Topo

FIFA 21: "Dibradores", toco y me voy e mais: por dentro da jogabilidade

Modo FUT trará novos recursos para personalização dos clubes e 100 jogadores lendários disponíveis - Divulgação/EA
Modo FUT trará novos recursos para personalização dos clubes e 100 jogadores lendários disponíveis Imagem: Divulgação/EA

Tiago Alcantara

Colaboração para o START

13/08/2020 04h00

Um dos focos de FIFA 21 é trazer de volta os jogadores decepcionados com algumas das mecânicas que deixavam as partidas lentas e sem tanta emoção na versão atual do game.

Afinal de contas, por mais realista que o simulador seja, ninguém quer que suas disputas no FIFA Ultimate Team sejam sempre jogos feios.

A EA revelou nesta semana um trailer no qual aponta a nova direção do modo FUT e como ela representa um passo adiante na estratégia do game.


Além de focar na jogatina cooperativa, o trailer dá algumas pinceladas sobre as principais novidades de movimentação, física e ações dos jogadores durante os duelos. Para entender melhor o que muda em dribles, posicionamento, ataques e defesas, dissecamos as notas técnicas publicadas pelos desenvolvedores de "FIFA 21" no blog oficial do game.


É uma questão de personalidade

FIFA 21 - Divulgação/EA - Divulgação/EA
Imagem: Divulgação/EA

Para começar, os desenvolvedores fizeram questão de ressaltar que o simulador tinha um foco: garantir que os craques no game se comportassem de forma parecida com os atletas reais. Para atingir essa meta, o time aumentou a quantidade de atributos que o game consulta para cada ação.

Um exemplo dado no post oficial do game é que uma enfiada de bola antes era medida com base no talento de um jogador nos passes longos e curtos.

Na versão mais nova do simulador, esse mesmo tipo de jogada leva em consideração visão e postura - além dos dois tipos de passe. Segundo os desenvolvedores, essa ideia foi aplicada em diversas áreas diferentes.

Driblando com os dribladores

FIFA 20 - Divulgação/EA - Divulgação/EA
Imagem: Divulgação/EA

Para alguns profissionais, um drible bem dado é melhor do que um gol. Uma das formas de dar mais vida aos jogos no game é ressaltar características criativas do futebol. E o "Agile Dribbling" é uma mistura dessas duas ideias.

O novo recurso permite driblar segurando o botão R1/RB e movimentando o analógico esquerdo. A intenção dos desenvolvedores é que essa mecânica seja explosiva, ágil e fluída, facilitando a vida dos atacantes de forma natural. Todos podem usar o recurso, mas o sucesso das fintas vai depender da habilidade do jogador e dos atributos de cada atleta no game.


Talento nos dribles pode resolver situações complicadas na nova edição do game

Mais criatividade nessa corrida

FIFA 20 - Divulgação/EA - Divulgação/EA
Imagem: Divulgação/EA

Outro recurso que chama bastante a atenção no trailer de "FIFA 21" são as chamadas corridas criativas. Basicamente, o jogador vai ter mais controle de como um atleta sem a bola se movimenta. É possível direcionar as corridas para realizar um passe, uma ultrapassagem ou até fazer o pivô esperando pela passagem do companheiro.

"Toco y me voy": tabelinhas prometem ser mais fáceis e letais em "FIFA 21"

Jogo posicional?

FIFA20 - Divulgação/EA - Divulgação/EA
Imagem: Divulgação/EA

Outra novidade que o game traz com base na visão de tornar o simulador ainda mais real é uma melhoria na inteligência artificial dos boleiros virtuais. Assim, tanto na defesa quanto no ataque, os jogadores estarão mais taticamente conscientes da trajetória da bola durante as jogadas.

Jogadores com atributos maiores vão se posicionar de forma mais certeira para finalizar um cruzamento, em um dos exemplos dados pelos desenvolvedores. Da mesma forma, os melhores marcadores serão capazes de interceptar bolas de forma mais fácil.

Nó tático: em "FIFA 21", desenvolvedores promete jogadores mais inteligentes e parecidos com os atletas reais


O fim da cassetadas

FIFA20 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Não importa qual edição de FIFA você tenha jogado, o game sempre teve alguns momentos de "cassetada" por conta da física dos jogadores. A principal origem dessas situações caóticas é a colisão entre dois ou mais jogadores.

"FIFA 21" promete ter melhorado a movimentação e reação dos jogadores para evitar que jogadores caídos atrapalhem as jogadas. Além disso, quando acontecer uma trombada, o resultado deve ser mais natural na próxima edição do simulador da EA.

Antes, dois corpos poderiam ocupar o mesmo (e caótico) espaço em FIFA

O verdadeiro robozão

FIFA21 - Divulgação/EA - Divulgação/EA
Imagem: Divulgação/EA

Quem sempre sonhou em jogar contra os pro players mais famosos da modalidade tem um desafio para chamar de seu. O "Modo competidor" promete aumentar os talentos da IA de "FIFA 21" para replicar os comportamentos de alguns dos melhores profissionais do game.

O que isso significa? Que a máquina vai vender caro cada vitória, mudando sua mentalidade conforme o resultado do jogo, utilizando técnicas avançadas de drible e passes. Sim, um verdadeiro "para cima deles" robótico para tornar as partidas dos modos Carreira e Squad Battles ainda mais complicados.

Para deixar a vida ainda mais complicada, o game promete perfis diferentes de inteligência artificial, com times jogando em estilo mais defensivo ou ofensivo. Sim, esse modo nem chegou e já estamos achando ele um verdadeiro pesadelo ao estilo "Dark Souls para FIFA" ou algo assim. Mas, claro, tem quem goste de sofrer.

Fora os acréscimos dos devs

FIFA20 - Divulgação/EA - Divulgação/EA
Imagem: Divulgação/EA

Com base em feedbacks dos jogadores, os desenvolvedores também afirmam terem melhorado as animações para que a experiência de jogo seja mais ligeira. Os programadores ainda afirmam que melhoraram uma série de itens básicos, como cabeceios, disputas de jogo de corpo e o comportamento em diferentes situações de jogo. Com tantas mudanças, a expectativa da EA é que o jogo fique mais rápido e interessante.

Resta saber se isso tudo vai facilitar ou complicar a vida dos pro players e jogadores casuais do simulador de futebol. Ao que parece, a resposta vem no dia 6 de outubro, quando "FIFA 21" será lançado no PlayStation 4, Xbox One e PC.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol