PUBLICIDADE

Topo

Xenoblade Chronicles: Dicas e segredos para dominar o jogo

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

08/06/2020 04h00

Xenoblade Chronlicles Definitive Edition chegou e já é um dos melhores RPGs já feitos para o Nintendo Switch, em uma versão moderna e cheia de novidades. Para quem quer fugir da mesmice e encarar um jogo cheio de sistemas inovadores e criativos, essa é uma opção ideal para a quarentena.

Nesse guia você vai encontrar diversas dicas, segredos e explicações sobre as principais mecânicas do jogo. Escolha seu melhor equipamento, ligue a Monado e vem com a gente!

1 - Não subestime a afinidade

Xenoblade Chronicles 1 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Entender sistema de afinidade do Xenoblade Chronicles é essencial para vivenciar tudo que o game pode proporcionar. O jogo conta com diversos NPCs importantes por todos os lugares e é possível fazer trocas com eles a qualquer momento. Já com os próprios companheiros, o sistema de afinidade permite melhorar o desempenho em combate, inclusive aumentando o número de ataques conjuntos possíveis.

Para aumentar a afinidade com os NPCs das cidades, primeiro você precisa conhecê-los. No seu minimapa, eles ficam marcados em verde e amarelo. Na cidade, eles são os únicos com nomes não genéricos. Ao conversar com eles uma vez, um registro sobre eles vai para o seu menu de afinidades.

Xeno - Divulgação/Nintendo - Divulgação/Nintendo
Imagem: Divulgação/Nintendo

O melhor jeito de fazer essa afinidade aumentar é completando o máximo de sidequests possíveis. Você pode coletar dezenas delas e então sair para completá-las. Como não é preciso retornar ao NPC que deu a quest na maior parte dos casos, é um tiro rápido e certeiro.

Com o tempo, você também vai fazer com que surjam ligações entre os próprios moradores das cidades. Ao conversar mais com eles e fazer mais missões, essa ligação também aumenta.

Com mais afinidade com uma cidade, você consegue liberar ainda mais missões secundárias e conseguir trocar itens melhores e mais raros com os seus moradores. Mas se prepare para trabalhar bastante, o nível máximo com cada cidade só é conseguido próximo no final do jogo, isso se você tiver feito todo o possível para avançar.

Já com os companheiros o desafio é um pouco diferente. Com eles é possível ganhar afinidade dentro do próprio combate, quando você os motiva, ressuscita ou faz ataques em conjunto. Também é possível melhorar a afinidade ao dar presentes. A dica para acertar aqui é olhar o que eles gostam no menu de afinidades.

Quando a sua afinidade com seus companheiros melhoram, mais possibilidades são abertas para se aprofundar na história, já que há locais que, com certo nível de intimidade adquirido, você pode ver um diálogo que conta mais sobre o passado dos dois personagens. Além disso, há vantagens no combate que vão facilitar bastante a sua vida.

2 - Não é preciso lutar contra todos os inimigos

Xenoblade Chronicles 2 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

O mundo de Xenoblade Chronicles é massivo e repleto de áreas enormes para explorar, todas repletas de inimigos vivendo em um ecossistema bem realista, alguns deles de nível altíssimo. Além disso, você vai conseguir dezenas de missões secundárias que vão pedir para enfrentar inimigos específicos, alguns bem acima do seu nível.

Por vários motivos o jogo não te obriga a lutar com todos os inimigos e você não deveria fazer isso. Alguns caminhos são longos e vão ter monstros vivendo em todos os lugares, boa parte deles não são agressivos. Se você não estiver focando em ganhar alguns níveis por estar achando o jogo difícil ou atrás de algum item em específico, não tem porque ficar lutando contra tudo e todos, vai acabar te fazendo ficar muito tempo longe da boa narrativa da campanha.

Outro motivo para não lutar sempre é que alguns inimigos, mesmo em um nível parecido com o seu, vão ser bem mais fortes que o seu grupo. Especialmente os inimigos únicos, esses são desafios para atacar mais tarde quando estiver mais confiante do seu poder. Se você iniciar uma batalha e ver que vai perder, basta utilizar no menu de batalha a opção de correr, guardar seu equipamento e sair em disparada.

3 - Domine os efeitos negativos

Xenoblade Chronicles 3 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Os efeitos negativos são importantíssimos para vencer as batalhas mais difíceis do jogo e há tantos deles e com nomes tão originais que fica difícil saber o que cada um faz. Além disso, alguns efeitos, como o "Topler", só ocorrem depois que um primeiro efeito é aplicado no inimigo, nesse caso o "Break".

Para decorar todos é preciso de um tempinho mesmo. O segredo é pressionar o botão "-" sempre que aplicar um efeito, a opção vai aparecer na tela. Com isso, o jogo pausa e te mostra o que foi feito.

Quando você dominar os efeitos, seus ataques em conjunto vão ter muito mais valor, já que você vai saber exatamente o que quer aplicar nos inimigos. Os Mechon, um dos inimigos mais cascudos do jogo, só recebem dano pleno dos seus companheiros de time quando está com "Topler", por exemplo.

4 - Libere as "Landmarks"

Xenoblade Chronicles 4 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Já dissemos algumas vezes, o mundo do Xenoblade Chronicles é enorme! Para navegar por ele não existe cavalo ou carros velozes e andar muito as vezes cansa a paciência. Para navegar de forma mais rápida e conseguir executar todas as missões, o jogo permite que você use o teletransporte de qualquer lugar, bastando pressionar 'Y' na tela de jogo.

O teletransporte só pode ser feito para uma "Landmark", que é um ponto de interesse do mapa, como uma cachoeira enorme ou uma edificação importante. Além de servir como teletransporte, as "Landmarks" também são utilizadas na hora que você perde uma batalha. Quando todo o seu grupo cair em uma briga, você vai voltar para a última "Landmark" que descobriu.

5 - É possível passar o tempo

Xenoblade Chronicles 5 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

O tempo passa de forma dinâmica no Xenoblade Chronicles e impacta diretamente no gameplay. Durante a noite, os inimigos são mais fortes e seu time tem mais dificuldade para acertar os ataques, mas isso é apenas uma pontinha do sistema.

Se você entrar no menu de afinidade, vai ver que cada NPC tem um local favorito, onde você normalmente os encontra, e também um horário de atividade. Isso significa que algumas missões secundárias só vão aparecer durante um período do dia.

No seu menu, existe a opção de trocar o horário a qualquer momento. Sempre que chegar em uma nova cidade, utilize o menu para trocar o tempo e pegar todas as sidequests possíveis. No campo de batalha, você também vai notar que alguns inimigos só aparecem em certos horários do dia, então troque também se for preciso.

6 - Não confie na IA

Xenoblade Chronicles 6 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

O sistema de batalha do Xenoblade Chronicles é bem parecido com o de Final Fantasy XII, mas sem a possibilidade de controlar de forma precisa o funcionamento da IA dos seus companheiros. Há comandos básicos, como atacar quem você está atacando ou escolher por conta própria, mas nada muito profundo, como quando ela deve te curar ou qual habilidade usar após uma sua.

Isso significa que você não pode contar com a IA para executar o plano perfeito e nem para te curar sempre que você quer. A Sharla, que é a grande responsável pelas curas do time em um primeiro momento, vai deixar gente cair ou curar quando não precisa várias vezes. Por conta disso, tenha sempre um plano B e não faça loucuras confiando em uma ação dos companheiros que pode não vir a acontecer.

7 - Complete a "Collectopaedia"

Xenoblade Chronicles 7 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

A "Collectopaedia" pode ser acessada a qualquer momento do seu menu. Ela é uma espécie de livro onde você cataloga os seus achados pelo mundo. Enquanto você corre pelos campos verdes de Gaur Plain, por exemplo, vai passar por bolinhas brilhantes em azul. Ao passar por elas, vai coletar algum tipo de item exclusivo da região.

Na "Collectopaedia" você pode catalogar esse item em uma das linhas e ao completar uma delas, vai ganhar gemas e itens únicos que servem para melhorar bastante a sua equipe. Não esqueça de visitar esse menu sempre que passar um tempinho em uma nova região.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol