Topo

PS5 e Animal Crossing são temas de games mais comentados no Twitter em 2020

O sucesso de Animal Crossing: New Horizons durante o isolamento social refletiu em números no Twitter - Divulgação
O sucesso de Animal Crossing: New Horizons durante o isolamento social refletiu em números no Twitter Imagem: Divulgação

Bruno Araujo

Colaboração para o START

10/08/2020 10h20

Resumo da notícia

  • Relatório da rede social analisa os meses de janeiro a junho de 2020
  • Brasil é o quarto país que mais fala sobre jogos no mundo
  • MIBR é segunda equipe de esports mais comentada no Twitter
  • Call of Duty é tópico mais acompanhado que Fortnite e Minecraft

A revelação do design do PlayStation 5 e o sucesso de Animal Crossing como "game para jogar na pandemia" foram os assuntos de videogame mais comentados no Twitter entre janeiro e junho de 2020.

Os dados foram revelados pela rede social na quarta-feira (5), e mostram ainda o Brasil entre os 10 países que mais falam sobre jogos pelo Twitter, atrás apenas de Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul.

Os países mais gamers no Twitter:

  1. Japão
  2. EUA
  3. Coreia do Sul
  4. Brasil
  5. Tailândia
  6. França
  7. Reino Unido
  8. Índia
  9. Espanha
  10. Filipinas

VIDA NA ILHA E FUTURISMO

Animal Crossing: New Horizons, mais recente jogo da Nintendo sobre decorar sua casa, explorar a natureza e ser extorquido pelo Tom Nook, saiu em 20 de março para o Switch, momento que coincidiu com a recomendação de isolamento social por conta do aumento no número de casos da Covid-19. E o Twitter foi um dos lugares de destino para os jogadores combinarem encontros e, é claro, descobrirem quais ilhas pagavam mais pelos famigerados nabos.

Já o PS5 Showcase, em junho, foi o evento digital que enfim apresentou o visual do PS5 —e gerou uma avalanche de reações e memes com a aparência meio roteador, meio Torre de Sauron, do console de nova geração da Sony.

Segundo o Twitter, foram publicados mais de 1 bilhão de tweets sobre games nos primeiros seis meses do ano —um aumento de 71% no volume de conversas e de 46% em autores únicos em relação ao mesmo período de 2019.

Gráfico Twitter - Divulgação/Twitter - Divulgação/Twitter
Números do Twitter mostram o picos referentes a Animal Crossing e PlayStation 5 no primeiro semestre
Imagem: Divulgação/Twitter

Na função Tópicos, que permite acompanhar tweets de contas especializadas em certos assuntos, Gaming e Esports naturalmente lideram a tabela. Mas logo atrás vem Call of Duty como um tópico mais popular que Fortnite e Minecraft.

Os tópicos de Gaming mais populares no Twitter:

  1. Gaming
  2. Esports
  3. Animal Crossing
  4. Call of Duty
  5. PlayStation
  6. Nintendo
  7. Fortnite
  8. Xbox
  9. Minecraft
  10. Pokémon

RESENHA DIGITAL

No campo dos esportes eletrônicos, a Faze Clan foi a equipe mais comentada no Twitter entre janeiro e junho de 2020. A organização é tradicional em uma série de modalidades, conta com o brasileiro Marcelo "coldzera" David e em maio viu Olof "olofmeister" Kajbjer Gustafsson, um dos jogadores mais prestigiados de Counter-Strike: Global Offensive, deixar o elenco titular do time.

Mas as orgs BR não fizeram feio. A MIBR aparece na segunda colocação, com a paiN Gaming em quarto, o Flamengo Esports em sexto e a Furia Esports na décima posição.

E3 PELA INTERNET

A pandemia de Covid-19 fez com que vários eventos do calendário da indústria de games fossem cancelados e adaptados para o digital.

O PS5 Showcase foi o mais comentado, mas Xbox e Ubisoft também deram seus pulos já em julho e figuraram no top 5 do Twitter —e com direito a mais uma dose própria de zoeiras.

No entanto, foi o evento da EA que provavelmente concluiu uma das maiores piadas da internet em termos de games: o anúncio, enfim, de Skate 4, porque quem espera sempre alcança, mas quem é esse jogo perto de Charlie Brown Jr. em Tony Hawk's?

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol