Topo

OPINIÃO

Nioh 2: Dicas para sobreviver aos combates mais difíceis

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

02/04/2020 04h00

Mais difícil do que nunca, Nioh 2 é, talvez, o jogo no estilo 'Souls' com o combate mais punitivo já lançado. Há diversas novidades, como aparar usando sua forma Yokai ou anexar habilidades de demônios aos seus espíritos, o que por si só já merece sua atenção, mas é na forma como pensar o jogo que estão os segredos mais importantes para sobreviver.

Separamos dicas que aprendemos da maneira mais difícil ao desbravar a campanha de Nioh 2 e te contamos agora como evitar cair nos mesmos erros. Escolha sua arma, chame seu espírito animal e venha em ritmo alucinante para mais esse guia.

1 - Controle de estamina é obrigatório

Nioh 2 Dicas 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No primeiro Nioh a estamina era punitiva como nos outros Souls, mas com alguns ajustes na build era possível até abrir mão da mecânica de Ki e você passava tranquilamente pela campanha. No Nioh 2 o buraco é bem, mas bem mais embaixo.

Se você não dominou o esquema de pressionar R1 assim que o Ki dos seus ataques retornam para o corpo do personagem, a hora de treinar é agora. Como existe uma nova barra de energia para os inimigos, que precisa ser quebrada para uma execução, você precisará bater e desviar muito mais durante o combate, o que significa uma necessidade de poupar cada pedacinho da sua barra de estamina. Além disso, existem novas áreas amaldiçoadas por energia Yokai. Nesses locais estão os monstros mais poderosos do jogo. A pegadinha? Sua estamina recupera menos nessas áreas.

Dentro das escolhas para melhorias, especialmente na aba Samurai, escolha habilidades que garantam mais retorno de estamina por Ki. Há a clássica melhoria por trocar de postura assim que o Ki retorna, ganhando ainda mais energia. Embora seja difícil acostumar com essa forma de jogar, é nossa dica para a maior parte dos casos. No caso dos atributos, a Coragem é a responsável por acelerar o retorno do seu Ki, então invista alguns pontos nela também.

Evite desviar com a defesa levantada. Essa era uma mania que carreguei do primeiro jogo para o segundo e que me custou muitas vidas. Enquanto você está com a defesa levantada, a estamina não é recuperada. Quanto mais desvios, menos estamina. Contra alguns chefes, cometendo esse erro, quando você terminar de desviar do combo, não terá energia para atacar.

2 - Mate os arqueiros primeiro

Nioh 2 Dicas 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Se alguém da Team Ninja sugeriu uma área sem arqueiros ou atiradores, essa pessoa foi provavelmente demitida. Qualquer local terá vários desses inimigos irritantes para atrapalhar o seu 'X1' contra algum inimigo mais relevante. E o pior, eles agora dão mais dano do que nunca.

Várias vezes eles estarão escondidos em locais que você não imagina, se fingindo de mortos e, mais do que eu gostaria, em grande número. Faça bom uso das suas armas a distância e elimine-os antes de qualquer coisa, ou sua vida estará condenada.

Aproveitando essa dica, tenha sempre dois tipos de arma a distância para aproveitar as munições que encontrar pelo caminho. O máximo de flechas ou balas para fuzis são poucas para a quantidade de uso que você pode fazer de tiros de longa distância.

3 - Abuse do Bazar Kodama

Nioh 2 Dicas 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Bazar Kodama é uma novidade que caiu do céu para dar uma ajudinha com a jornada estressante de Nioh 2. Ao oferecer itens no altar, você ganhará, além das Amritas, o chamado Arroz Mágico, que serve como moeda de troca nesse bazar.

Para acessá-lo, basta ir na mesma aba de doação de itens após conseguir seu primeiro Arroz Mágico para encontrar a opção que leva até a tela de troca.

Aqui você pode trocar o arroz por elixir, munições, copos de Ochoko (essenciais para conseguir invocar aliados) e até alguns equipamentos raros. Não precisa dizer o quanto esse local vai ser importante para você enfrentar os chefes mais difíceis do jogo.

4 - Invoque aliados

Nioh 2 Dicas 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para compensar o aumento na dificuldade, a Team Ninja permitiu que agora invoquemos outros jogadores em forma de NPCs. Você irá reconhecer esses locais pela cor azul e o mesmo formato dos túmulos vermelhos, que geralmente ficam onde outros jogadores morreram.

No caso dos túmulos de invocação, é o jogador quem escolhe onde colocar. Isso significa que quando você ver muitos deles, algo de errado está prestes a acontecer.

Para invocar esses aliados, você irá precisar de copos de Ochoko. Quanto mais forte for o personagem invocado, mais ele irá exigir copos. Para conseguir esses copos, você pode usar o Bazar Kodama ou vencer duelos contra os túmulos vermelhos.

A nossa dica então é invocar um aliado e fazer um limpa nos túmulos vermelhos da área. As batalhas vão ficar fáceis, dois contra um e vão te recompensar com copos que podem ser usados para invocar novamente mais tarde.

A sua invocação pode morrer e tem um tempo de duração exibido no lado esquerdo da tela, então fique atento.

Para deixar o seu próprio túmulo de invocação, utilize Pedras de Jade próximo de chefes ou áreas perigosas. Quanto mais vezes seu personagem for invocado, mais você irá ganhar itens quando retornar para a sua cabana.

5 - Aprenda a aparar

Nioh 2 Dicas 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A nova forma Yokai permite que seu personagem consiga aparar alguns golpes dos inimigos, quando eles estão envoltos por uma aura vermelha. Sem utilizar essa técnica, você dificilmente vai conseguir superar os chefes mais desafiadores.

Cada tipo de transformação oferece uma forma diferente aparar. A forma Fantasma fica parada no local enquanto a forma Feral pula na direção do inimigo. Em ambas você precisará acertar o tempo exato do ataque inimigo, então treine bastante.

Dicas Finais

  • Nas áreas amaldiçoadas a sua Estamina carrega menos, mas a barra de Anima recupera mais rápido. Use e abuse das habilidades dos Yokai nesses momentos.
  • Você pode dar um reset na sua build com o livro da reencarnação. Ele custa dez mil pedras e vai aumentando de preço com novos usos.
  • Faça a união das almas de Yokai repetidas para aumentar o benefício dos status delas.
  • Armas no espaço secundário também ganham pontos de familiaridade com o tempo
  • Quanto mais você usa uma técnica, mais pontos ganha. Tenha sempre alguma Magia Onmyo e Ninjutsu a disposição.
  • Os chefes têm fraquezas, como pontos com cristal ou elementos do cenário que causam dano. Tente utilizar tudo ao seu redor para uma luta mais fácil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL