Topo

Após polêmicas, Ubisoft pede desculpas às escondidas antes de evento

Yves Guillemot é o CEO e um dos fundadores da Ubisoft - Reprodução/Twitter
Yves Guillemot é o CEO e um dos fundadores da Ubisoft Imagem: Reprodução/Twitter

Thaime Lopes e Bruno Izidro

Colaboração para o START e do START

10/09/2020 17h15

Nesta quinta-feira (10), a Ubisoft realizou o Ubisoft Forward, uma apresentação para mostrar novidades de seus jogos. Horas antes, o presidente da empresa, Yves Guillemot, resolveu pedir desculpas.

Isso porque a Ubisoft se envolveu em diversas polêmicas em 2020, tanto internas quanto em seus jogos. O pronunciamento, porém, aconteceu somente nas redes sociais e não no evento, que traria mais visibilidade para o assunto.

Uma das polêmicas em torno da Ubisoft foi sobre o ambiente de trabalho tóxico em vários de seus estúdios e acusações de assédio de funcionários.

Sobre isso, Guillemot pediu desculpas às vítimas, informando que a empresa está realizando ações para garantir que os valores e condutas da Ubisoft não sejam mais violados.

Yves Guillemot CEO Ubisoft - Christian Petersen/Getty Images - Christian Petersen/Getty Images
Yves Guillemot durante a E3 2017, quando a Ubisoft fazia uma das principais conferências da feira
Imagem: Christian Petersen/Getty Images

Desde que os primeiros casos começaram a vir à tona no primeiro semestre, vários executivos de alto escalão da empresa foram demitidos, incluindo o braço direito de Guillemot, Serge Hascoët.

Eu peço desculpas a todos que foram prejudicados. Estamos trabalhando para melhorar nossos sistemas e processos.
Yves Guillemot, presidente da Ubisoft

O CEO da Ubisoft também afirmou que investimentos serão feitos ao longo dos próximos cinco anos para garantir maior inclusão de minorias, como mulheres e pessoas de etnias diversas.

Outra polêmica foi com o jogo Tom Clancy's Elite Squad, um game mobile que foi acusado de apresentar um tom fascista.

Além disso, o jogo usou um símbolo recentemente muito ligado ao movimento Black Lives Matter (BLM) como bandeira de vilões terroristas.

Agora, o CEO admitiu que o conteúdo era inapropriado. Ele disse que a Ubisoft condena qualquer um que use os jogos da empresa para promover preconceitos.

Depois de jogadores criticarem a empresa pelo trailer do game mobile, a imagem do punho levantado foi removida na atualização de 1º de setembro.

Nós condenamos todos que usem nossos jogos para destilar ódio ou toxicidade. Nós apoiamos totalmente o movimento Black Lives Matter.
Yves Guillemot, President da Ubisoft

Em sua declaração, Guillemot informou que a organização apoia totalmente o Black Lives Matter e que eles fizeram uma doação para a NAACP, uma organização norte-americana que foca em direitos civis e na luta contra o racismo.

Desculpas às escondidas

No último Ubisoft Forward, no início de julho, o estúdio foi criticado por não falar sobre os casos.

Em defesa, eles disseram que tudo aconteceu "em cima da hora" e que não havia tempo hábil para inserir novos vídeos na transmissão do evento, que já estava pronta.

Ubisoft Forward - Divulgação - Divulgação
Ubisoft Forward é o formato online para apresentar as novidades da empresa francesa
Imagem: Divulgação

Agora, a empresa resolveu mais uma vez não trazer o tema para a apresentação, que tem muita visibilidade, e se conteve a publicar a declaração de Yves Guillemot nas redes sociais.

Em respostas a alguns usuários no Twitter, o perfil informou que a mensagem será incluída no VOD (o vídeo que fica gravado para ser visto após a apresentação) do Ubisoft Forward.

O que não justifica, porém, o pronunciamento não estar no evento transmitido ao vivo.

Confira a íntegra da fala de Yves Guillemot:

Olá a todos! Daqui a pouco vamos começar nosso segundo Ubisoft Forward. Nós criamos o evento como uma oportunidade para desenvolvedores e jogadores se unirem para celebrar a paixão por jogos.

Apesar disso, antes de começarmos, gostaria de dizer algumas palavras sobre problemas internos que vieram à tona recentemente.

Nesse verão (meio do ano), nós descobrimos que certos funcionários da Ubisoft não seguiam os valores de nossa empresa e que nossos sistemas falharam em proteger as vítimas desse tipo de comportamento.

Eu peço desculpas a todos que foram prejudicados. Nós estamos dando importantes passos para garantir que removeremos todas as sanções que violam nossos valores e código de conduta. Além disso, estamos trabalhando para melhorar nossos sistemas e processos.

Também estamos focados em aumentar a inclusão e diversidade em todos os níveis da companhia. Por exemplo, vamos investir US$ 1 milhão ao longo dos próximos cinco anos em nosso programa para graduados.

O foco é criar oportunidades para minorias, incluindo mulheres e pessoas de diferentes etnias para que eles possam trabalhar na Ubisoft.

Nós estamos no início de uma longa jornada. Será necessário tempo para fazer mudanças significativas, mas eu estou determinado a fazer tudo que estiver ao meu alcance para garantir que todos na Ubisoft se sintam bem-vindos, respeitados e seguros, além de reconstruir a confiança que nossas equipes, fãs e jogadores possuem em nós.

Além disso, no mundo todo, esse ano tem sido marcado pela inquietação social. Eu quero que fique claro: a Ubisoft defende a igualdade e respeito por todos.

Infelizmente, um de nossos games mobile [Elite Squad] incluía conteúdo impróprio. Esse tipo de erro não pode acontecer. Nós estamos criando proteções para prevenir que isso se repita no futuro.

Nós condenamos todos que usem nossos jogos para destilar ódio ou toxicidade. Nós apoiamos totalmente o movimento Black Lives Matter. Hoje realizaremos uma nova doação para o Fundo Legal de Defesa da NAACP.

Por fim, a pandemia continua a afetar vidas ao redor do mundo. Espero que vocês e seus entes queridos estejam seguros e cuidando uns dos outros. Estamos nessa juntos.

Aqui na Ubisoft, muitas de nossas equipes ainda estão trabalhando de casa. Estou muito orgulhoso da dedicação de todos, e de tudo que eles têm conseguido alcançar apesar das circunstâncias.

Para finalizar, gostaria de dizer que estou totalmente comprometido em liderar a mudança na Ubisoft e garantir que a gente sempre siga nossos valores dentro da companhia, na indústria e nos nossos jogos.

Sempre acreditei que bons jogos são capazes de unir pessoas e de promover um local seguro para expressão e crescimento pessoal. Isso é essencial - agora mais do que nunca.

Com isso em mente, espero que vocês gostem dos incríveis jogos que as equipes da Ubisoft têm desenvolvido. Obrigado

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol