Topo

OPINIÃO

Wolcen: Lords of Mayhem - Guia completo para iniciantes

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

31/03/2020 04h00

Wolcen é complexo, com uma curva de aprendizado longa e exige do jogador bastante empenho para dominá-lo. Muito mais do que apenas esmagar dezenas de monstros sem pensar muito, é preciso escolher bem as habilidades, gemas e equipamentos para dominar o endgame brutal.

Nesse guia, você que é iniciante, seja no gênero ou no Wolcen, vai se sentir em casa. Separamos não só dicas e segredos, como também te ensinamos agora como entender cada um dos sistemas mais complexos do jogo. Afie a sua espada e vem com a gente!

1 - Quais atributos melhorar?

Wolcen Guia 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O início do Wolcen é repleto de informações que podem parecer gregas para os iniciantes. Como o jogo exige escolhas constantes que impactam bastante no combate horas depois, o jogador acaba ficando intimidado e não sabe bem o que melhorar ao passar de nível.

Existem quatro atributos principais que você pode melhorar a cada nível: Ferocity, Toughness, Agility e Wisdom. Ao ler as descrições, você verá que Ferocity é indicada para aumentar o número de críticos e dano, Toughness para vida e escudo, Agility para velocidade de ataque, velocidade de conjuração e dano enquanto Wisdom fica para as melhorias voltadas para as magias.

Assim como você verá com as habilidades passivas, na prática o resultado é bem diferente do que você está acostumado no papel. Um bom mago não será focado em Wisdom, mas em Ferocity para garantir os críticos de suas magias e conjuração rápida. Além disso, ele ainda assim precisará de pontos nas outras habilidades para não ficar frágil demais.

Além do exemplo acima, a força do seu ataque padrão é definida por um multiplicador nestes quatro atributos. Aquele que for o seu atributo com mais pontos, será o primário e contará com 50% do seu valor para definir o total do ataque. O atributo secundário, terciário e quartenário completam os outros 50%, cada um com um medidor menor que o outro. Isso significa que quanto mais você tirar pontos do seu atributo primário para dar aos outros, menor será o seu ataque final.

Por conta dessa complexidade, indicamos que no primeiro momento você utilize uma build pronta na internet, falaremos mais sobre isso na hora de ensinar sobre as habilidades passivas. Até o nível trinta, experimente teste todos para descobrir qual o seu estilo de jogo. Após esse nível, reinicie a sua build e distribua os pontos de forma mais calculada.

2 - Como funcionam os equipamentos?

Wolcen Guia 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O objetivos de jogos como o Wolcen é construir builds insanamente fortes para encarar o conteúdo de endgame, que lançará inimigos fortíssimos e em grande quantidade contra o seu herói. Uma parte essencial da build é o seu equipamento.

Você vai encontrar itens de diversas cores durante a sua jornada, sendo os brancos os mais comuns, seguidos dos mágicos em azul, os amarelos são os raros e os lendários os alaranjados. Quanto mais raro o item, mais forte e carregado de efeitos extras. Além desses, ainda existem os itens únicos, que estão na cor roxa e concedem efeitos fortíssimos, que podem alterar toda a sua build.

Quanto mais raro e mais cheio de espaços para gema é o item, mais interessante ele é para a sua build. Além disso, você encontrará itens que são idênticos em atributos, mas são totalmente diferentes em efeitos.

Separe um tempinho para ler o que seus itens fazem e planejar o que precisa ou não ser trocado para fortalecer o seu estilo de jogo.

3 - Como ganhar magias/habilidades?

Wolcen Guia 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As magias e habilidades ativas do Wolcen não são conseguidas ao ganhar níveis de experiência e sim ao derrotar inimigos. As esferas que contém magias e habilidades podem ser utilizadas a qualquer momento do seu inventário. Se você ainda não souber essa habilidade/magia, vai aprender. Caso contrário, ganhará uma boa quantidade de "Primordial Affinity".

Ao equipar uma dessas magias na sua aba de atalhos, ela começará a ganhar experiência a medida que você derrotar os inimigos. Lembre-se, apenas as habilidades equipadas ganham experiência e você não precisa usá-las para isso. E para que serve esses níveis?

Além de melhorar o dano das magias/habilidades, esses níveis também desbloqueiam os modificadores, que podem alterar totalmente o seu funcionamento. É possível modificar desde o tipo de dano, até a quantidade de projéteis que serão disparados por vez. Algumas magias são modificadas totalmente e podem ficar bem diferentes em funcionamento da original. Escolher o que mais se encaixa no seu estilo faz parte de construir uma boa build.

4 - Dicas para as habilidades passivas

Wolcen Guia 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A primeira vista a árvore de habilidades circular do Wolcen intimida, especialmente quem não teve contato com a maior inspiração desse sistema: a árvore do Path of Exile. Você vai se deparar com centenas de bolinhas, cada uma com um efeito diferente, que podem ser escolhidas em caminhos a cada novo nível ganho.

Como você deve ter percebido pelos atributos, as cores aqui significam. As bolinhas vermelhas melhoram o dano de ataque básico, o atributo "Ferocity" e o máximo de vida. Já as roxas são focadas em "Wisdom" e "Willpower", o que favorece builds focadas em magia. Já as verdes, mais voltadas para a agilidade e esquiva, ficam, na teoria, para os mais focados no dano por segundo. Só que tudo isso é teoria, porque na prática, várias das linhas vermelhas possuem efeitos que vão ser essenciais para magos e o mesmo acontece em relação às outras linhas. A solução? A princípio, procure uma build na internet.

No Youtube existem diversas builds focadas em várias magias e formas de jogar. Escolha a que mais se encaixa no seu estilo e utilize. Ao ir melhorando o seu personagem, você vai entender as escolhas de quem fez a build e aprender mais sobre como funcionam as habilidades do Wolcen. Nos seus próximos personagens vai ficar mais fácil escolher tudo do zero.

Uma coisa que você precisa saber é que os círculos da árvore podem ser girados. Ao encontrar builds na internet, você pode acabar encontrando círculos diferentes do seu, o que significa que quem fez a build os girou. Além disso, girar o círculo não afeta habilidades já aprendidas na linha. Você pode, por exemplo, girar o último círculo após ter aprendido as habilidades de uma de suas colunas.

Se você quiser ir por conta própria, também não há problema. Se o seu personagem acabar ficando fraco para o endgame, você pode reiniciar as habilidades a qualquer momento ao custo de "Primordial Affinity".

5 - Como funciona a "barra de mana"?

Wolcen Guia 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O primeiro passo aqui é entender que o Wolcen não conta com uma barra de mana. No lugar foi colocada uma brilhante barra de Wisdom e Rage. Quando roxa, a barra está carregada de Wisdom e quando amarela, está carregada de Rage.

Não há um número, como em outros jogos, que define a quantidade máxima dela. O que acontece é que quando você usa magias, a barra vai perdendo Wisdom e ganhando Rage, quando usa habilidades ou ataques convencionais, acontece o contrário.

Dentro das suas habilidades passivas, é possível escolher algumas que modificam o funcionamento da barra, desde inverter essa lógica até diminuir a velocidade de uma ou de outra. Equipamentos também podem influenciar a quantidade de uma ou de outra, enquanto poções também podem afetar esse balanço.

No fim, o que você pode fazer é utilizar ambas para o seu benefício e ficar trocando a quantidade de cada barra para disparar habilidades/feitiços infinitos. Usar duas armas de uma mão, uma focada em Wisdom e outra em Rage, é um exemplo, mas é possível fazer isso também com a escolha de magias e habilidades ativas e passivas que utilizam cada um dos "combustíveis" fornecidos pelo Wolcen.

6 - Explore tudo

Wolcen Guia 6 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Os mapas do Wolcen são gerados de forma procedural e podem ser atravessados sem que todos os cantinhos sejam explorados, mas isso não é uma boa prática, especialmente para os iniciantes. Além de tesouros e chefes escondidos que garantem itens bem melhores que os seus, você ainda pode encontrar dungeons escondidas que contam com uma missão alternativa e mais inimigos para destruir na busca pela build perfeita.

Dentro dessas dungeons, inclusive, você pode acabar encontrando um mercador. Cheque os itens que ele vende em todas as abas, quase sempre você encontrará um item lendário ou único para ser vendidos. Se encaixar na sua build, pode facilitar demais a sua jornada.

7- O que são as gemas?

Wolcen Guia 7 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Durante a sua jornada, você encontrará muito mais que só equipamentos convencionais. Entre os itens extras mais importantes estão as gemas. Essas pedrinhas de tamanhos e cores variadas podem ser inseridas em suas armas para conceder bônus exclusivos que amplificam o seu potencial.

Ao passar o mouse em cima das gemas, você verá as descrições para "Offensive", "Defensive" e "Support", três níveis para cada. Isso indica qual efeito você irá ganhar ao inserir ela em um espaço de nível um, dois ou três de um desses três efeitos em um equipamento. Armaduras, por exemplo, podem vir com três espaços para gema, cada um com um nível em Defensive.

Se você se arrepender de colocar uma gema em uma arma ou precisar da gema novamente para uma arma ou armadura mais forte, basta fazer a remoção da mesma com um NPC na cidade. Ele fica ao lado esquerdo do círculo e cobra pouco gold para fazer a remoção.

8 - Não saia carregando itens comuns

Wolcen Guia 8 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Como todo RPG de ação nos moldes de Diablo, você encontrará em Wolcen dezenas de equipamentos diferentes em questão de poucas horas de jogatina. Como você já deve imaginar, o seu inventário não comporta essa quantidade enorme de itens, o que significa fazer escolhas.

Nas primeiras horas de jogo, pegue tudo o que encontrar e vá equipando o que tiver os melhores atributos. A medida que seu inventário for ficando saturado, troque os itens de raridade menor pelos de raridade maior que encontrar. Com o passar do tempo, nem queira perder mais tempo com os itens brancos e azuis.

Como é possível se teletransportar para a cidade a qualquer momento e retornar pelo portal para o ponto exato da dungeon, considere fazer a viagem para vender todo o seu inventário e voltar cheio de espaço para a batalha.

Dicas finais

  • Escadas azuis no mapa significam saída da dungeon, enquanto as verdes marcam a entrada.
  • Pressionar a tecla "ALT" revela os itens no chão.
  • Você pode ativar o "Auto Attack" no menu de controles, que fará com que ao segurar o botão esquerdo do mouse, você precise apenas passar o ponteiro em cima do inimigo para atacá-lo. Funciona bem contra inimigos menores.
  • No menu você também pode ativar a opção que permite ver os níveis dos equipamentos que você carrega no inventário.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL