Topo

Doom Eternal: os novos demônios roubam a cena

Doom Eternal  - Divulgação
Doom Eternal Imagem: Divulgação

Makson Lima

Colaboração para o START

27/03/2020 04h00

Doom Eternal já é, sem a menor sombra (demoníaca) de dúvidas, um dos jogos do ano. E dá para ir além: temos aqui um dos grandes jogos de tiro em primeira pessoa já concebidos. Quem achou que o antológico título de 2016 não seria superado, achou muito, muito errado (e essa análise aqui deixa mais do que claro). Só o Baby Doom que foi meio desrespeitoso, heim.

Desbravar diversos planos de existência, além, claro, do inferno e Marte, não seria a mesma coisa não fossem os demônios que ali habitam ou ali invadem cruel e brutalmente. Pensando nisso, demos uma olhada no microscópio profano para avaliar as monstruosidades totalmente inéditas a franquia, nascidas em Eternal. Entre resgates simbólicos, como Pain Elemental, Arachnotron, Archvile, há sangue novo no nono círculo.

WHIPLASH

Doom Whiplash - Divulgação - Divulgação
Um pouco de Medusa, um pouco de Naga e muito irritante
Imagem: Divulgação

Claramente inspirado em duas entidades mitológicas - Medusa, grega, e Naga, hindu - Whiplash é um dos demônios mais rápidos e ardilosos que Doom Slayer irá confrontar em sua nova empreitada. Seu corpo esguio serpenteia por entre exércitos de mortos-vivos, sempre flanqueando e chibatando com seu chicote e lâminas. Mutilá-lo em três nacos distintos durante a Morte Gloriosa traz um prazer especial ao coração.

CARCASS

Doom Carcass - Divulgação - Divulgação
Um quê de Krang, das Tartarugas Ninjas?
Imagem: Divulgação

Tecido adiposo montado em patas de aranha cibernéticas, de pequeno porte e rápida locomoção, Carcass é um retranqueiro de primeiro escalão. Seus escudos de energia protegem a si mesma e a outros demônios, mas a explosão nascida de sua destruição pode mudar o jogo por completo. Fuzil Laser é seu maior inimigo.

TENTACLE

Doom Tentacle - Divulgação - Divulgação
Não poderiam faltar tentáculos nesse universo de dor e sofrimento
Imagem: Divulgação

Uma verdadeira praga presente em cenários tomados por uma substância viscosa de cor púrpura, podem tornar a vida de Doom Slayer um verdadeiro inferninho, e bem rápido. Residem em buracos e só surgem quando sentem a proximidade de seu algoz, chicoteiam forte e rápido - é o melhor momento de sacar a motosserra e transformar as compotas em munição.

DOOM HUNTER

Doom Tentacle - Divulgação - Divulgação
Talvez o primeiro grande trauma em Doom Eternal?
Imagem: Divulgação

O campeão do design de um dos Sacerdotes Infernais é, sem dúvida nenhuma, Doom Hunter. Acompanhar todo o processo de montagem dessa bestialidade dá sabor agridoce a sua inevitável Morte Gloriosa. Trata-se de um tanque de guerra voador, cujo esqueleto monstruoso divide espaço com partes mecânicas e cibernéticas - se O Exterminador do Futuro fosse um filme de terror, Doom Hunter estaria nele. Além de seu escudo de energia se provar um teste de paciência a Doom Slayer, mísseis teleguiados tornam a combate ainda mais frenético, exatamente como deveria ser.

GLADIATOR

Doom Gladiator - Divulgação - Divulgação
This is Sparta! (versão infernal)
Imagem: Divulgação

Leônidas estremeceria diante de Gladiator - ou seria essa sua versão infernal? Confrontá-lo num coliseu torna o embate ainda mais inesquecível. Hell Knights vêm a mente quando contemplamos tal visão gargantual pela primeira vez, só que, evidentemente, temos aqui uma versão consideravelmente anabolizada do clássico inimigo, devidamente armada com escudo corporal e morning star (referência a Lúcifer, talvez?)

MARAUDER

Doom Marauder - Divulgação - Divulgação
Não menospreze o Marauder, e muito menos seu machado de luz
Imagem: Divulgação

De todas as novas ameaças infernais presentes no panteão de Doom Eternal, é Marauder, sem dúvida alguma, a mais marcante e traumática. Sua imponência quase (e trata-se de um grande "quase") é equiparável a de Doom Slayer. Seu machado de luz, assim como a invocação canina ectoplasmática, agilidade e agressividade, mais ainda quando colocado em meio as tropas demoníacas, não devem ser subestimadas jamais. É um inimigo de respeito.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol