Topo

OPINIÃO

Free Fire: 7 segredos para dominar o combate de perto

Usar granadas, entender o recuo das armas, aproveitar a visão aberta da câmera e mais: explicamos quais vantagens você pode aproveitar no combate a curta distância - Divulação/Retuit
Usar granadas, entender o recuo das armas, aproveitar a visão aberta da câmera e mais: explicamos quais vantagens você pode aproveitar no combate a curta distância Imagem: Divulação/Retuit

Daniel Esdras

Do GameHall

09/09/2020 04h00

Para se dar bem em qualquer modo do Free Fire é preciso saber combater em várias distâncias. Na trocação de perto, como em qualquer outra distância, há segredos e manhas para se dar bem.

Desde a escolha de armas até como se comportar antes e durante a treta. Separamos sete dicas valiosas que irão te ajudar a vencer esses confrontos com os inimigos e te colocar mais perto do sonhado Booyah!

Equipe suas melhores armas e vem com a gente:

Use a vantagem da câmera

Free Fire combate de perto 1 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Free Fire
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Muita gente pensa que trocar de perto é apenas um campeonato de "rush", onde basta correr para cima do inimigo e quem atirar primeiro ganha. Não é bem assim. Tanto quanto em combates de média distância, é possível usar as vantagens que a câmera em terceira pessoa te dá para escolher o melhor momento de atirar ou correr para cima do adversário.

Se for invadir uma casa, por exemplo, fique agachado na janela e use a câmera para ver a posição do inimigo. Por mais vezes do que você imagina, vai ser possível notar a posição do inimigo sem que ele te veja, o que vai facilitar muito o rush.

Só lute quando atirar primeiro

Free Fire combate de perto 2 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Free Fire
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Atirar primeiro é o que define a maioria dos combates de perto. As armas são rápidas ou super poderosas, então não dá para sair atrás. Por conta disso, você precisa garantir que o seu tiro seja o primeiro.

Para isso, o primeiro passo é focar em pegar os inimigos pela lateral ou costas. Se você for visto, é preciso fazer bom uso da parede de gelo. Se tomar um tiro, use ela imediatamente, não compensa trocar de perto se você foi alvejado primeiro. Se cure se for preciso e fique atento ao movimento do inimigo utilizando a vantagem da câmera. Use a furtividade da parede para se movimentar e tentar alcançar os lados dos inimigos e atirar primeiro, seus resultados vão ser muito melhores.

Granadas são sagradas

Free Fire combate de perto 3 - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Free Fire
Imagem: Divulgação/Garena

O inimigo também sabe jogar e se escondeu em uma parede de gelo ou uma árvore bem próxima, fico esperando até ele sair? Não! Use granadas. As granadas são essenciais não só para causar dano, mas também para obrigar o inimigo a se movimentar. Temos um guia com diversos segredos para o uso das redondinhas, basta clicar aqui.

Antes de invadir alguma construção, trabalhe as granadas também. Na trocação de perto, ter uma vantagem de vida ou posição vai fazer toda a diferença.

Controle o recuo

Free Fire combate de perto 4 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Free Fire
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Como o Free Fire tem auxílio de mira, muitos jogadores deixam de controlar o recuo, especialmente nos combates de perto, isso é um erro. Se você estiver utilizando as SMGs, como a MP40, por exemplo, não é bom segurar o botão de disparo por muito tempo. Use rajadas controladas, para garantir que todas as balas vão chegar o inimigo. Assim que a mira começar a se abrir, pare de atirar por um segundinho e atire de novo.

Além do mais, o seu foco aqui, como em qualquer outro momento do jogo, vai ser puxar capa. Então não é preciso muito tiro e quem ficar focando no peito do adversário vai ser abatido em segundos. Controle o recuo para garantir mais abates.

Saiba a arma do inimigo

Free Fire - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Free Fire
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Só porque estamos falando de combates em curtas distâncias, não quer dizer que é para encostar nos inimigos. Mesmo nesse tipo de combate, você vai ter que escolher o quão perto vai estar do inimigo para ter vantagem. Essa escolha depende não só da sua arma, mas também do inimigo.

Armas mais lentas vão permitir que você chegue bem perto. Se notar que o inimigo está com uma sniper, por exemplo, dá para colar e fazer o abate de perto. Caso o adversário estiver equipado com uma escopeta, não dá para chegar perto demais. Ou você terá que surpreendê-lo, ou trocar com uma arma com um pouquinho mais de alcance.

Troque de armas

Free Fire Artigo - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Free Fire
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

O Free Fire te dá a oportunidade de carregar duas armas principais, faça bom uso delas. Em combates de perto, é comum gastar suas balas rápido por conta das armas escolhidas. Pode acontecer do inimigo não morrer e também de outros adversários aparecerem. Em vez de esperar o tempo demorado de recarga da sua arma e provavelmente morrer, troque para a sua arma secundária e termine o serviço sujo.

Além disso, utilizar bem duas armas te deixa menos previsível. Carregue duas armas que funcionem em distâncias diferentes e você vai estar bem preparado para a maioria das situações que o jogo apresenta.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL