Topo

As artes macabras de um brasileiro que se inspira em games de terror

Silent Hill é uma grande inspiração para Odd Jorge - Arte/Odd Jorge
Silent Hill é uma grande inspiração para Odd Jorge Imagem: Arte/Odd Jorge

Makson Lima

Colaboração para o START

23/08/2020 04h00

Uma das vantagens dos videogames para o terror é comportar muitas possibilidades de figuras monstruosas. Franquias como Resident Evil sabem empregar seus monstros de uma forma que assustam e causam repulsa.

O artista 3D 'Odd' Jorge Fernando também sabe disso e usa os mesmos monstros que nos causam pesadelos, do horror corporal, em inspiração para suas artes, que valem sua atenção. Por isso, o START sentou para conversar com ele sobre as inspirações em Silent Hill e detalhar a criação de um Sonic macabro.

Vivendo da arte macabra

Mickey Bizarro arte brasileiro Odd Jorge - Arte/Odd Jorge - Arte/Odd Jorge
Imagem: Arte/Odd Jorge

"Desde pequeno eu sempre fui fascinado por monstros e coisas estranhas, e games sempre foram cheios dessas bizarrices, e eles mesmo que indiretamente influenciaram meu trabalho e gostos pessoais", conta o artista.

Só que, no Brasil, a área da ilustração e 3D ainda está muito ligada a publicidade e outros campos que não interessam Odd Jorge.

Artista brasileiro Odd Jorge - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Demorou um pouco até cair a ficha de que eu poderia ganhar dinheiro trabalhando com terror
Odd Jorge, artista 3D

Mídias sociais são uma janela para o mundo, pelo bem ou pelo mal, e Odd Jorge começou sua carreira macabra dessa forma, postando suas artes no Instagram e Facebook: percebi que, felizmente, a internet possibilita você trabalhar para outros lugares do mundo sem sair de casa."

Sim, seu trabalho é voltado para um nicho bastante específico, mas quem curte toda essa deturpação, o faz com muita dedicação. Assim, criações de artes encomendadas foram surgindo, mantendo Jorge bastante ocupado.

"O lugar onde eu mais me encontro é no terror, não porque acho perturbador e assustador, mas porque acho divertido, bonito e engraçado na maioria das vezes." Admirar a arte de Odd Jorge com tal relato em mente torna tudo um bocado mais assustador, é preciso admitir.

Relacionamento sério com Silent Hill

Nos videogames, Masahiro Ito é o papa profano para os admiradores de aberrações e monstruosidades. O criador das criaturas mais bizarras da franquia Silent Hill - dentre elas, nada menos que Pyramid Head - é uma fonte inesgotável de inspiração para Odd Jorge.

Seu trabalho fala por si só. São imagens que produzem som, exalam cheiro e evocam sentimentos dos mais conflitantes.

Arte Odd Jorge Marry Silent Hill 2 - Arte/Odd Jorge - Arte/Odd Jorge
Imagem: Arte/Odd Jorge

"Meu primeiro Silent Hill foi o 'quarto' (o The Room, Silent Hill 4, sacou?) e eu ainda o considero o mais estranho da franquia. Estranho de um jeito bom e perturbador" conta Jorge. "É como o jogo consegue bagunçar seu psicológico criando uma safe zone no seu apartamento para, mais tarde, destruir isso. É genial".

Mas quando a admiração se tornou inspiração para criação? "Faz alguns anos que pensei em fazer uma série de artes baseadas em algum Silent Hill, mas eu sentia que meu nível técnico ainda não estava lá para fazer jus aos designs originais" e foi só no começo de 2020 que Jorge sentiu sua técnica aprimorada o bastante para criar artes de Silent Hill 2.

O resultado você confere abaixo, quando o artista fala de seu processo criativo para cada obra. Fique até o final. A versão macabra de Jorge para Sonic não vai sair de sua mente tão cedo.

Licker (Resident Evil)

Arte Odd Jorge Licker Resident Evil - Arte/Odd Jorge - Arte/Odd Jorge
Imagem: Arte/Odd Jorge

"Sempre amei o design do Licker, simples e direto, mesmo sem saber o background desse monstro. A primeira vez que você encontra ele no jogo (Resident Evil 2), o seu visual já diz tudo, na minha opinião é o melhor representante do conceito principal por trás da franquia Biohazard. Tentei deixar essa fanart bem fiel ao design original, deixando apenas as proporções menos estilizadas e uma iluminação e shaders um pouco mais realistas".

Mannequin & Abstract Daddy (Silent Hill)

Arte Odd Jorge silent Hill - Arte/Odd Jorge - Arte/Odd Jorge
Arte Odd Jorge
Imagem: Arte/Odd Jorge

"Considero ambos a epítome do Uncanny Valley. O que o Masahiro Ito e os animadores conseguiram transpor com esses monstros é algo fenomenal, ainda mais quando você entende o significado deles na história de Silent Hill 2, com temas que giram em torno de sexualidade reprimida e abusos. O Abstract Daddy foi o que eu mais mudei em relação ao original, deixando a anatomia e a pele dele mais humana, e colocando uma cabeça inteira em vez de apenas uma boca na parte da frente, passando a ideia de serem duas pessoas em uma 'cama'"

Junji Ito

Arte Odd Jorge Junji Ito - Arte/Odd Jorge - Arte/Odd Jorge
Imagem: Arte/Odd Jorge

"A coisa que mais me chama atenção no trabalho do Junji Ito é que o terror dele muitas vezes é conceitual ou quase abstrato. O que muitos autores e artistas têm dificuldade de colocar em palavras ou imagens ele consegue tirar de letra, com traços relativamente simples, o que torna a obra dele mais impressionante ainda. Esses conceitos que são muito atraentes para mim, com certeza uma das minhas maiores influências, quase não acreditei quando ele retweetou algumas das minhas fanarts baseadas do trabalho dele"

Pyramid Head (Silent Hill)

Arte Odd Jorge Pyramid Head Silent Hill - Arte/Odd Jorge - Arte/Odd Jorge
Imagem: Arte/Odd Jorge

"Minha ideia foi trazer aquele character design perfeito para uma visão um pouco mais pessoal, com elementos que eu costumo colocar nos meus personagens. Ainda mantive aquele conceito abstrato por trás da pirâmide mas com uma pegada um pouco mais mórbida visualmente, adicionando crânios humanos e ossadas de animais nos detalhes da pirâmide. No corpo, tentei fazer algo menos humano, a anatomia é algo mais monstruoso, músculos distorcidos e a pele tem um aspecto mais 'frágil'. Tentei passar a sensação de um ser imponente e ameaçador não só pela musculatura mas também pela postura rígida e indiferente. Masahiro Ito é incrível, o trabalho dele sem dúvidas é umas das bases principais para o design de criaturas contemporâneo, até mesmo fora dos games"

Sonic The Filthy

Arte Odd Jorge Sonic - Arte/Odd Jorge - Arte/Odd Jorge
Imagem: Arte/Odd Jorge

"Essa arte nasceu por causa do quão estranha a fanbase do Sonic pode ser, se você for em alguns fóruns procurando por fanarts do personagem, a grande maioria vai ser representando o personagem de maneira sexual ou coisa pior, então eu criei algo que representasse esse sentimento de repulsa e escrotidão, e ninguém melhor para transpor isso do que o saudoso e problemático Filthy Frank (ex-youtuber). Inevitavelmente, independente dos motivos por trás, acabou virando mais uma arte bizarra do Sonic que alguém ir encontrar na internet".

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol