Topo

OPINIÃO

Analisando Fall Guys como se fosse uma partida do próprio jogo

Fall Guys: Ultimate Knockout é pura diversão multiplayer; pena que os servidores ainda não estão preparados - Divulgação
Fall Guys: Ultimate Knockout é pura diversão multiplayer; pena que os servidores ainda não estão preparados
Imagem: Divulgação

Bruno Izidro

Do START, em São Paulo

12/08/2020 04h00Atualizada em 12/08/2020 22h07

Fall Guys: Ultimate Knockout é um daqueles jogos que surgem do nada para fazer sucesso. A ideia é simples: um multiplayer online para 60 jogadores que passam por diferentes minigames, eliminando as pessoas em cada fase até sobrar um único vencedor. Foi o suficiente para o jogo conquistar fãs e gerar memes nas redes sociais.

Mas agora vamos submeter Fall Guys às regras que ele mesmo criou. Será que o jogo da Mediatonic consegue sobreviver a um review no estilo Fall Guys?

Cada tópico deste review será como um "round" do game, explorando um aspecto específico de Fall Guys. Passou de fase? Vamos para o próximo tópico. Foi eliminado? Fim da análise.

No Coração do Gameplay

Objetivo: Fazer um jogo atrativo com jogabilidade simples

Fall Guys é fácil de jogar e também extremamente viciante, muito graças à simplicidade do jogo. Os controles, por exemplo, possuem só três ações básicas: pular, mergulhar (peixinho) e segurar algo. Pronto.

É nessa simplicidade que está a vantagem e a força da jogabilidade de Fall Guys. É isso que o faz ser mais atraente do que outros jogos de galera, como Mario Party ou Mario Kart.

Fall Guys como jogar - Bruno Izidro/Reprodução - Bruno Izidro/Reprodução
Imagem: Bruno Izidro/Reprodução

Pode parecer até estranho falar isso, mas muitas características de Fall Guys fazem dele um game mobile, só que rodando em um PS4 ou PC.

Ele tem uma filosofia de design muito vista nos jogos que encontramos nas lojas de Android e iOS: comandos simples, estrutura bem objetiva e direta ao ponto. Um ritmo de jogo que sempre deixa espaço para um "vamos mais uma".

Por isso não chega a ser uma surpresa saber que o jogo anterior do estúdio Mediatonic foi justamente um game mobile, uma versão deles de Clash Royale usando uma franquia de sucesso: Gears Pop!, lançado ano passado.

Como o jogo só depende de três botões, a sensação é que qualquer um pode vencer, mesmo não sendo lá o mais habilidoso com o controle. Isso não só aumenta a competitividade do jogo como acaba até atraindo também quem não é muito de jogar videogames.

Assim como em uma partida de Fall Guys, a primeira rodada é, normalmente, a mais tranquila para passar. Então, o resultado: CLASSIFICADO!

A seguir...

Que Fase!

Objetivo: Crie gincanas no estilo "Olimpíadas do Faustão"

Fall Guys tem mais de 20 fases/minigames, e um dos grandes trunfos do jogo é o fato de elas não serem nem um pouco chatas, mesmo se repetindo.

Isso porque o design delas, típicas de gincanas, dá ênfase para a competitividade e a imprevisibilidade do caos, fazendo com que cada partida seja uma emoção nova.

Mesmo os minigames mais simples, como as corridas de obstáculos, que são sempre as primeiras, podem causar essa sensação. A fase "Gangorras" já vai fazer você sofrer com as plataformas e quedas.

Fall Guys também sabe que o segredo para um partida divertida é colocar variedade: não basta ser só "Olimpíadas do Faustão", mas também é necessário um pouco de "Fantasia" ou "Passa ou Repassa", do SBT.

Por isso há sempre uma mistura de minigames individuais, que exigem certa habilidade, com outros de trabalho em grupo. Tem até mesmo minigame de memorização.

E mesmo que algumas dessas fases abram caminho para "falhas", como depender de sorte, nunca fica a impressão de que elas são completamente injustas ou impossíveis de serem completadas. Não há uma frustração real aqui.

As fases de Fall Guys

Outro fenômeno comum é que, quanto mais pessoas são eliminadas, mais a tensão aumenta com os minigames. Alguns só aparecem na última rodada, como o Rei da Montanha, em que é preciso segurar uma coroa ao final de um percurso.

Esse é o momento de colocar à prova tudo o que se aprendeu até chegar ali.

Fall Guys King of the Hill - Bruno Izidro/Reprodução - Bruno Izidro/Reprodução
Imagem: Bruno Izidro/Reprodução

A partir daí você já está completamente absorvido pelo jogo, ganhando ou perdendo. Parabéns, você está viciado em Fall Guys.

Por isso, o resultado dessa etapa não poderia ser outro: CLASSIFICADO!

A seguir...

Lançamento Certo

Objetivo: Saiba quando lançar o jogo na melhor data

Quem produz jogos sabe que tão importante quanto fazer um bom game é saber quando lançá-lo, e o sucesso de Fall Guys é o típico caso de estar no lugar certo, na hora certa.

Fall Guys PS Plus - Divulgação/Sony - Divulgação/Sony
Fall Guys foi lançado de graça na PlayStation Plus
Imagem: Divulgação/Sony

Já vimos algumas vezes como um ótimo jogo pode se prejudicar se for lançado em um data ingrata, no meio de grandes títulos juntos, como aconteceu com Titanfall 2, em 2016.

O game do Mediatonic chegou em 4 de agosto, em um mês sem grandes novidades ou próximo de lançamentos de peso. Além disso, ele lançou de "graça" no PlayStation 4 para aqueles que assinam o serviço PlayStation Plus.

Assim, Fall Guys pode receber a devida atenção e, talvez, chegar em um público que não alcançaria em outra situação.

Fall Guys é a febre do momento e não há termómetro melhor para medir essa temperatura do que ser o jogo favorito de streamers. No dia do lançamento do jogo, mais de 500 mil assistiam a Fall Guys na plataforma Twitch.

Nas primeiras 24 horas, mais de 1,5 milhão de pessoas jogaram o game e, nos dias seguintes, Fall Guys continuou entre os jogos mais assistidos na Twitch, à frente de GTA V, League of Legends e até Fortnite.

A produtora Devolver Digital também divulgou que o jogo vendeu mais de dois milhões de unidades no Steam, onde ele é pago, em menos de uma semana depois do lançamento.

Resta saber se essa será apenas uma paixão intensa de momento ou vai perdurar em um amor duradouro nos próximos meses. Há planos para temporadas e novidades para o jogo, pelo menos.

Nessa etapa, mais uma vez, o resultado não poderia ser outro: CLASSIFICADO!

A seguir...

Fuja do erro (do servidor)

Objetivo: Não deixe os jogadores frustados por problemas no online

Em Fall Guys é preciso estar online para jogar, já que não há nenhum tipo de campanha ou modo solo. Por isso sair de partidas por falhas na conexão com o servidor do jogo é bem problemático.

No lançamento, é normal, e até esperado, que aconteçam instabilidades assim, ainda mais em um jogo que chamou tanta gente e estava de graça no PS4.

Fazendo uma analogia com o acontece no próprio Fall Guys, essas falhas eram como aquelas pessoas que te seguram pouco antes da linha de chegada ou tentam te empurrar de uma plataforma. É uma sacanagem e expõe o pior do ser humano, mas faz parte do jogo.

Fall Guys segurar perto da chegada - Bruno Izidro/Reprodução - Bruno Izidro/Reprodução
Sempre tem aqueles que ficam na chegada só para segurar ou empurrar os outros
Imagem: Bruno Izidro/Reprodução

A situação só fica ruim mesmo quando, depois de dois, três dias, os problemas técnicos persistem.

Na versão de PC, que passou por algumas fases de beta, essas quedas não pareciam tão graves, mas ainda era comum encontrar erros de conexão nesta semana.

No PS4, essa mensagem era o que muitos jogadores recebiam depois de algum tempo jogando:

Fall Guys Erro - Bruno Izidro/Reprodução - Bruno Izidro/Reprodução
Imagem: Bruno Izidro/Reprodução

Tudo ficava pior quando se estava em um grupo de amigos, que sempre desfaziam a equipe também após o erro, gerando frustração e, não mais de uma vez, desisti de jogar para tentar no dia seguinte.

Os próprios desenvolvedores admitiram o problema e Fall Guys chegou a passar por algumas manutenções para dar conta de tanta gente querendo jogar ao mesmo tempo.

"Pedimos desculpas pelo experiência ruim de hoje.

Vimos algumas melhoras conforme consertamos as coisas, mas com o número recorde de jogadores hoje, novos problemas surgiram.

Estamos entrando agora em modo de manutenção para implementarmos uma solução de prazo maior".

Dependendo do minigame, cair algumas vezes em Fall Guys não chegar ser um problema, ainda pode haver chances de ser classificado. Só que ter diversas quedas seguidas e, não importa o quanto se esforce, a eliminação é certa. Nesse casso, as quedas foram nos servidores do jogo.

Por isso, eis o resultado: ELIMINADO!

Resultado Final

Fall Guys Coroa - Bruno Izidro/Reprodução - Bruno Izidro/Reprodução
Imagem: Bruno Izidro/Reprodução

Foram três "rounds" em que Fall Guys se classificou com folga, provando que é um jogo excelente e que contou um pouco também com a sorte, como todo jogador de Fall Guys precisa ter de vez em quando.

Só que, assim como acontece em uma partida do próprio jogo, o inesperado fez ele cair perto do fim, na quarta fase.

Fall Guys Eliminado - Bruno Izidro/Reprodução - Bruno Izidro/Reprodução
Imagem: Bruno Izidro/Reprodução

Isso significa que Fall Guys é ruim? De forma alguma. O game faz de uma jogabilidade simples e fases criativas uma experiência de gincana com a galera que prende por muitas horas (se os servidores não caírem). Além de se encaixar perfeitamente nesses tempos de quarentena.

No final, as experiências ainda valeram alguns Kudos (a moeda virtual no game), que vão ser facilmente trocados por uma roupinha de "Surpresa do Ano" para Fall Guys.

Fall Guys Cover Art - Reprodução/Twitch - Reprodução/Twitch
Imagem: Reprodução/Twitch
Lançamento: 04/08/2020
Plataforma: PC (Steam) e PS4
Preço sugerido: R$ 37,99 (PC ) e R$ 83,50 (PS4, de graça para PS Plus em agosto 2020)
Classificação indicativa: Livre
Desenvolvimento: Mediatonic
Publicação: Devolver Digital
Jogue também: Série Mario Party

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL