Topo

OPINIÃO

Doom Eternal: Dicas para sobreviver ao inferno

Daniel Esdras

Do GameHall

26/04/2020 04h00

Doom Eternal é um dos melhores FPS da geração e talvez o que tem a campanha mais punitiva. Mesmo no modo normal, você pode se preparar para várias mortes nas incontáveis sessões com dezenas de demônios. Não vou nem falar dos desafios e Marauders.

Para sobreviver são necessárias doses cavalares de adrenalina, reflexos rápidos e cabeça fria para se adaptar à dinâmica do jogo, que é bem mais rápida do que os FPS mais recentes que focam no realismo. Coloque o metal no último volume, traga todo o seu arsenal e vem com a gente nesse guia infernal para parar de morrer!

Se você nunca jogou Doom ou Quake e está acostumado ao ritmo de Call of Duty ou outro FPS mais recente, vai ter que se adaptar

1 - Fique em movimento

Doom Eternal 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Se você nunca jogou Doom ou Quake e está acostumado ao ritmo de Call of Duty ou outro FPS mais recente, vai ter que se adaptar. Em vez de áreas a perder de vista com poucos inimigos em pontos específicos, em Doom Eternal você será colocado em salas menores com dezenas de inimigos que correm na sua direção.

Ficar parado atrás de uma cobertura ou apostar em combate a distância não vai funcionar aqui. Assim que o jogo começar, você irá receber recursos básicos de movimentação, como pulo duplo e a possibilidade de dar um impulso em qualquer direção. Seu objetivo vai ser juntar esses dois comandos com muito sebo nas canelas para correr de um lado para o outro das arenas.

Doom  - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O que vai te fazer parar de morrer é saber como se movimentar. Não é apenas apontar para uma direção e correr sem raciocinar. Tente circular os monstros que você não quer atacar e focar nos demônios que precisam morrer primeiro. O controle da distância para alguns demônios é importante também. Alguns correm na sua direção e batem corpo-a-corpo, outros vão atirar mísseis ou lasers de longe.

Há ainda a necessidade constante de reabastecer os suprimentos: vida, armadura e munição. Toda arena tem locais com esses recursos e sua corrida constante também vai ser para coletá-los. Fique sempre em movimento, mas tenha um plano de ação e as coisas já vão ficar bem mais fáceis.

2 - Controlar recursos: Munição / Vida / Armadura

Doom Eternal 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Doom Eternal tem praticamente um sistema de gerenciamento dentro do combate. Mais do que só explorar as fraquezas dos demônios, você terá que controlar o seu fluxo de recursos. A munição, em especial, está mais escassa do que nunca e para sobreviver aos primeiros capítulos você terá que aprender como conseguir mais.

Para conseguir vida você deve fazer as famosas Execuções Gloriosas, um marco do reboot. Assim que um inimigo começar a piscar em laranja, você poderá executá-lo para conseguir bastante vida. Nesse estado o inimigo pode morrer com quase qualquer ataque, então cuidado para não matá-lo antes da hora.

As Execuções Gloriosas dão alguns frames de invencibilidade, então fique atento porque dá para usá-las para evitar alguns danos dos inimigos. Elas também recarregam o "Glory Punch", mais uma habilidade que você recebe no início do jogo e serve para dizimar vários demônios com um soco poderoso.

Já para conseguir armadura você terá de usar o lança-chamas. Esse recurso você vai receber nas primeiras missões do jogo e é uma mão na roda para conseguir mais resiliência. Fique sempre atento ao tempo para a habilidade voltar e usá-la, de preferência em vários demônios juntos, para coletar uma grande quantidade de armadura.

Por fim, para conseguir a tão desejada munição, você pode utilizar a Serra Elétrica. É preciso ter combustível para ligá-la, que você pode conseguir em galões vermelhos espalhados pela fase. Dependendo do demônio, você terá de gastar mais ou menos combustível.

Como o seu número de armas vai ser grande, tente gastar a Serra Elétrica somente quando um tipo específico de munição, que for útil no momento, tiver acabado ou quando todas elas estiverem próximas do fim.

Como a serra mata instantaneamente boa parte dos demônios, pode ser utilizada para eliminar rapidamente algum mais chatinho que estiver atrapalhando demais a sua vida.

3 - Explore o cenário

Doom Eternal 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Um ponto em comum entre todos os jogos que exigem muita habilidade do jogador é dar meios para ele ter alguma vantagem contra os inimigos. Com Doom não é diferente. Há diversos meios de melhorar o Doom Slayer para fazer estrago nas linhas inimigas, basta ter paciência para procurar.

Em cada cenário há, além de colecionáveis: melhorias para as suas armas, cristais sentinela, melhorias para o seu traje, runas e muito mais. Ao encontrar tudo isso, você poderá escolher quais pontos do seu jogo melhorar. Gosta de granadas? Pode fazer o tempo de recargas delas reduzirem, ou mesmo com que elas explodam novamente. Se você está tendo dificuldades para fazer as execuções gloriosas, basta equipar uma runa que aumenta o tempo que os inimigos ficam atordoados, ou uma que permite que elas sejam executadas de uma distância maior. Enfim, há diversos meios de fazer o seu estilo de jogo ficar ainda mais poderoso.

Além disso, as melhorias de armas garantem que você tenha os meios necessários para derrotar os inimigos mais poderosos, que sempre tem uma fraqueza que pode ser explorada. Falaremos disso já já.

Usar granadas de gelo e então misseis é outro pequeno combo que surte muito efeito, especialmente se você tiver a melhoria de traje que faz com que inimigos congelados derrubem vida para o Doom Slayer

4 - Faça combos

Doom Eternal 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Pela internet você já encontra memes comparando Doom Eternal ao Devil May Cry, jogo da Capcom que abusa dos combos e exige habilidades do jogador. Embora exagerada, a comparação até faz sentido. Com várias armas, pulos e habilidades, o Doom Slayer executa quase que uma dança mortal enquanto luta em cada área.

Para sobreviver mais, é importante saber fazer alguns combos. O mais forte e básico para iniciantes é fazer a troca rápida entre "Ballista" e "Super Shotgun", duas armas que você recebe no meio do jogo. Ao trocar rapidamente de uma para a outra, você evita o tempo grande de recarregamento e pode causar um estrago enorme em demônios poderosos.

Doom Eternal - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Usar granadas de gelo e então misseis é outro pequeno combo que surte muito efeito, especialmente se você tiver a melhoria de traje que faz com que inimigos congelados derrubem vida para o Doom Slayer.

Com mais conhecimento das armas e mecânicas, você vai misturar ainda mais variáveis, como as melhorias de armas, outras habilidades do traje e runas. Existe todo um arsenal de possibilidades te esperando, então não tenha medo de experimentar.

5 - Conheça os inimigos

Doom Eternal 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Todo e qualquer demônio do jogo tem uma maneira mais eficiente de ser derrotado. Dos mais simples, até os Marauders, há sempre uma arma melhor ou um momento mais oportuno para partir para cima ou algo para ser quebrado primeiro.

Você pode descobrir isso tudo na marra, o que vai te custar algumas vidas e a saúde mental, ou ir no Codex do jogo, que é completo e conta de forma detalhada como vencer cada demônio. Atirar na cauda? Remover as armas? Fazer o Cacodemon engolir uma granada? Está tudo lá.

Ao decorar essas fraquezas, você fará melhor uso das suas armas, economizará munição e consequentemente ter muito mais chances de sobreviver aos embates.

Antes e depois: uma comparação com os principais demônios de Doom

Dicas finais

  • Escolha sempre a melhoria de capacidade de munição. É, de longe, o recurso mais escasso no início do jogo e quanto mais delas você tiver, menos vai passar apertado nas fases.
  • Deixe os demônios mais fracos para conseguir recursos. Eles gastam menos combustível da serra e também podem ser executados de forma rápida. Foque nos mais poderosos.
  • Guarde a BFG para hordas de inimigos e use-a de forma inteligente
  • Use as baterias de sentinela para conseguir melhorias e skins para o Doom Slayer
  • Na primeira vez na campanha, não fique bitolado em conseguir todos os colecionáveis, foque nas missões.
  • Não esqueça de utilizar as granadas, elas são importantíssimas para te dar vantagem em campo
  • Entre uma batalha e outra, procure por recursos e melhorias no cenário. O mapa do jogo é bem didático e vai te dar dicas importantes.
  • Sempre que uma área tiver um Totem que dá um buff aos inimigos, foque em destruí-lo primeiro, ou sua vida vai ficar muito difícil.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL