Topo

Lava essa Mão! Designer faz memes com Mario e God of War contra coronavírus

Nunca é demais alertar sobre um hábito que pode salvar vidas - Divulgação
Nunca é demais alertar sobre um hábito que pode salvar vidas Imagem: Divulgação

Amanda Santos

Do START, em São Paulo

01/04/2020 04h00

No isolamento, quem se espalha são os memes e figurinhas sobre o coronavírus nas redes sociais. Enquanto os números de infectados no mundo tem aumentado e o Brasil entrou em quarentena, um brasileiro teve a ideia de unir dicas de como se manter longe da infecção com uma mensagem positiva e... memes.

Foi o que o designer gráfico Washington Henrique, de 21 anos, aproveitou para fazer no tempo livre e mostrar suas habilidades. Ele já é conhecido no mundo gamer por abrasileirar títulos famosos - trazendo uma pitada de sinceridade - desde os primórdios do Orkut. Mas segundo ele, "criei coragem pra publicar só agora", conta para o START.

O mineiro é de Divinópolis, primeira cidade de Minas Gerais a confirmar caso de coronavírus (até o momento, com nove casos confirmados), segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) nesta segunda-feira (30).

Ampliando o mapa, MG tem são 34.224 casos suspeitos do novo coronavírus e 275 confirmados. Além disso, é o quarto estado que mais interage no Twitter. Foi nesta rede social, que o designer lançou suas montagens para alertar não só seus conterrâneos, como o Brasil, com apenas três palavras (e pôsteres de games):

Fomos - virtualmente - até a casa de Washington, para desvendar e matar a curiosidade sobre seus memes que atingiram mais de 4 mil curtidas.

Washington Memes - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

START: De onde surgiu inspiração para criar esses memes legais?

Washington: Hahahaha, ela sempre esteve comigo na época que eu comecei a conhecer os games! Sempre que zerávamos algum jogo, eu e uns amigos, sempre brincávamos tipo 'bem que a capa do jogo podia ter um título brasileiro né? tipo os filmes', que na época saiam com título 'Abrasileirado' invés do original.

START: O mantra "Lave as Mãos" já te acompanhava?

Washington: Naturalmente, tenho rinite frequentemente, aí faço o possível para evitar qualquer sujeira/pó HAHSUAUAUA

Whasington Memes 3 - Divulgação - Divulgação
Nem mesmo o episódio final da franquia The Walking Dead escapou dos memes de Washington
Imagem: Divulgação

START: Então se memes fosse profissão, você já tava trabalhando nisso?

Washington: Sim! Um dos meus sonhos é ser o designer responsável por fazer as capas abrasileiradas de filmes HASJJADHAJSJA

Washington Memes 5 - Divulgação - Divulgação
Uma atitude (e um meme) que podem salvar vidas
Imagem: Divulgação

START: Como é se ver diante da pandemia e encontrar no seu passatempo, uma maneira de ajudar o próximo?

Washington: Eu tento achar algo pra fazer a vida das pessoas melhor todos os dias. Foi fazendo elas rirem dos memes que faço (embora algumas vezes insultando a dificuldade de um jogo ou alguém HAHAHAHAH) descobri que quero fazer algo parecido com isso pro resto da vida.

Para a surpresa do START, o designer é fã e amigo de um dos maiores "fazedores de memes" (ou "memeiros") da Web, o nosso colunista Fabrício do 16bits da Depressão.

Washington Memes 16bits - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
BGS 2019 foi o ponto de encontro dos 'meme makers'
Imagem: Arquivo Pessoal

Eles se encontraram pela primeira vez na BGS 2019 e até hoje o designer reage com entusiasmo a aparição:

START: Há quanto tempo acompanha os trabalhos dele? Existe uma inspiração vinda dele?

Washington: MUITO! MUITO MUITO mesmo! Eu acompanhava o 16 bits no Facebook antes de ir pro Twitter em 2015, eles foram os criadores do meme do Sonic "Não me dirige a palavra não, faz favor" foi uma das minhas inspirações pros meus memes agressivos hahahaha

Memes 2 - Divulgação - Divulgação
Falando em Uncharted, a adaptação chega as telonas em 8 de outubro de 2021
Imagem: Divulgação

Falando em inspirações, na hora de botar um som para criar os memes, Washington conta que "geralmente é algo que me anima enquanto tô desenhando e editando, às vezes Metallica ou trilha sonora de Harvest Moon", revelou o fã de Doctor Who e The Good Place. Confira abaixo a playlist:

O ambiente de isolamento social pode ser fundamental para compartilhar dados importantes, e os memes se tornaram uma maneira eficaz para informar de maneira engraçada.

Memes 4 - Divulgação - Divulgação
Não tá fácil nem para a "Cobra Sólida" e varada de fome em Metal Gear
Imagem: Divulgação

START: Com o isolamento social e as medidas que o Brasil está tomando para combater a proliferação do covid-19, qual sua expectativa após seus memes?

Washington: Que as pessoas lavem a mão! E se conscientizem, porque o negócio é sério, e as pessoas tendem a ser bem porquinhas hahahahah ainda mais com as mãos.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol