Topo

Fortnite: Flakes Power relembra os melhores momentos da temporada

Veja o que podemos esperar da Temporada 3 do Capítulo 2 que começa em 17 de junho - Arte/UOL
Veja o que podemos esperar da Temporada 3 do Capítulo 2 que começa em 17 de junho Imagem: Arte/UOL

Thaime Lopes

Colaboração para o START

16/06/2020 04h00

A segunda temporada do Capítulo 2 de Fortnite está chegando ao fim: depois do evento ao vivo na segunda (15) para fechar a história, a terceira temporada começa quarta-feira (17). Para relembrar os melhores momentos, fomos conversar com quem entende: o streamer João "Flakes Power" Sampaio, que tem 5,5 milhões de inscritos em seu canal no Youtube e fez a maior transmissão ao vivo do mundo durante o show do Travis Scott, juntando 160 mil espectadores durante a live.

Além de ter sido uma temporada longa, ela vai ficar marcada por eventos astronômicos, recordes quebrados, parcerias inéditas e muitas novidades que agradaram a comunidade do jogo. Confira a seguir os principais destaques, com comentários do Flakes.

Nada de mistério: Deadpool logo de cara

Deadpool Fortnite - Divulgação/Marvel - Divulgação/Marvel
O jogo trouxe a skin de Deadpool como parte do Passe de Batalha da última temporada
Imagem: Divulgação/Marvel

Uma das grandes surpresas dessa temporada foi a revelação, logo no trailer, de que dessa vez a skin secreta do passe não seria tão secreta assim. Deadpool, o herói mais anti-herói da Marvel, já deu as caras nos primeiros segundos do vídeo que revelava o tema da temporada.

via GIPHY

Essa foi a primeira vez que o Fortnite incluiu uma skin fruto de parceria com outra empresa no passe de batalha e, ainda por cima, não fez mistério e já nos contou no início que poderíamos ter o Deadpool.

Para Flakes, a estratégia de incluir missões para desbloquear o personagem foi um tiro certeiro da Epic Games. "Ter que completar os desafios, jogar para liberar [o Deadpool] foi muito legal, porque mantinha a galera hypada com o jogo. A skin, ainda por cima, é demais. Como eu produzo vídeo no Youtube, eu via que toda vez que saía missão dele era uma loucura. A procura de conteúdo em cima do personagem foi muito alta, colocá-lo no passe foi inovador", comenta o streamer.

Sombra x Espectro

Fortnite Sombra x Espectro - Divulgação/Epic Games - Divulgação/Epic Games
Escolha seu lado
Imagem: Divulgação/Epic Games

Outra novidade inédita no Fortnite foi a introdução de times para as skins do passe. Chegando a determinados níveis, o jogador tinha que escolher o lado "Sombra" ou "Espectro". O tema, uma alusão à eterna luta do bem versus mal, foi ilustrado na forma de agentes secretos. Midas, desbloqueável ao atingir o nível máximo do passe, é o chefe e principal estrela do evento que aconteceu na segunda-feira.

via GIPHY

A opção de escolher entre um lado ou outro da história fez com que, pela primeira vez, nem todo mundo tivesse as mesmas skins ao finalizar o passe. Flakes comenta que a comunidade "gostou muito da ideia, porque você acaba tendo uma skin 'exclusiva', já que nem todo mundo pegou igual".

Além de terem mais de uma opção com as skins, os jogadores também ganharam estilos desbloqueáveis conforme o nível atingido. A banana dourada, por exemplo, exige nível 350, o que manteve a galera motivada para continuar jogando, mesmo depois de completar o passe.

Mayas para todos os gostos

Fortnite Maya - Divulgação/Epic Games - Divulgação/Epic Games
Recentemente, Maya recebeu aprimoramento de botas para a personagem3
Imagem: Divulgação/Epic Games

Ainda na onda de personalização, outra característica inédita da temporada: os jogadores também tiveram a opção de personalizar a Maya, escolhendo desde botas até estilos de tatuagem. Depois de desbloquear todos os níveis de personalização, era possível criar mais de três milhões de visuais diferentes.

via GIPHY

Flakes conta que ainda não finalizou sua Maya, e comenta que viu muita gente arrependida: quem "fechou" a personagem logo no começo da temporada e agora quer trocar, mas a Epic não liberou edições para as criações. "Espero que eles invistam mais nisso na próxima temporada, foi uma experiência diferente montar do jeito que a gente quiser", completa o streamer.

Voar, voar, subir, subir

Fortnite Helicóptero - Divulgação/Epic Games - Divulgação/Epic Games
Ir aonde fooooooooor! ♪♫
Imagem: Divulgação/Epic Games

Quando Fortnite trocou de capítulo, uma das maiores frustrações da comunidade foi a retirada de todos os veículos e meios de transporte do jogo. Sem quadriciclo, sem fenda e sem jump, o único jeito de atravessar o mapa era andando ou usando uma lancha, mesmo fora da água. Esse problema foi corrigido na atual temporada, com a introdução do helicóptero.

Diferente do avião —outra aeronave que já esteve presente no jogo— o helicóptero não é armado. Isso significa que ele não causa dano aos inimigos, ao contrário do avião, e também é necessário estar como passageiro para utilizar as próprias armas.

via GIPHY

Na opinião de Flakes, o veículo aéreo está bem balanceado e facilitou (e muito) a vida da galera: "Rotacionar estava muito complicado, porque não tinha nada. Colocar o helicóptero foi uma solução bem legal, a plataforma de salto ajudou a deixá-lo bem útil pra você não tomar dano de queda."

Shows que ficaram marcados na memória

Travis Scott Fortnite - Divulgação/Epic Games - Divulgação/Epic Games
"Look mom, i can fly!"
Imagem: Divulgação/Epic Games

É impossível fazer um recap da temporada sem mencionar os incríveis shows do Travis Scott, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de abril. Diferentemente da apresentação do DJ Marshmello, que aconteceu ano passado, a experiência com o rapper foi totalmente imersiva.

via GIPHY

Ele apareceu como um gigante no mapa, que por sua vez foi sendo modificado com o passar das músicas. Quem estava assistindo foi para o fundo do mar, voou e dançou muito ao som de Travis. A produção foi gigantesca, e o mais impressionante é que foi feita inteiramente das casas dos desenvolvedores do Fortnite, que estão cumprindo home office devido à pandemia.

O evento Astronomical, que também levou ao jogo a skin do rapper e emotes, foi assistido por mais de 12 milhões de pessoas simultaneamente segundo a Epic Games, tornando-se o evento de games online com o maior público da história. Flakes, que teve a companhia de 160 mil pessoas em sua live, ficou impressionado: "Assistir o show foi uma loucura. Esse foi o evento mais bem produzido até agora dentro do jogo, incrível demais".

via GIPHY

Para completar a onda de shows ao vivo, o Fortnite também recebeu os DJs Diplo, Steve Aoki, Deadmau5 e Dillon Francis no palco do modo Party Royale. Na opinião de Flakes, o nível das produções dessa temporada elevou o patamar para futuros eventos de Fortnite: "a partir do momento que a Epic vai evoluindo, as pessoas sempre esperam mais, então eles têm um peso muito grande nas costas e vão sempre aumentando o nível".

Festa sem hora para acabar

Fortnite Party Royale - Divulgação/Epic Games - Divulgação/Epic Games
Que tal curtir uma prainha antes da jogatina?
Imagem: Divulgação/Epic Games

Para quem está cansado do Battle Royale e da eterna luta pela vitória, um cantinho para relaxar com os amigos é uma boa pedida. Essa é a proposta do modo Party Royale, introduzido recentemente, que nada mais é do que uma ilha para ficar de boa com os amigos. O local tem um palco, mini games e tem a intenção de promover um momento mais descontraído no Fortnite.

Foi por lá que também rolou a estreia do trailer do filme Tenet, do diretor Christopher Nolan. Flakes comenta que esse tipo de parceria ajuda a transformar o Fortnite em algo além de um simples jogo, mas sim um local de produção e consumo de conteúdo diferenciado.

Olha o bot! (Não) é mentiiiira!

Fortnite NPC - Divulgação/Epic Games - Divulgação/Epic Games
A treta estpa plantada, tem quem curte e quem odeie bots em Fortnite
Imagem: Divulgação/Epic Games

O gênero Battle Royale tem aquela coisa de você estar montando seu loot quando, de repente, um inimigo te surpreende e vocês entram em uma disputa. O Fortnite já tinha testado adicionar bots pelo mapa para complicar um pouquinho mais a vida dos jogadores, mas essa temporada também viu a chegada dos capangas como NPCs com muito poder de fogo.

via GIPHY

Muita gente não gostou, enquanto teve uma galera que achou divertido. Flakes, por sua vez, não se incomodou com a novidade. "Eu achei engraçado porque a opinião da comunidade como um todo foi negativa, mas eu gostei. Acho divertido, dá para fazer umas trolagens com eles. Mas, de fato, eles têm alguns bugs. Se aparece um agente com uma minigun na sua frente, você vai morrer, não tem jeito. Para mim não é problema porque já estou acostumado, mas muita gente reclama", conta.

Adiamentos

Fortnite Adiamento - Divulgação/Epic Games - Divulgação/Epic Games
Imagens de dor e sofrimento
Imagem: Divulgação/Epic Games

Esse ano foi atípico para o mundo todo e enfrentar uma pandemia também mudou os planos da Epic Games para a temporada. Rolaram alguns adiamentos, sendo o mais recente essa semana. Dessa vez, o motivo foi mais político: a Epic anunciou que ia dar um tempo para seus funcionários curtirem suas famílias após uma onda de protestos tomar conta dos Estados Unidos, exigindo justiça a George Floyd, homem negro assassinado pela polícia de sua cidade.

Flakes comenta que falar de assuntos delicados com o público mais jovem, já que a faixa etária do Fortnite inclui muitas crianças, é complicado. "Eu evito falar de coisas desse tipo no meu canal, mas dessa vez não teve jeito, eu tive que cumprir meu papel de influenciador e explicar um pouco. Não entrei a fundo no assunto, acho que isso são os pais que devem conversas com as crianças. É difícil falar sobre, mas acho que estamos progredindo", afirma.

via GIPHY

Além de assuntos delicados, outro porém é lidar com a frustração do adiamento. Um enorme relógio foi colocado no jogo indicando a proximidade do evento ao vivo e, portanto, do fim da temporada. Após o anúncio que a season ficaria no ar por mais uma semana, nem todo mundo reagiu bem. "Tem dois pontos de vista, dos produtores de conteúdo e do público. Nós temos que nos adaptar, mudar tudo, mas damos um jeito. Para eles é mais complicado entender o que está acontecendo, ainda mais que ficou um contador no lobby criando expectativa", explica Flakes.

Fortnite debaixo d'água

Fortnite Futuro - Divulgação/Epic Games - Divulgação/Epic Games
"O que será do amanhã? Responda quem puder!"
Imagem: Divulgação/Epic Games

Os rumores foram confirmados no evento de segunda-feira: o mapa foi quase todo engolido por água, como num tsunami infinito. No evento, era como se a ilha tivesse afundado, e a tempestade fosse substituída por água —tudo um plano do vilão Midas.

Como é apenas um teaser, ainda não está claro quais serão as mudanças no gameplay, mas o mistério deve acabar em breve.

Flakes explica que a comunidade está ansiosa. "A galera está no hype, porque ficam imaginando como vai ser jogar embaixo da água. Eu realmente não faço ideia de como eles podem implementar isso e ficar legal, porque não me imagino construindo e atirando enquanto estou nadando, mas estou torcendo para ser surpreendido, porque a Epic tem a capacidade de fazer algo incrível."

via GIPHY

Outro rumor que está gerando uma grande expectativa é a possibilidade de o Aquaman, personagem da DC, estar incluído no próximo passe de batalha.

via GIPHY

Flakes Fortnite - Divulgação - Divulgação
Na live do evento na segunda-feira (15), Flakes chegou a ter 260 mil espectadores no YouTube
Imagem: Divulgação

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol