Topo

OPINIÃO

Trials of Mana: Dicas e segredos para salvar o mundo

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

30/04/2020 04h00

O remake de Trials of Mana é nostálgico e nos leva de volta para a era de ouro dos RPGs orientais. No comando de três heróis, você enfrentará inimigos poderosos que ameaçam o mundo e vai ter que se esforçar para ficar forte o suficiente para vencer os desafios.

Para ser mais um membro desse grupo na jornada, preparamos esse guia com dicas e segredos que vão te ajudar a tirar o máximo dos personagens e entender todos os sistemas do jogo. Escolha seu melhor equipamento e embarque com a gente em mais essa aventura.

1 - Não existe escolha "errada"

Trials Dicas 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No início de Trials of Mana, você terá que escolher três personagens para preencher o seu grupo. O problema é que há seis disponíveis, cada um com um arquétipo próprio em combate, então qual escolher? Bem, o ideal é ter um grupo com alguém para dar suporte, alguém para segurar o dano inimigo e o terceiro para causar dano, mas isso não se resume às descrições da tela de seleção.

Mesmo personagens teoricamente 'suportes' podem causar um dano enorme nos inimigos —tudo vai depender mesmo da sua build

Durante a campanha você poderá escolher em que atributo do personagem gastar pontos e quais as habilidades passivas ele vai equipar, além de ter à disposição várias classes para evoluí-lo. Isso significa que mesmo personagens teoricamente "suportes" podem causar um dano enorme nos inimigos —tudo vai depender mesmo da sua build.

Portanto, escolha aqueles que você curtir em termos de visual e descrição, e vá para a aventura sem medo de ter feito uma escolha ruim. Com o tempo você pode ajustar tudo na progressão do personagem.

2 - Defina o comportamento da IA

Trials Dicas 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Você fará toda a jornada de Trials of Mana ao lado de dois companheiros. Durante as batalhas, será possível trocar entre eles quando quiser, mas no restante do tempo eles estarão sendo controlados pela máquina. Para garantir que eles façam exatamente o que você quer, vá até o menu e edite o comportamento da IA.

É possível, por exemplo, decidir qual será a postura do personagem quando ele não estiver sendo controlado por você. Vai atacar um inimigo diferente? Estará focado apenas em suporte? Qual a quantidade de magias e itens que ele pode utilizar? Tudo isso pode ser editado por você e vai fazer uma diferença enorme em combate.

Teste algumas das opções e veja o resultado na prática, depois volte e escolha seu formato favorito

Por aqui deixei que os personagens gastem habilidades e itens à vontade, já que fiz uma composição que tem muita recuperação de mana e o jogo fornece itens de cura de sobra para você não precisar se preocupar. Já em relação aos ataques especiais, eu limitei a zero para que eu possa escolher o momento certo de gastá-los em combate.

Teste algumas das opções e veja o resultado na prática, depois volte e escolha seu formato favorito. Se você achar necessário trocar o comportamento antes de algum chefe ou área nova, basta voltar aqui e fazer as mudanças. O resultado irá te surpreender.

3 - Plante sementes e ganhe itens

Trials Dicas 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Após os combates de Trials of Mana você poderá receber sementes. Elas existem nas variações: comum, prata, ouro e arco-íris. Outra forma de encontrá-las é em tesouros e potes espalhados pelos cenários. A função delas? Dar itens úteis no início do jogo e poderosos no final.

Para plantar uma semente, você deve utilizar um vaso com terra que está presente em todas as hospedarias do jogo, bem ao lado do balcão. Ao plantar uma semente neles, a flor crescerá instantaneamente e te presenteará com um item.

Conforme você vai plantando mais sementes, o vaso vai ganhando mais níveis. A cada novo nível, aumenta a probabilidade de cair mais sementes em combate, bem como a raridade dos itens que elas geram ao serem plantadas.

A princípio você irá conseguir só itens de cura e de uso em batalha, mas com o tempo e mais níveis, terá sementes mais raras, ajudando a conseguir as melhores armas e equipamentos do jogo.

4 - Melhore seu equipamento constantemente

Trials Dicas 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A parte de armas e armaduras do Trials of Mana é bem simples. Não há armas com efeitos especiais ou que te obriguem a abrir mão de uma ou outra melhoria que outra arma possa te oferecer. Uma nova arma vai sempre ser melhor que a anterior em dano e dano mágico, nada mais.

Em toda cidade nova que você chegar, confira as lojas locais para comprar as armas e armaduras mais poderosas possíveis

Exatamente por elas serem somente números que influenciam o seu dano e defesa, trocá-las constantemente é essencial para não passar raiva nas batalhas. Em toda cidade nova que você chegar, confira as lojas locais para comprar as armas e armaduras mais poderosas possíveis.

Depois de uma certa etapa do jogo, esses equipamentos vão ficar bem caros e mesmo a quantidade enorme de Lucre (dinheiro do jogo) que você vai juntar nas dungeons será suficiente para manter todo o grupo equipado com o melhor. Por conta disso, lembre-se sempre de vender toda e qualquer arma ou armadura que não estiver mais sendo utilizada, isso vai garantir a quantidade necessária de dinheiro para se manter com o que há de melhor.

5 - Converse com os moradores das cidades

Trials Dicas 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Os diálogos com os moradores das cidades do Trials of Mana não são nada inspirados. Sem muito o que dizer, eles geralmente falam uma ou duas linhas que podem ou não dizer alguma coisa interessante. No geral elas não interessam. No entanto, ainda assim é importante conversar com todas essas pessoas, já que elas podem te dar uma nova habilidade.

Um nobre rico pode lhe contar um segredo que se transforma em uma habilidade que vai garantir mais Lucre por batalha, uma vidente pode te ensinar uma habilidade que vai melhorar o seu ganho de mana por segundo, há sempre algo escondido nessas cidades.

6 - Procure os Lil Cactus

Trials Dicas 6 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No Trials of Mana existe mais um motivo além dos baús para você vasculhar o mapa. Os Lil Cactus são plantinhas que estão escondidas nos lugares mais improváveis e que ao serem encontradas completam uma cartela que te garantem prêmios.

Além de informações úteis, como a quantidade de tesouros em cada mapa, os prêmios dessa cartela também podem influenciar diretamente no gameplay. Há redução de preço nas lojas, sets especiais e até redução no tempo necessário para fugir de uma batalha.

A tarefa não é fácil, mas recompensadora. Procure em cada cantinho do mapa por novos cactus.

7 - Para cada dia, uma nova magia

Trials Dicas 7 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Um dos sistemas mais clássicos do Trials of Mana é a existência de uma espécie de calendário que simula uma passagem real de dias. Durante a jogatina, você vai notar que cada novo dia tem um nome e isso não é por acaso.

O nome que vem antes do dia indica qual espírito de mana vai abençoar a sua aventura. Como você vai descobrir, cada um desses espíritos são mestres em algum tipo de elemento, dos clássicos água e fogo até luz e sombras. No dia da Undine, o espírito da água, todas as suas magias de água vão causar mais dano que o normal. O mesmo vale para cada um dos outros espíritos.

O nome que vem antes do dia indica qual espírito de mana vai abençoar a sua aventura. Como você vai descobrir, cada um desses espíritos são mestres em algum tipo de elemento, dos clássicos água e fogo até luz e sombras

Dependendo da classe que você estiver controlando, entender esse tipo de vantagem vai te dar o necessário para acabar com os confrontos em segundos. Portanto, fique atento ao espírito do dia.

8 - Mude de classe o mais rápido possível

Trials Dicas 8 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O jogo tem três classes para você ascender, sendo uma delas só após terminar a campanha, no conteúdo de endgame. As outras duas, do nível 18 e 38, devem ser feitas o mais rápido possível, assim que os requisitos forem atingidos e os motivos são vários.

O primeiro é o incremento que você irá receber nos atributos. Simplesmente por trocar de classe você receberá mais um aumento de mais de vinte nos valores de cada atributo, bem como uma porção de vida e mana para deixar o seu herói ainda mais forte.

O segundo motivo são as habilidades. Ao trocar de classe, você receberá uma habilidade passiva poderosa, uma habilidade para equipar e uma habilidade especial para usar em combate. Isso vai ser a diferença de vida ou morte nas dificuldades maiores.

Ao trocar de classe, você receberá uma habilidade passiva poderosa, uma habilidade para equipar e uma habilidade especial para usar em combate

E por fim, quando você muda de classe, todos os seus atributos principais permitem que você aloque mais pontos ao subir de nível. Se você não subir de classe, vai ganhar níveis e ter que colocar pontos em atributos que não são do arquétipo do seu personagem, o que não é tão legal.

Se você demorou ou colocou pontos errados, é possível reiniciar a sua classe em uma das rochas de Benevodon ou os pontos de atributos no mercado noturno de Bezier, falando com o vidente.

Dicas Finais

  • Todo chefe tem um momento que permite atacar pontos ou objetos específicos para desequilibrá-los, use a seu favor.
  • Itens que causam dano nos inimigos, como as moedas, são poderosos, não subestime-os nem esqueça-os na mochila.
  • Use cookies para ganhar bônus de experiência sempre que os encontrá-los.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL