Topo

Samurai Shodown NEOGEO Collection traz jogo inédito e bastidores

Os clássicos de Samurai Shodown já podem ser obtidos gratuitamente por meio da NeoGeo Collection, na Epic Games - Divulgação/SNK
Os clássicos de Samurai Shodown já podem ser obtidos gratuitamente por meio da NeoGeo Collection, na Epic Games Imagem: Divulgação/SNK

Jefferson Kayo

Colaboração para o START

22/06/2020 04h00

Samurai Shodown mudou a perspectiva de muitos jogadores nos anos 90, ao apresentar um jogo de luta focado no combate com espadas e armas silimares. Ainda hoje a série é lembrada com carinho por todos os jogadores e, para comemorar quase 30 anos de história, Samurai Shodown NEOGEO Collection é lançado através do serviço da Epic Store, com muito conteúdo inédito para o jogador.


O melhor de tudo isso é que o game ficará gratuito na plataforma por uma semana (do dia 11 ao dia 18 de junho). A compilação reúne os seis jogos principais da franquia lançados entre 1993 e 2004, exatamente como foram lançados em suas versões Arcade, mas agora com a opção de um modo online dedicado a cada um dos jogos, além de muito conteúdo extra para quem gosta de conhecer o mundo dos bastidores do desenvolvimentos de jogos.

O Samurai Shodown inédito

Samurai Shodown V Perfect  - Divulgação/SNK - Divulgação/SNK
Samurai Shodown V Perfect é uma misteriosa versão final de Samurai Shodown V Special
Imagem: Divulgação/SNK

Um sétimo jogo que nunca havia sido lançado está presente na coletânea. Samurai Shodown V Perfect era apenas uma história contada nos círculos de fãs da série. A versão "Red" de Samurai Shodown V Special, diziam os boatos. O pior de tudo é que o jogo já estava pronto — na época tinha rolado até uma fase beta de testes em fliperamas japoneses —, o game só não havia sido lançado oficialmente.

As mudanças não são muitas. Com equipe reduzida, até o diretor do game, Kouji Takaya, botou a mão na massa, ficando responsável pelo novo balanceamento do game.

Uma sequência animada inédita foi criada para a abertura do game, assim como os finais dos personagens — que são acessados somente se o jogador derrotar seus adversários com a habilidade Overkill.

Samurai Shodown V Perfect  - Divulgação/SNK - Divulgação/SNK
Samurai Shodown V Perfect aparenta ser a versão definitiva do quinto game da série
Imagem: Divulgação/SNK

Samurai Shodown V Perfect adiciona detalhes estéticos que a versão anterior não possuía. Pense como um desses DLCs que hoje fazem parte do nosso cotidiano. Para os desenvolvedores do passado, uma atualização do jogo implicava a fabricação de uma nova placa de arcade, e isso encarecia demais o processo (sem falar no gasto do lojista, que nem sempre estava disposto a arcar).

É a primeira vez que a SNK realiza algo do gênero, lançar um jogo de quase 10 anos atrás, nos dias de hoje. A empresa tem histórico quando o assunto são projetos inacabados da época, e, recentemente, decidiu revelar informações inéditas sobre outro jogo cancelado do final dos anos 90, Garou: Mark of the Wolves 2 (título provisório, claro).

Bastidores de um clássico

Samurai Shodown Perfect - Divulgação/SNK - Divulgação/SNK
Imagem: Divulgação/SNK

O lançamento de Samurai Shodown Perfect, o jogo inédito do pacote, também não foi 100% planejado. Ele só foi possível porque, durante a entrevista com Takaya (para a coletânea), ele mencionou o game e disse que se alguém ainda tivesse a ROM no escritório central, seria possível publicar oficialmente o game. E assim o fizeram.


Essa história e muitas outras fazem parte de uma compilação impressionante de informações que acompanha Samurai Shodown NEOGEO Collection. Para começar, o museu dentro do game oferece uma série de entrevistas inéditas em vídeo com os principais responsáveis dos games de múltiplas épocas, histórias e curiosidades de todos os jogos da franquia (e de qualquer jogo que tenha algum personagem de SamSho com o mínimo de destaque que seja), além dos vídeos de torneios recentes com os jogadores profissionais japoneses demonstrando suas habilidades em vários jogos da franquia (com uma descrição ao lado explicando exatamente o que eles fazem dentro do jogo).

Samurai Shodown Perfect Arte Conceitual - Divulgação/SNK - Divulgação/SNK
Imagem: Divulgação/SNK

Uma extensa galeria de imagens dividida por categorias impressiona pela quantidade de informação inédita. Na aba 'Behind the Scenes' encontramos estudos e artes de personagens não utilizados como ninjas, samurais, cenários e ataques especiais, entre outras coisas. Todos os livros de ilustrações já lançados também estão disponíveis no museu, assim como uma aba dedicada a apresentar ao jogador cada um dos personagens que já apareceram nos jogos. Fichas com nome completo, técnicas de luta, sprites oficiais e curiosidades que nem todo mundo teve acesso na época, está tudo lá.

Para quem se interessa por trilha sonora, a coletânea reúne mais de 200 músicas da franquia Samurai Shodown. As melodias intensas, os sons capturados dos instrumentos tradicionais como o shakuhachi, koto, taiko ou shamisen, aumentavam a imersão do jogador dentro daquele universo samurai. A SNK sempre se destacou no âmbito das trilhas musicais, e agora você encontra tudo separadinho dentro desse pacote especial.

Samurai Shodown Perfect OST - Divulgação/SNK - Divulgação/SNK
Imagem: Divulgação/SNK

À exemplo do que a Capcom fez com os 30 anos de Street Fighter, a SNK começa sua jornada de comemoração dos seus títulos com Samurai Shodown, e quem sabe o que o futuro reserva para a empresa, que recentemente completou seus 30 anos, ainda sem muitas festividades.

Além de Samurai Shodown V Perfect, você encontra os seguintes jogos na coletânea:

Samurai Shodown (1993)

Samurai Shodow 1993 - Divulgação/SNK - Divulgação/SNK
Imagem: Divulgação/SNK

Um marco dentro do cenário em formação dos jogos de luta, Samurai Shodown unia o combate com armas, inédito (de certa forma) até então, com a violência tão comemorada de Mortal Kombat, mas de uma forma mais cartunesca, com traços dos animes japoneses.

Samurai Shodown - Divulgação/SNK - Divulgação/SNK
Imagem: Divulgação/SNK

O game se distanciava de tudo que havia no mercado na época. O alto dano nos golpes aplicados seria uma constante em toda franquia. A barra de fúria, que era preenchida sempre que os personagens apanham também gerava uma boa mecânica de virada


Samurai Shodown II (1994)

Samurai Shodown 2 - Divulgação/SNK - Divulgação/SNK
Imagem: Divulgação/SNK

O game era muito à frente da sua época. O visual do jogo impressiona até hoje, seja pela técnica utilizada, o talento da arte ou mesmo a parte de desenvolvimento do jogo, afinal, a MVS, a placa utilizada pela SNK como o hardware principal da empresa, ainda não tinha mostrado nem 50% do seu potencial.

Samurai Showdown 2 - divulgação/SNK - divulgação/SNK
Imagem: divulgação/SNK

No game, temos a continuação da história iniciada no primeiro game, agora muitos anos depois de Samurai Shodown. As apostas agora corriam em cima da rivalidade entre Haohmaru e Genjuro, personagem que veio a se tornar um ícone no universo dos jogos de luta. A maior novidade do game ficava por conta de ataques secretos que nem nos manuais do jogo apareciam.

Samurai Shodown III: Blades of Blood (1995)

Samurai Shodown III: Blades of Blood  - Divulgação/SNK - Divulgação/SNK
Imagem: Divulgação/SNK

O terceiro jogo da franquia muda praticamente tudo que foi estruturado pelos jogos iniciais. Do layout de botões ao visual do game, o terceiro jogo da franquia é o precursor do novo direcionamento da empresa.

Assim como todo o resto, o roteiro também dá uma guinada e passa a contar fatos que antecedem o segundo jogo, começando um retcon meio bizarro em toda a franquia.

Samurai Shodown III - Divulgação/SNK - Divulgação/SNK
Imagem: Divulgação/SNK

O destaque de Samurai Shodown III fica por conta da introdução da escolha dos modos Slash e Bust dos personagens, que dobrava a quantidade de bonecos selecionáveis, já que cada versão tinha seus próprios ataques especiais.

Samurai Shodown IV: Amakusa's Revenge (1996)

Samurai Shodown IV - Divulgação/SNK - Divulgação/SNK
Imagem: Divulgação/SNK

Celebrado pelos fãs, SSIV é tido por muitos como o melhor game da série. Toda a experimentação do terceiro jogo culminou num estilo de jogo rápido, cheio de combos e com muitas opções de utilização da sua barra de Ira.


Uma nova mecânica de suicídio o permitia desistir do round para começar o próximo com a Ira cheia. As opções de Slash e Bust permaneciam e dois novos personagens eram apresentados ao público: os irmãos Kazuki e Sogetsu Kazama.

Samurai Shodown V (2003)

Samurai Shodown V - Divulgação/Microsoft - Divulgação/Microsoft
Imagem: Divulgação/Microsoft

Muitas e muitas versões de Samurai Shodown lançadas para as mais variadas plataformas (sem o mesmo êxito dos fliperamas), Samurai Shodown V voltava para o arcade original e de uma forma inédita (a história toda pode ser lida no museu do jogo, super recomendado).

Samurai Shodown V - Divulgação/SNK - Divulgação/SNK
Imagem: Divulgação/SNK

Os modos Slash e Bust foram deixados de lado para o novo game. No entanto, algumas versões bastante populares de alguns personagens ganharam suas versões inéditas. Enja, Suija, Rasetsumaru e Rera agora eram personagens selecionáveis. A história regredia ainda mais no tempo, e o quinto jogo da série se passava antes do primeiro.

Nobuhiro Watsuki, autor de Rurouni Kenshin, ficou à cargo do design de dois personagens do game (Yoshitora e Yumeji). Na época, Watsuki vivia contando suas aventuras nos jogos da franquia e com frequência utilizava como inspiração alguns dos personagens do game.

Samurai Shodown V Perfect  - Divulgação/SNK - Divulgação/SNK
Imagem: Divulgação/SNK

Outro autor famoso, Yasuhiroi Nightow (criador de Trigun), foi o responsável pelo design de Kusaregedo, o "bicho-papão" do game.


Samurai Shodown V Special

Samurai Shodown V Special - Divulgação/SNK - Divulgação/SNK
Imagem: Divulgação/SNK

Uma atualização focada nas disputas profissionais foi lançada para Samurai Shodown V. Além do foco competitivo, os quatro chefões dos jogos anteriores foram inseridos no game, assim como seus respectivos cenários.


Recentemente o game ganhou uma versão oficial para PS4, XONE, Steam e Switch com um modo online e filtros especiais.

Vale ressaltar que todos os jogos da coletânea possuem um modo online dedicado, com um netcode criado para o game pela própria SNK. Os combates acontecem em modos ranqueados ou casuais, mas infelizmente, sem lobbies para mais jogadores.

Samurai Shodown NEOGEO Collection já está disponível na Epic Store. O lançamento para PS4, XONE, Switch e Steam acontece no dia 28 de julho.

Serviço

Samurai Shodown NEOGEO Collection

Plataforma: Epic Store (a partir de 28 de julho no PS4, XONE, Switch, Steam)
Preço Sugerido: R$ 75,99 (Grátis até o dia 18 de junho)
Classificação Indicativa: 16 anos (Conteúdo mais violento)
Jogue também: Street Fighter 30th Anniversary Collection

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol