpeando as notas.

Há alguns anos, o Nintendo 3DS recebeu uma celebração semelhante a Melody of Memory, mas referente a outra grande franquia da Square Enix. Theatrhythm Final Fantasy e Melody of Memory compartilham a mesma figura central, Masanobu Suzui, que assume o papel de diretor ao lado de Nomura.

"O conceito central que destaca a série Theatrhythm, em que os jogadores podem relembrar experiências de jogos passados através de inúmeras canções maravilhosas, é algo que queríamos manter ao desenvolver este título" conta Suzui, confirmando a ideia de celebração por trás do novo Kingdom Hearts.

Kingdom Hearts: Melody of Memory - Divulgação/Square Enix - Divulgação/Square Enix
Kingdom Hearts: Melody of Memory
Imagem: Divulgação/Square Enix

Mas Final Fantasy tem seu próprio gameplay, distinto a cada nova iteração e também bastante diferente de Kingdom Hearts. Então, como será desta vez? Suzui explica: "abordamos todos os elementos do zero na criação de um Kingdom Hearts de ritmo e ação. Consideramos os elementos de jogabilidade que são esperados pelos fãs da série, focando em particular nos aspectos que envolvem a emocionante ação em um ambiente 3D, enquanto exploramos sistemas que seriam divertidos como um jogo de ritmo e ação."

"Além disso, assim como a série Theatrhythm preza e se esforça para fazer isso, garantimos que detalhes que despertam uma sensação de nostalgia — coisas que as pessoas que realmente amam KH irão apreciar — estão espalhados por todos os cantos do jogo" completa Suzui.

Kingdom Hearts: Melody of Memory - Divulgação/Square Enix - Divulgação/Square Enix
Kingdom Hearts: Melody of Memory
Imagem: Divulgação/Square Enix

Memórias transformadas em melodias

Outra figura de extrema importância para Melody of Memory é Ichiro Hazama, veterano na Square Enix e que também trabalhou em Theatrhythm, mas como produtor. Quando perguntei para Hazama e Suzui quais são suas composições favoritas dentro da série —e haverá mais de 140 faixas em Melody of Memory— foram bastante profundos. Afinal, Yoko Shimomura, a compositora principal dos jogos, é uma das mais celebradas e espetaculares nos videogames, e é mesmo muito difícil escolher preferidas dentre as originais e todas aquelas saídas diretamente das maravilhosas animações Disney.

Masanobu Suzui e Ichiro Hazama: Esta é uma questão muito difícil. É difícil decidir, mas vamos destacar três músicas. Uma é "Under the Sea". Embora todas as músicas do jogo tenham seu próprio apelo, estamos especialmente empolgados com o fato de os jogadores poderem desfrutar da música Disney exatamente como soa no material de origem em Melody of Memory.

Outra música que gostaríamos de destacar é "Vector to the Heavens", que acreditamos ser uma das músicas mais populares da série KH. A apresentação real dessa música no MoM foi feita de maneira maravilhosa e apresenta o piano lindamente, então esperamos que vocês estejam ansiosos por ela.

Se você está jogando no nível de dificuldade "Proud" e é capaz de jogar bem, a experiência certamente será ótima e emocionante. A última é "Simple and Clean"; Acho que não poderíamos deixar essa de fora, especialmente porque MoM é provavelmente a primeira oportunidade onde a música de Hikaru Utada poderá ser apreciada de forma interativa através de um jogo de ritmo e ação. No modo "Memory Drive", você também poderá curtir totalmente a música, juntamente a cenas memoráveis da franquia.

Kingdom Hearts: Melody of Memory - Divulgação/Square Enix - Divulgação/Square Enix
Kingdom Hearts: Melody of Memory
Imagem: Divulgação/Square Enix

Imaginar todas essas composições como parte central do jogo, nos faz pensar em quais personagens estarão presentes, afinal, o elenco de Kingdom Hearts é um de seus pontos altos. Suzui deu mais detalhes sobre isso: "Mais de 20 personagens aparecerão no jogo, mas haverá 12 personagens do grupo principal, com 4 grupos compostos por 3 personagens cada. A apresentação das habilidades usadas por cada líder do grupo será diferente, mas o efeito será o mesmo. Os jogadores podem desencadear ataques contra inimigos específicos a curto ou longo alcance ao inserir com sucesso o cristal de habilidade que aparece na música. Os personagens Disney também podem entrar na party como convidados em certos mundos Disney, incluindo o próprio Rei Mickey, se você usar um determinado item."

São muitas as perguntas que não querem calar: quais mundos estarão disponíveis em Melody of Memory? Haverá mundos novos? Teremos novos momentos na trama? E foi assim que Tetsuya Nomura entrou na conversa.

START: Haverá algum mundo Disney exclusivo para este jogo? Você pode falar sobre alguns dos mundos e personagens presentes?

Tetsuya Nomura: O conceito deste título é centrado na ideia de olhar para trás em tudo na série Kingdom Hearts, incluindo Kingdom Hearts III, então não haverá mundos ou personagens que ainda não tenham aparecido. Por outro lado, tentamos cobrir quase todos os mundos que os jogadores percorreram até este ponto.

Kingdom Hearts: Melody of Memory - Divulgação/Square Enix - Divulgação/Square Enix
Kingdom Hearts: Melody of Memory
Imagem: Divulgação/Square Enix

START: O jogo promete continuar a história de Kairi. Você pode comentar um pouco sobre isso?

Tetsuya Nomura: Como observado acima, estamos olhando para Kingdom Hearts até este ponto, então o foco principal não está realmente na "história de Kairi", mas sim em Kairi agindo como contadora de histórias enquanto revisitamos o passado. Este jogo é estruturado de forma bastante diferente de todos os Kingdom Hearts até agora; você verá como isso vai se desenrolar como um jogo de ação e ritmo, e a estrutura geral desta história ficará clara no final.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol