Topo

LoL, CS:GO e Rainbow Six estão entre os jogos de PC mais influentes de 2020

Torcida de League of Legends durante o Mundial de 2019, em Paris (França) - Colin Young-Wolff/Riot Games
Torcida de League of Legends durante o Mundial de 2019, em Paris (França) Imagem: Colin Young-Wolff/Riot Games

Thaime Lopes

Colaboração para o START

05/05/2020 10h00

O The Esports Observer lançou um novo estudo sobre os games de PC que tiveram maior impacto durante o primeiro trimestre deste ano. Dividido em três partes, os games que mais se destacaram nos três primeiros meses de 2020 foram League of Legends (Riot Games), Rainbow Six: Siege (Ubisoft), Counter-Strike: Global Offensive e Dota 2 (ambos da Valve).

O relatório, que leva em consideração, entre outras coisas, o número de jogadores ativos de cada jogo, aponta que LoL teve uma base de players três vezes maior do que o segundo colocado, CS:GO. Outro fator que coloca o jogo da Riot como o mais influente do período foi que ele se tornou o mais assistido na Twitch durante os primeiros meses de 2020.

As competições oficiais dos games mencionados também influenciaram suas posições no rank, como foi o caso do Rainbow Six. Pela primeira vez o jogo atingiu o topo da lista, devido parcialmente aos prêmios em dinheiro que o torneio Six Invitational distribuiu durante o mês de fevereiro. O campeonato ainda acumulou mais de cinco milhões de horas assistidas no Twitch durante toda sua duração.

R6 - Divulgação/Ubisoft - Divulgação/Ubisoft
O Invitational é o principal torneio de Rainbow Six: Siege
Imagem: Divulgação/Ubisoft

O impacto do COVID-19 também foi determinante no estudo, já que muitos jogos tiveram que adaptar ou cancelar seus torneios. O LoL foi o que mais conseguiu se adaptar, já que as principais competições adotaram um formato online. CS:GO chegou a promover um torneio presencial, mas sem torcida.

Navi - Divulgação/ESL - Divulgação/ESL
A Natus Vincere foi campeã da IEM Katowice de Counter-Strike em 2020
Imagem: Divulgação/ESL

Para finalizar o ranking, Dota 2 apareceu na lista mais uma vez, mesmo tendo a menor base de jogadores dentre os quatro mais influentes. Apesar de não ter tantos fãs quanto os outros jogos, o primeiro Major de 2020 rendeu mais de 10 milhões de horas assistidas tanto no Twitch como na transmissão russa.

Outros jogos que fazem parte da lista são: CoD: Modern Warfare, StarCraft, Hearthstone, Fortnite, PUBG, Rocket League, Magic: The Gathering, Overwatch, FIFA 20, World of Warcraft e Warcraft III: Reforged.

TEO - Divulgação/TEO - Divulgação/TEO
Imagem: Divulgação/TEO

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol