PUBLICIDADE

Topo

Free Fire: Como usar a furtividade para surpreender os inimigos

Descubra como jogar no estilo furtivo e abater seus alvos com rifles snipers e metralhadoras - Divulgação/Garena
Descubra como jogar no estilo furtivo e abater seus alvos com rifles snipers e metralhadoras Imagem: Divulgação/Garena

Daniel Esdras

Do GameHall

29/06/2020 04h00

O Free Fire, como todo Battle Royale, é, antes de mais nada, um jogo que tem como objetivo a sobrevivência. Com dezenas de inimigos por todos os lados, não é fácil conseguir sair como o último sobrevivente.

Para ficar entre os primeiros com mais frequência e conseguir entrar e sair de combates sem ser abatido, sozinho ou em grupo, é preciso saber ser furtivo, flanquear os inimigos e não entregar a sua posição com facilidade, sempre surpreendendo os adversários e não o contrário.

Esse guia é para você que quer aprimorar suas habilidades furtivas, evitar combates desnecessários e, usando das mecânicas do jogo, sempre pegar os inimigos em posição vantajosa para o seu squad. Se abaixe para não fazer barulho e vem com a gente.

Velocidade faz a diferença

Free Fire 1 - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Imagem: Divulgação/Garena

Ser furtivo não significa somente evitar fazer barulho, mas também se movimentar aproveitando as brechas que tanto o inimigo quanto as safes criam. Em determinados momentos do jogo, quando você acumula uma certa experiência, é possível prever para onde alguns inimigos e squads vão rotacionar e para onde seu personagem deve ir para aproveitar essa brecha.

Nessa hora a velocidade faz a diferença e, na maior parte das vezes, um veículo vai entregar a sua posição. Por conta disso, alguns personagens tem mais vantagens do que outros para jogar dessa forma. A nossa indicação aqui é utilizar a Kelly, mas outros personagens também podem se dar bem se utilizados de maneira correta.

FF1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A velocidade e a agilidade também vão te ajudar a sair de um combate desfavorável ou largar uma área povoada sem ser pego. Não se esqueça, jogar furtivo, pelos flancos, tem muito a ver com sua velocidade.

Em grupo, comunicação é chave

Free Fire 2 - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Imagem: Divulgação/Garena

Se você vai ser o jogador pelos flancos do seu squad, seu papel vai ser se comunicar bastante com o resto do time. Geralmente você vai procurar pelos inimigos primeiro e andar um pouco desgarrado. Seu papel não é atirar assim que encontrar alguém, mas avisar o resto do time para que eles troquem por um lado enquanto você usa os lados para surpreender os adversários.

Em grupo a formação varia muito, podem ser dois tentando flanquear, vai depender da sua estratégia. Só que, no geral, a tática é sempre alguém chamar atenção primeiro, com tiros ou granadas, e os outros entrarem pelos flancos. Lembre-se, sempre, que inimigos podem estar bem ao lado fazendo loot em alguma cidade vizinha. Não vire presa à toa.

Use os sons do cenário e dos inimigos

Free Fire 3 - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Imagem: Divulgação/Garena

Para jogar de forma furtiva, é essencial saber usar os sons do jogo em seu favor. Inimigos trocando tiro, por exemplo, permitem que passos sejam dados sem que você seja escutado. Uma corridinha nessa hora pode te colocar na posição exata para pegar um inimigo desprevenido.

Há diversos outros exemplos onde você vai ter brecha para se movimentar sem ser escutado, por exemplo: quando carros estiverem passando por perto, o avião sobrevoando a região, barulho de bombas e granadas. Use e abuse dessas janelas de oportunidade para flanquear os inimigos e conseguir abates.

Crie a sua rota e surpreenda os adversários

Free Fire 4 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Dominar um mapa do Free Fire já é trampo para muito tempo, imagina com várias opções deles possíveis? O segredo então é dominar regiões de cada mapa, lugares onde você se sente confortável para fazer o loot de forma tranquila e então rotacionar para um novo local.

Em Bermuda, por exemplo, uma boa rota é cair em Observatório, local repleto de loot e uma quantidade de inimigos controlável e então rotacionar para o cemitério. Ao fazer uma rota deste tipo por várias partidas seguidas, você vai dominar não só os melhores pontos de loot, como também os melhores locais para surpreender os inimigos.

Bermuda - reprodução - reprodução
Imagem: reprodução

Com as outras dicas de furtividade que já demos aqui, você vai saber exatamente como surpreender pontos clichê dessa região, pegando os inimigos desprotegidos. Só lembre de fazer o dever de casa na hora da rotação, evitando fazer barulho e utilizando as negativas para não ficar muito exposto. Outra coisa que você deve levar em consideração na hora de tomar as decisões é a safe. Nem sempre ela vai ser favorável ou permitir a mesma rotação, teste alguns planos B ou mesmo C para conseguir se adaptar quando a coisa ficar feia para a sua posição.

Domine o tempo e adapte

Free Fire 5 - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Imagem: Divulgação/Garena

Ser o dono do tempo é essencial para jogar de forma furtiva no Free Fire. Quem vive correndo do gás, precisa usar veículo para rotacionar e não morrer ou passa tempo demais fazendo loot, acaba sendo a presa e não o caçador.

Tente ter uma meta de tempo para fazer o loot no início do jogo. Deixe um tempinho para caçar os adversários da área e saiba quando começar a correr para a próxima safe sem ficar exposto. Chegar primeiro em uma área segura significa que você vai ter a vantagem da visão e pode se esconder em algum ponto ou edifício com boa visão em relação aos inimigos.

Em squads essa coordenação de tempo é ainda mais importante. O ideal é ter alguém responsável por dar as calls e então executar de forma coordenada. Sempre que um imprevisto surgir, como uma safe muito longe, se adapte o melhor possível, sem agir de maneira estabanada.

Dicas finais

  • Ter uma arma para trocar de perto é essencial para quem vai jogar de forma furtiva. Uma escopeta ou submetralhadora fazem toda a diferença.
  • Ser um zé guaritinha nem sempre é vergonhoso. Em zonas finais, chegar primeiro e apostar na furtividade desses locais pode garantir a vitória.
  • Não perca muito tempo fazendo loot dos inimigos. Vá consciente do que quer para melhorar seu equipamento, pegue rápido e saia, de preferência sem fazer muito barulho.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol